A Valorização Da Educação Física Escolar Projeto De Ensino E Pesquisa Em Educação Física
Por: Daniel12s2 • 30/3/2023 • Trabalho acadêmico • 2.763 Palavras (12 Páginas) • 109 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI – UNIASSELVI
DANIEL NOGUEIRA DA SILVA
DÉBORA LIMA
JACQUELINE FERRO
JÉSSICA SILVA
VALORIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
PROJETO DE ENSINO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
LAGES-SC
2023
DANIEL NOGUEIRA DA SILVA
DÉBORA LIMA
JACQUELINE FERRO
JÉSSICA SILVA
VALORIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
PROJETO DE ENSINO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
[pic 1]
LAGES-SC
2023[pic 2]
DANIEL NOGUEIRA DA SILVA
DÉBORA LIMA
JACQUELINE FERRO
JÉSSICA SILVA
VALORIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
PROJETO DE ENSINO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
INTRODUÇÃO À PESQUISA
[pic 3]
Aprovado por:
______________________________________________________ ________________
Professor: Data
______________________________________________________ ________________
Professora: Data
______________________________________________________ ________________
Professora: Data[pic 4]
RESUMO
O presente trabalho objetiva refletir sobre a valorização da educação física escolar, observando seu processo de evolução, ao qual veio sofrendo transformações até os dias atuais e também sua importância em épocas antigas. Este trabalho nos convida a um entendimento sobre o porquê de valorizar a educação física escolar e qual sua influencia na vida escolar do aluno dentro e fora do âmbito escolar. Como podemos fazer com que essa disciplina seja vista com o valor necessário que transforma e ensina ao aluno demonstrando valores e atitudes para a formação de um cidadão de bem na sociedade.
Palavras-chave: Valorização; Importância; Educação Física Escolar;
[pic 5]
SUMÁRIO
RESUMO 4
1 INTRODUÇÃO 6
2 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 6
2.1 Função Do Desenvolvimento 6
3 CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 8
[pic 6]
1 INTRODUÇÃO
Sabemos que a Educação Física vem evoluindo à medida que se processa o avanço cultural dos povos. Logo, sua orientação no tempo e no espaço está em sintonia a muitos fatores com relação aos sistemas políticos, sociais, econômicos e científicos vigentes nas sociedades humanas. Isso promove uma construção do ser humano historicamente na sociedade, que possui sentido, significado uma vez que caracterizado nas manifestações culturais denominadas de jogos, danças, esportes, lutas, ginástica, entre outros.
Podemos destacar que a Educação Física escolar daquela época separava os alunos por gênero, beneficiando assim os mais habilidosos em desvantagens dos menos habilidosos, limitava os conteúdos a apenas algumas modalidades esportivas e ginásticas. Além-claro, de direcionar a padronização dos gestos e do coletivo em vez de incentivar a expressão individual de cada aluno. E ainda valorizava a competição e não a cooperação. Ou seja, verdadeiramente observamos uma disciplina tecnicista, não inclusiva.
Continuando, a Educação Física na escola por muitos é vista como uma das disciplinas de menos importância quando comparada a outras matérias, e isso é um ponto de vista errado que infelizmente existe dentro da escola e também em nossa sociedade. Além disso, muitos agregam a disciplina como um espaço de recompensa das exaustivas horas de aula do aluno o que acaba desvalorizando pedagogicamente a disciplina.
Isso verdadeiramente, ainda é uma realidade que observamos em muitas escolas onde a prática da educação física torna-se como um momento de brincadeiras, jogos e diversão. Dessa forma, vemos a verdadeira essência da disciplina sendo levada para uma opinião contrária do seu legítimo papel dentro do âmbito escolar. É preciso compreender que a Educação Física é uma disciplina obrigatória do currículo escolar e que apresenta características próprias.
Inicialmente, a Educação Física, no momento em que foi inserida no currículo escolar, era entendida como uma ocasião para a prática da ginástica, onde sua intenção era de deixar o corpo saudável. Logo após as muitas reformas na própria ideia de Educação Física, na atualidade ela é uma disciplina complexa. Assim ela pode trabalhar as suas próprias especificidades e se inter-relacionar com os outros componentes curriculares.
Conforme as informações acima o trabalho tem por finalidade preservar os valores que a disciplina oferece na escola e no meio social em que vivemos. É necessário que a disciplina seja mais valorizada e cabe ao profissional estar preparado para atuar de maneira ao qual o incentivo a prática tornem-se cada vez mais importante para o educando.
Outro ponto a ser citado é em relação ao profissional atuante na escola, e se realmente tem feito o seu papel de maneira responsável, tendo em vista a necessidade de um bom planejamento de ensino-aprendizagem que eleve os valores que a educação física transfere aos alunos na escola.
Desse modo o professor demonstra um papel importante para promover uma vida saudável e ativa aos seus alunos, pois é na escola que os alunos aprendem a importância de ter um estilo de vida mais saudável e equilibrado.
...