A Hierarquia das Necessidades Humanas
Por: michellynevess • 17/5/2023 • Trabalho acadêmico • 3.392 Palavras (14 Páginas) • 139 Visualizações
UNIVERSIDADE PITÁGORAS UNOPAR ANHANGUERA
SISTEMA DE ENSINO A DISTÂNCIA
EDUCAÇÃO FISÍCA - BACHARELADO
[pic 1]
MICHELLY NEVES LIRA
Londrina - Paraná
2023
[pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
LISTA DE FIGURAS
Figura 1 – Hierarquia das Necessidades Humanas 1
(Ideal acima de 3 itens)
LISTA DE GRÁFICOS
Gráfico 1 – Faixa Etária 1
(Ideal acima de 3 itens)
LISTA DE TABELAS
Tabela 1 – Atitudes Perante os Direitos Civis 1
(Ideal acima de 3 itens)
LISTA DE QUADROS
Quadro 1 – Níveis do Trabalho Monográfico 1
(Ideal acima de 3 itens)
LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS
ABNT | Associação Brasileira de Normas Técnicas |
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 14
1.1 PROBLEMA ................................................................................................... 14
2. JUSTIFICATIVA 15
3. OBJETIVOS 16
3.1 GERAL 16
3.1 ESPECÍFICOS 16
4. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 17
5. METODOLOGIA DA PESQUISA 20
6. CRONOGRAMA..................................................................................................22
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 23
A estrutura apresentada neste modelo visa auxiliar o processo de elaboração do projeto de pesquisa. Fica sob responsabilidade do acadêmico a realização de ajustes e adequações conforme as normativas da ABNT. Dúvidas a respeito do processo de construção que não forem esclarecidas pelo manual da disciplina ou modelo de entrega, devem ser encaminhadas ao tutor à distância.
ATENÇÃO - por se tratar de um projeto de pesquisa o texto deve estar no futuro, principalmente no campo da metodologia. Adicionalmente as orientações apresentadas neste modelo, sugerimos a leitura do “texto complementar” disponibilizado com os materiais de apoio da disciplina.
INTRODUÇÃO
O Futebol assumiu no último século um papel fundamenta na sociedade e na indústria. É um dos fenómenos mais globalizados no mundo, sendo praticado em todos os continentes, em todos os países. Assim sendo, e com este grande desenvolvimento, passou a ser alvo de um grande estudo científico, e de grandes audiências.
No início do século XXI foi marcado por avanços significativos em ciência do esporte e conhecimento no futebol, com isso houve uma significativa melhora nas metodologias de ensino-aprendizagem” (Smith, 2003 apud Casarin et al 2011, p. 134). Devemos sempre respeitar os princípios da formação do atleta (aspectos físicos, técnicos, táticos e psicológicos), com planejamentos anuais e profissionais capacitados.
O futebol é o esporte mais popular no mundo, com cerca de 265 milhões de jogadores, sendo uma modalidade coletiva e exigente, tanto a nível tático quanto a nível físico, caracterizando-se pelo intenso contato físico entre os atletas, com movimentos curtos, rápidos e não contínuos, tais como aceleração, desaceleração e mudanças rápidas de direção onde os jogadores de futebol treinam no seu limite máximo, ficando susceptíveis a diversas lesões.
O futebol tem como característica sua extrema competitividade o que exige que os atletas estejam bem preparados fisicamente. A alta intensidade de cada partida e por muitas vezes um calendário apertado, acabam trazendo alguns problemas como baixo desempenho e lesões de alguns atletas. Preparar o atleta adequadamente e da maneira mais eficiente pode ser um diferencial dentro do campo. No trabalho de pré-temporada geralmente é onde os clubes conseguem planejar melhor a preparação e aplicá-la da melhor maneira possível. Trabalho de academia e de campo é bastante utilizado, visando características como força, velocidade, agilidade e resistência dos atletas.
O trabalho visando o início do calendário dos clubes é tratado como um dos mais importantes e cruciais para atingir um bom desempenho ao longo do ano, neste período o foco passa ser a necessidade de cada atleta, reforçando e aperfeiçoando as características necessárias pra um atleta de futebol. A pré-temporada como é chamada, é o momento onde a musculação é mais utilizada pelos profissionais, visando deixar o atleta forte e competitivo para a temporada.
A musculação para atletas de futebol, em especial o treinamento com pesos além de aumentar o desempenho dos jogadores, também pode reduzir de forma significativa outros aspectos importantes. Dentro deste cenário de evolução de pesquisa de métodos de treinamento para os atletas, a melhoria dos conhecimentos na área, teve um grande aumento nas buscas por melhorias de treinamentos, para assim deixar os atletas mais fortes fisicamente visando diminuir os riscos de lesões e aguentar os estímulos dados a eles diante dos treinamentos e competições.
A musculação para atletas é importante para o fortalecimento muscular devido aos contatos e atritos que o corpo do indivíduo sofre necessitando de um treinamento específico para quando este atleta se submeter a situações desfavoráveis nas competições esses desgastes sejam diminuídos. Para tanto, uma alternativa é o treinamento físico como, por exemplo, a musculação, onde sua prática pode melhorar a qualidade e resistência muscular.
O tema central deste desse TCC foi o Treinamento em academia para atletas de Futebol, tendo integrado a equipe do LGM Football sub-17 de Londrina, que disputará o campeonato paranaense representando a equipe do Arapongas Esporte Clube, durante o período pré competitivo e competitivo do campeonato.
O objetivo, portanto é compreender a função da musculação para os atletas de futebol, através dos objetivos específicos: conceituar o futebol e a musculação; apresentar os benefícios que a prática da musculação pode proporcionar aos atletas de futebol; e descrever as principais metodologias de treinamento e suas finalidades na prática da musculação para o desempenho dos atletas. Toda pesquisa foi baseada em estudos publicados nos últimos vinte anos.
...