A História e Cultura Afro-Brasileira
Por: Fabio Ricardo • 7/9/2018 • Trabalho acadêmico • 658 Palavras (3 Páginas) • 307 Visualizações
PLANO DE AÇÃO
ESTABELECIMENTO: ESCOLA ARCO IRIS E.I E E.F NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
MUNICÍPIO: VENTANIA
NÚCLEO: TELÊMACO BORBA
EQUIPE MULTIDISCILPLINAR
PEDAGOGA: Cleusa Luzia Carneiro
Agentes Educacionais: Eroni de Souza Porfírio
Antonio Sutil de Oliveira Júnior
Professora da área de Ciências Humanas: Camila Gonçalves
Professora da área de Ciências da Natureza: Relda Aparecida Marcondes de Oliveira
Professora da área de Linguagens: Mona Maris Andrade
Professora da área de Matemática: Silmara do Carmo Camargo
Objetivos Gerais:
- Proporcionar condições a alunos e professores de apropriar-se de novos saberes sobre cultura Afro-Brasileira
- Promover o conhecimento sobre as várias populações indígenas e Afro do Brasil, seus usos e costumes, língua, arte e religiosidade desses povos, bem como dos seus direitos enquanto cidadãos.
Objetivos específicos:
- Constatar para a africanidade brasileira em manifestações na arte, esportes, culinária, língua e religião como elementos da formação da cidadania.
- conhecer os costumes e tradições das tribos indígenas do Brasil.
Justificativa:
Para promover a leitura de história e do mundo, sua cultura e os reflexos sobre a vida dos Afro-Brasileiros em geral e dos indígenas rompendo com o modelo vigente na sociedade brasileira, garantido a cidadania e igualdade racial.
A lei em si não basta, é preciso que modifiquemos o ensino e aprendizagem para que tenhamos um resultado eficaz, valorizando o conhecimento dessa cultura, fazendo acontecer mudanças necessárias.
Aprendemos a história dos outros, ou parte, no entanto a cultura universal inclui feitos afros de grande importância, entretanto estes são conhecidos ou desprezados pela educação brasileira. Uma sociedade democrática e justa inclui todos os setores da população, não admitindo a existência de distorções, diferenças ou denominações.
Plano de ação:
Professor responsável por cada turma, irá passar para os alunos as atividades a serem realizadas, através de vídeos, filmes e imagens e também através do diálogo. Confecção de cartazes, pinturas, máscaras, jogos, dança e música.
Com o objetivo de conscientizar alunos, professores, comunidade, da importância da cultura indígena e afro, rompendo o modelo vigente de sociedade brasileira garantindo cidadania e igualdade racial.
Avaliação:
Será considerada satisfatória se todas as etapas dessa atividade temática forem desenvolvidas, de modo a aperfeiçoar a democracia representativa, a construir uma sociedade mais fraterna e justa.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BRASIL. Lei no 10.639, de 09 de janeiro de 2003. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/2003/L10.639.htm >. Acesso em: 26 de Julho de 2018
...