A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA PARA O PROLONGAMENTO DA VIDA
Por: Mary Soalheiro • 14/11/2020 • Projeto de pesquisa • 4.173 Palavras (17 Páginas) • 170 Visualizações
[pic 1]
[pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA PARA O PROLONGAMENTO DA VIDA .2020. 17 folhas. Projeto de Ensino (Bacharelado em Educação Física) – Centro de Ciências Exatas e Tecnologia. Universidade Norte do Paraná, Capelinha- MG, 2020.
RESUMO
Um dos grandes sonhos da maioria dos humanos é viver uma vida longa, saudável e chegar à terceira idade com independência física e autonomia mental, mas para isso acontecer alguns fatores como sono adequado, alimentação saudável e atividade física regular, precisam fazer parte do cotidiano. A partir deste contexto o presente trabalho tem por objetivo mostrar a importância da atividade Física para o prolongamento e melhor qualidade de vida de todas as pessoas.
É necessário ainda, sensibilizar a população o quanto se faz imprescindível modificar o estilo de vida sedentário, pois a sociedade moderna contribui para que tenhamos uma vida errônea e incorreta, com inatividade e o excesso de alimentação, prejudicando a nossa saúde. Este artigo trata-se de uma revisão bibliográfica com o objetivo de demostrar a importância da Atividade física e os inúmeros benefícios para um prolongamento da vida.
Palavras-chave: Longevidade, Atividade Física, Saúde.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 5
2. DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA 7
3. FORMULAÇÃO DOS OBJETIVOS GERAL E ESPECÍFICOS 7
4. JUSTIFICATIVA 8
5. METODOLOGIA 9
5.1 Método 9
6. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 10
6.1 Prolongamento da vida .....................................................................................10
6.2 Saúde e Qualidade de vida................................................................................13
7. CRONOGRAMA DA PESQUISA 14
8. RESULTADOS ESPERADOS 15
9. REFERÊNCIAS 15
INTRODUÇÃO
Ter uma vida saudável e feliz é sem dúvida o maior desejo de todos nós seres humanos. Afinal de contas uma vida sem saúde não tem o mesmo sentido. O melhor caminho para alcançar os objetivos, de ter energia, ter saúde no futuro é ter uma vida feliz, com energia e ser saudável hoje. Os benefícios produzidos por uma atividade física regular, uma alimentação saudável e bem-estar físico, mental e social são simultaneamente imediatos e a longo prazo. Estamos cada vez mais, caminhando num sentido em que as pessoas percebem que ser saudável é muito mais do que não estar doente.
De acordo com o texto do Ministério da Saúde:– “O que é uma Vida Saudável”: “Ter uma vida saudável é mais do que ter um corpo saudável. Isso inclui diversos aspectos relacionados ao modo como vivemos. Dependem da cultura, da crença e dos valores que compartilhamos com a comunidade em que fomos criados. Essa combinação de aspectos individuais e coletivos, associada a fatores como as reações emocionais, estresse, nervosismo, medo, ou tranquilidade, alegria, entusiasmo, nos mostra o quanto é complexo pensar a saúde e falar de modo de viver saudável”.
É possível perceber então que a tão almejada “vida saudável” depende de vários fatores, e dentre eles a prática de atividade física regularmente e com a ajuda de profissionais da educação física para acompanhar e orientar nas atividades. Essas atividades bem moderadas podem melhorar a saúde de pessoas que são frágeis ou que têm doenças que acompanham o envelhecimento. Melhorar a força e resistência torna mais fácil até mesmo a execução de atividades do cotidiano, como subir escadas e carregar objetos. Também ajuda a prevenir quedas e acelera a recuperação de lesões. Vale lembrar que é fundamental procurar orientação de um profissional de educação física qualificado, para obter a combinação de exercícios físicos adequada às necessidades e características de cada um, a exemplo de caminhada, corrida, hidroginástica e natação.
Uma alimentação equilibrada é essenciais em termos de melhora na qualidade de vida, a diminuição do consumo de sódio, açúcares e produtos industrializados, assim como de gorduras, além da restrição do consumo de refrigerantes são essenciais para quem busca uma vida com mais saúde e disposição, além do aumento na ingestão hídrica (consumo de pelo menos 2 litros de água por dia), aumento da ingestão de frutas e sucos naturais, sempre priorizando as frutas da estação, aumento do consumo de legumes, verduras, e o consumo adequado de fibras, substituindo as farinhas brancas por farinhas integrais. Juntos esses aspectos caracterizam uma “alimentação saudável”.
O Ministério da Saúde salienta ainda outros fatores relacionados com a saúde e o modo de viver, e conclui: “A saúde depende muito pouco da genética. Evidências mostram que ela está muito mais relacionada ao modo de viver das pessoas. O sedentarismo, a alimentação não adequada, o consumo de álcool, tabaco e outras drogas, a correria da vida cotidiana, a competitividade, o isolamento do homem nas cidades são condicionantes diretamente relacionados à produção das doenças modernas”.
Assim sendo, percebemos que são diversos os fatores que caracterizam uma vida saudável, sendo necessário destacar que dentre eles, a prática de atividades físicas, é um determinante na busca de uma vida longínqua, devendo ser conciliada com outros hábitos saudáveis.
...