A importancia do exercicio de hidroginastica na terceira idade
Por: Capela S. Pedro Apostolo • 17/10/2015 • Projeto de pesquisa • 1.098 Palavras (5 Páginas) • 467 Visualizações
Sumário
- INTRODUÇÃO ......................................................................................................
- CAPÍTULO I – ENVELHECIMENTO .................................................................
- CONCEITO .................................................................................................
- TIPOS DE ENVELHECIMENTO ............................................................
- DADOS DEMOGRÁFICOS .....................................................................
- CAPÍTULO II –HIDROGINÁSTICA ................................................................
- CONCEITO ...............................................................................................
- HISTÓRIA DA HIDROGINÁSTICA..........................................................
- FLEXIBILIDADE ....................................................................................
- EXERCÍCIOS MAIS UTILIZADOS ......................................................
- CAPÍTULO III – METODOLOGIA E ANÁLISE DE DADOS .......................
- MATERIAIS E MÉTODOS .....................................................................
- RESULTADOS E DISCUSSÃO .............................................................
- CONSIDERAÇÕES FINAIS ...............................................................................
REFERÊNCIAS .........................................................................................................
ANEXO A ...................................................................................................................
INTRODUÇÃO
CAPÍTULO I - ENVELHECIMENTO
1.1. Idoso e Envelhecimento: conceitos
Segundo a OMS(1999), a pessoa é considerada idosa com 60 anos ou mais (países subdesenvolvidos ou em Desenvolvimento, como o Brasil) e a partir dos 65 em países desenvolvidos.
O termo idosopode variar de nomenclatura: pessoa idosa, velho, ancião, terceira idade, maturidade, melhor idade, maior idade, feliz idade, senescente. E geralmente eles estão relacionados com o aspecto cronológico. SANTOS (2010)
E o que vem a ser envelhecimento?Matsudo (2001) conceitua o envelhecimento como um processo multidimensional e multidirecional, já que existe uma variabilidade na taxa e na direção de mudanças (ganhos e perdas) em diferentes características em cada indivíduo e entre os indivíduos.
Já para Mazzeo (1998), o envelhecimento é um processo natural complexo, progressivo, inexorável e irreversível, que afeta, de modo geral, todos os indivíduos.
De acordo com Spirduso (2005) o envelhecimento é uma extensão lógica dos processos fisiológicos do crescimento e desenvolvimento, começando com o nascimento e terminando com a morte.
A velhice, como todas as situações humanas, tem uma dimensão existencial: modifica a relação do indivíduo com o tempo e, portanto, sua relação com o mundo e com sua própria história. Por outro lado, o homem não vive nunca em estado natural; na sua velhice, como em qualquer idade, seu estatuto lhe é imposto pela sociedade a qual pertence. (BEAUVOIR, 1990 apud PAPALÉO NETTO, 2002, p. 74).
Assim, é possível dizer que o envelhecimento é biológico e natural devido a uma série de transformações que ocorrem no corpo do indivíduo. No entanto, só este fator é insuficiente para definir a velhice, pois, é também um fenômeno social e cultural devido ao comportamento dos indivíduos ao longo do tempo.
Oliveira & Furtado (1999), definem envelhecimento como a soma de todas as manifestações de desgaste durante a vida.
Para Weineck (1991), o envelhecimento é um processo fisiológico que não necessariamente acompanha a idade cronológica apresentando variações de indivíduo para indivíduo.
O envelhecimento pode ser primário ou secundário. Entende-se por envelhecimento primário o envelhecimento normal, natural, ou seja, as mudanças relacionadas à idade e independente de doenças. Refere-se a sintomasclínicos incluindo os efeitos do ambiente circundante, o estilo de vida e outras mudanças que não são inevitáveis. Portanto, apesar das diferenças existentes entre o envelhecimento primário e o secundário, ambos não atuam de forma independente. Spirduso (2005).
1.2-Tipos de Envelhecimento
Pode-se definir três tipos de envelhecimento: o biológico, o psicológico e o social.
O envelhecimento biológico, segundo Moreira (2001), são alterações morfológicas e funcionais dos órgãos e tecidos do organismo.
Para Aragó (1995), seria pouco provável acentuar o processo biológico no envelhecimento unilateralmente, apontando algumas razões. Nestas, é possível perceber que o ritmo do envelhecimento varia de pessoa para pessoa, onde, as vezes, pessoas de idade avançada gozam de melhor saúde que outras em idade madura ou até mesmo jovens, sendo que o fator biológico terá maior ou menor peso conforme seja a personalidade do individuo.
É fato que no envelhecimento biológico, algumas mudanças são operadas no organismo devido aos efeitos da idade avançada, que acomete a todo, ou a maioria dos seres humanos, na qual perdem cerca da metade de suas capacidades de manter o equilíbrio e diminuição de suas funções fisiológicas (Moreira, 2001).
Quanto ao envelhecimento psicológico, pode-se dizer que o mesmo está associado à diminuição e alteração das faculdades psíquicas, onde em alguns países, os idosos são menos favorecidos, padecendo de mais dificuldades. Uma que pode influenciar de maneira bem ativa é a condição socioeconômica, onde as diferenças individuais entre idosos de baixa renda, estressados financeiramente, podem acarretar uma gama maior de problemas, acelerando o envelhecimento psicológico (Meirelles, 2000).
...