A EDUCAÇÃO FÍSICA E O CONTEXTO ESCOLAR
Por: Ricardo Conceição • 31/3/2020 • Monografia • 7.860 Palavras (32 Páginas) • 159 Visualizações
UNIÃO EDUCACIONAL DE CASCAVEL - UNIVEL
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DE CASCAVEL
CASCAVEL – PARANÁ
CURSO METODOLOGIA E DIDÁTICA DE ENSINO
A EDUCAÇÃO FÍSICA E O CONTEXTO ESCOLAR
Aluno: Ricardo Osvaldo da Conceição
Professor: Isaias Régis
Julho/2003
Cascavel - PR
UNIÃO EDUCACIONAL DE CASCAVEL - UNIVEL
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DE CASCAVEL
CASCAVEL – PARANÁ
CURSO METODOLOGIA E DIDÁTICA DE ENSINO
Aprovado ______/_____________________/__________.
_______________________________________________________________
Presidente da Banca
Componentes
______________________________________________________________________________________________________________________________
Julho/2003
Cascavel – PR
Dedicatória
À minha esposa Clecy e meu filho Osvaldo, e a todos que contribuíram para a realização deste trabalho.
AGRADECIMENTOS
A Deus, por nunca me ter deixado nos momentos difíceis e por ter-me permitido chegar até aqui.
A União Educacional de Cascavel.
Aos meus amigos da equipe de trabalho, Giovani, Maria Luiza, Mauricéia, Shirlei e Salete pela amizade, carinho e companheirismo demonstrados no transcorrer de todo o curso.
Aos meus pais Osvaldo e Elsa, e ao meu irmão Renato que sempre me incentivaram nos momentos mais importantes de minha vida.
Aos funcionários, diretores, professores da Escola de Educação Fundamental Prof. Ondina Maria Dias e do Curso e Colégio Novo Milênio, que muito enriqueceram esta experiência pedagógica.
Agradeço ainda a todas as pessoas que direta ou indiretamente colaboraram para a elaboração e conclusão desta monografia
RESUMO
CONCEIÇÃO, R.O. A Educação Física e o contexto escolar. 2003. 42f. Florianópolis. Monografia (Especialização “Latu Sensu”) Programa de Pós-Graduação em Metodologia e Didática de Ensino da Educação Física.
A Educação Física brasileira, ao longo dos anos, vem passando por transformações e tem sido alvo de várias nuances que a perpassam. Pode-se constatar que os professores não sentem necessidade de aprofundamento e atualização constante, bem como é notável que as respostas dadas pelos professores não justificam a existência da Educação Física na escola. É preciso que se questione por que os professores de Educação Física sentem-se inseguros para legitimar a Educação Física na escola. A legitimação da Educação Física se dá em decorrência das funções e papéis que uma determinada época lhe confere. O modelo legitimador que há predominância hoje na Educação Física é o de fundamentação heterônoma. Essa visão da Educação Física se dá a partir de como ela acontece no dia-a-dia. Como conseqüência desta formação, ainda deficiente, a Educação Física tem ficado muito comprometida. A aula de Educação Física é um espaço onde temos a possibilidade de fazer acontecer, juntamente com os alunos, a construção e apreensão de conhecimentos específicos da Educação Física e também dos vários aspectos da sua prática e da realidade social, na medida em que a mesma colabora para compensar a insatisfação e alienação do trabalho intelectual em sala de aula. A Educação Física aparece como o desenvolvimento da Educação; podemos conhecer o que pensam os professores de educação física e de outras disciplinas sobre o valor da educação física no meio escolar. Ao mesmo tempo, observou-se outros professores totalmente desligados do seu papel enquanto educadores, porque agem sem fundamentação e fazem da Educação Física momentos passageiros.
Palavras Chaves: Legitimação – Educação Física – Legalidade – Transformações – Formação.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 6
CAPITULO I 9
1 A EDUCAÇÃO FÍSICA ATRAVÉS DA HISTÓRIA 9
1.1 Sobre o valor da educação física... 15
CAPITULO II 20
2 O PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E A ESCOLHA PELA PROFISSÃO 20
2.2 Educação Física: Que espaço é esse... 25
2.5 A imagem do professor de educação física... 31
CONSIDERAÇÕES FINAIS 32
REFERÊNCIAS 38
Anexos 40
Anexo A – Roteiro de entrevista com professores de Educação Física 41
Anexo B – Roteiro de entrevista com professores de outras disciplinas 42
INTRODUÇÃO
O presente trabalho é uma exigência para a obtenção do título de pós-graduação e o resultado de uma investigação que buscou conhecer um pouco da realidade da Educação Física Escolar.
O interesse pelo tema da monografia surgiu durante o curso de graduação, pois nos inquietava muito algumas colocações sobre o papel da Educação Física na Escola e o modo como esta vem acontecendo, de forma a tornar-se “dispensável” para o processo pedagógico.
Com o curso de pós-graduação surgiu a possibilidade de questionar, refletir e observar com mais detalhes estas questões, procurando saber se os comentários são feitos aleatoriamente ou se estão respaldados em fundamentos observáveis na atuação docente dos professores de Educação Física.
A crise no magistério é geral. Embora a Educação Física tenha conseguido algumas vitórias nos últimos anos com a criação do CREF (Conselho Regional de Educação Física), sendo este subordinado ao CONEF (Conselho Nacional de Educação Física), é ainda uma área que
...