A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO INFANTIL
Por: mayasales • 14/8/2017 • Artigo • 2.173 Palavras (9 Páginas) • 548 Visualizações
[pic 1]
INSTITUTO DE ESTUDOS E PESQUISAS VALE DO ACARAÚ
CURSO DE GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA
THAMYRES SALES SANTANA
TEMA: A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO INFANTIL.
ITAPIPOCA – CEARÁ
2016
THAMYRES SALES SANTANA
PROJETO DE PESQUISA: TEMA: A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO INFANTIL.
Projeto de pesquisa apresentado ao Instituto de Estudos e Pesquisas Vale do Acaraú, como requisito parcial para obtenção de nota da disciplina de Oficina IV ( Metodologia do Trabalho Cientifico)
Orientador/Professor: Jhonatan Viana
ITAPIPOCA – CEARÁ
2016
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
2. METODOLOGIA
3. ANÁLISES E DISCUSSÃO
4. CONCLUSÃO
5. REFERÊNCIAS
6. ANEXO
1. INTRODUÇÃO:
A lei 9394/96, no artigo 26, 3º parágrafo garante que deve ser ensinado educação física nas escolas, inclusive para as crianças abaixo de seis anos. Apesar de ser respaldada por lei, ainda é bastante discutido a educação física na educação infantil, com isso tentando garantir da melhor forma possível o desenvolvimento das crianças.
A Educação Física na BNCC (Base Nacional Comum Curricular)
Pelos documentos preliminares da BNCC, a Educação Física insere-se na Área das Linguagens e, em tal contexto, é compreendida como o componente curricular cuja responsabilidade é “tratar das práticas corporais na escola como fenômeno cultural dinâmico, diversificado, pluridimensional, singular e contraditório, assegurando aos/ às estudantes a construção de um conjunto de conhecimentos necessários à formação plena do cidadão”.
Hargreaves (2000), ao analisar o desenvolvimento do profissionalismo docente a partir do ponto de vista das mudanças históricas, afirma que no contexto atual, governos e sociedade devem compreender que os professores lidam com uma diversidade muito grande de alunos, em condições de incertezas éticas e morais, onde muitos métodos e abordagens são possíveis de serem implementados. O autor ainda salienta que diversos grupos sociais apresentam influência dentro da esfera educativa formal, de modo que as ações políticas para o ensino devem, inevitavelmente, compreender essa diversidade de condicionantes e, sobretudo, apresentar uma relação mais efetiva entre professores e pais (ou responsáveis) dos estudantes.
Todas essas informações mostram a complexidade que se vive para podermos mostrar a importância da educação física no ensino infantil, pois o aprendizado é diversificado e o conhecimento empírico posto em pratica.
2. METODOLOGIA:
A entrevista foi realizada com quatro professores e três alunos de diversas escolas publicas Municipais de Ensino Fundamental, do município de Tururu, Estado do Ceará. Foi utilizado um questionário contendo cinco perguntas abertas para os professores e três perguntas abertas para os alunos, para analisar o nível de conhecimento de cada um sobre suas responsabilidades e sua respectiva importância. As aplicações dos questionários foram durante o mês de Setembro. Após ter feito toda a coleta de dados, os mesmo foram avaliados pelo método de Análise de Conteúdo. Segundo Carmo & Ferreira (1998) as etapas são: Definição dos objectivos e do quadro de referência teórico; Constituição de um corpus; Escolha de documentos para análise de conteúdo que deverá ser baseada exaustividade, representatividade, homogeneidade e pertinência. Definição de categorias; Esta definição poderá ser feita a priori ou a posteriori. As categorias deverão ter as seguintes características: exaustivas, exclusivas, objectivas e pertinentes. Definição de unidades de análise; Unidade de registo Unidade de contexto Unidade de enumeração. Quantificação (não obrigatória); Interpretação dos resultados obtidos.
3. ANÁLISES E DISCUSSÕES:
Foram elaboradas cinco perguntas para uma entrevista com quatro professores do ensino fundamental e três alunos do respectivo ensino. O objetivo da entrevista foi analisar através das respostas obtidas o nível de conhecimento de cada professor a respeito da sua função e outros pontos relativos ao ensino de educação física. Para que haja impessoalidade os professores (as) foram classificados em professor (a) A, B, C e D. Os alunos (as) serão identificados por 1, 2 e 3.
A primeira pergunta a ser feita para o professor foi: Quais os objetivos do trabalho com Educação Física na educação infantil? O professor (a) A, respondeu: No início da educação infantil, é importante proporcionar o maior número possível de experiências à criança, pois isso as ajudará a adquirir e descobrir um mundo completamente novo. A educação física deve, assim, ser inserida no conjunto de ações pedagógicas que ajudem o desenvolvimento infantil, tendo enfoque lúdico, sem perder sua importância pedagógica. Principalmente, pelo fato de a criança manter vínculos familiares ainda muito fortes. Professor (a) B, respondeu: Proporcionar as crianças um desenvolvimento psicomotor a partir de muito cedo, conquistando sua autonomia. E o professor (a) C, respondeu: O principal objetivo é o desenvolvimento da criança como um todo, não apenas no que se refere à atividade física, mas, desde aspectos do aprendizado na escola, até questões do convívio social. Como: Adquirir controle corporal; Desenvolver a habilidade motora; Adquirir comportamentos e valores referentes ao ajustamento pessoal e social. O professor (a) D, respondeu; O objetivo principal é trabalhar a psicomotricidade, que é o estudo da criança através de seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo interno e externo. A educação física também objetiva aprimorar as habilidades físicas, como coordenação motora, equilíbrio, agilidade e flexibilidade.
...