TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A RECREAÇÃO E LAZER

Por:   •  31/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  4.848 Palavras (20 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 20

[pic 1]

Curso

RECREAÇÃO E LAZER 2014

Visão global de uma empresa de Lazer

  • O que é uma empresa de lazer?

É uma empresa prestadora de serviço.

  • O que é vendido?

Recreação programada.

  • Quais são seus clientes?

Hotéis, empresas, escolas, clubes, convenções e parques

  • Quem se utiliza diretamente dos seus serviços , ou seja, quais são seus consumidores finais?

Hóspedes, funcionários, alunos, associados e filiados

Definição de Lazer

Toda e qualquer atividade que tenha como finalidade os chamados 3D´s do Lazer

  • Divertimento

  • Descanso
  • Desenvolvimento

Recreação = QUALIDADE DE VIDA

  • Integra o indivíduo ao meio social.-> faço parte do grupo,sou importante

  • Desenvolve o conhecimento mútuo e a participação grupal -> conheço e valorizo meu perfil e o do outro
  • Facilita o agrupamento por idade ou afinidades -> grupo com interesses em comum
  • Desinibir e desbloquear -> ser espontâneo,leve. Quero me divertir, relaxar
  • Desenvolver a comunicação verbal e não verbal -> expressar-me, desenvolver os cinco sentidos
  • Descobrir habilidades lúdicas -> expor meus talentos
  • Desenvolver adaptação emocional -> lidar com situações difíceis, contorná-las
  • Descobrir sistemas de valores -> respeito as individualidades, opiniões, valores alheios.
  • Dar evasão ao excesso de energia e aumentar a capacidade mental do indivíduo -> EXTRAVASAR!

 

O objetivo único comum de nossos clientes é o de usufruir de prazeres, emoção, conforto e bem estar durante o período de tempo dedicado ao lazer.

Mercado de Atuação

 

  • Hotéis, Resorts, Navios, Ônibus, Pousadas, Clubes, Escolas, Agências de turismo e eventos, Buffets, Condomínios, Shoppings e comércio em geral, Acampamentos, Eventos Corporativos, Hospitais,etc.

Características básicas de um bom Recreador:

  • Motivar as pessoas, sem constrangê-las

  • Ser extrovertido, sem ser inconveniente
  • Ser pontual e responsável
  • Criativo
  • Possuir iniciativa (Atitude)
  • Ser flexível e sensato (contornar situações difíceis)
  • Ter polivalência cultural, com conhecimento ou vivência, mesmo que seja elementar, nos diferentes campos de ação cultural e de técnica de trabalho.(ginástica, esportes, literatura, dança, música, cinema, teatro, folclore, dinâmicas de grupos, etc)
  • Perceber os diferentes temperamentos e interesses das pessoas que formam os grupos com os quais irá trabalhar.
  • Saber montar e coordenar equipes com profissionais de diversos tipos de formação e origem.
  • Conhecer a linha filosófica do ambiente de trabalho em termos de lazer evitando conflitos nessa linha.
  • Ser fiel (os interesses da empresa devem se sobrepor aos interesses pessoais).
  • Ser bem humorado e animado
  • Saber despertar a “imaginação,fantasia, curiosidade e sensibilidade” das pessoas.

Como ingressar neste mercado

  • Identifique e valorize seu perfil.

  • Busque informação. Pesquise. Aprenda. Divida conhecimentos.
  • Não tenha medo de dar o 1° passo. Mostre-se para o mercado.


“Tente por três vezes algo que você nunca fez.

Primeiro,para perder o medo.

Segundo,para aprender.

Terceiro,para saber se gosta.”

Temas e Atividades Recreativas

Classificando os jogos em:

JOGOS COOPERATIVOS

JOGOS COMPETITIVOS

Visão de que “tem para todos”

Visão de que “só tem para uns”

Objetivos comuns

Objetivos exclusivos

Ganhar COM o outro

Ganhar DO outro

Jogar COM

Jogar CONTRA

Descontração

Tensão

A vitória é compartilhada

A vitória é somente para alguns

  • Pequenos Jogos → Regras fáceis e em menor quantidade. Locais restritos, como ônibus, salas etc.

  • Médios Jogos → Regras pré-estabelecidas em locais maiores como quadras, salões e piscinas.
  • Grandes Jogos → Regras pré-estabelecidas,complexas e em maior quantidade. Trabalho em equipe e cooperação.Possibilita diversão através de suas quatro grandes motivações: FANTASIA,VERTIGEM,COMPETIÇÃO e  AVENTURA. Locais grandes e abertos, como áreas externas de hotéis, clubes, sítios,bosques,escolas, etc.

Objetivos: Desenvolver o espírito de organização e interação de uma equipe, de forma a produzir desde o projeto do caminho que será construído, até a programação das etapas do trabalho.

Serão desenvolvidas as seguintes competências:

-Comunicação

-Liderança

-Planejamento

-Criatividade

-Julgamento

-Espírito crítico

-Visão do todo

PARTICULARIDADES DE CADA FAIXA ETÁRIA EM RELAÇÃO A RECREAÇÃO:

De 0 a 2 anos

Características: Descoberta do tato, movimento, formas, texturas, sons. Começa a engatinhar e andar, melhoria da coordenação motora com movimentos exploratórios de abrir, fechar, empilhar, encaixar, puxar, empurrar, comunicação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.7 Kb)   pdf (538.9 Kb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com