A prática do handeibool
Por: raphaelsacra20 • 6/4/2016 • Trabalho acadêmico • 1.547 Palavras (7 Páginas) • 502 Visualizações
- (Nucepe 2011 adaptado)
O handebol é uma atividade simples e interessante sob o ponto de vista de ensino e aprendizagem, pois é um esporte dinâmico, que necessita de tomadas de decisões rápidas durante a dinâmica do jogo, para Tenroller (2007, p. 18), “[...] pode-se entender que se trata de uma modalidade de jogo coletivo das mais ricas [...]” e que pode e deve ser empregada como meio de educação, recreação, lazer, ou como esporte de rendimento. Além do mais, nesta modalidade temos três gestos naturais em sua prática: correr, saltar e arremessar, que são muito utilizados nas atividades do cotidiano.
[...] Muitos elementos estão presentes no processo pedagógico de ensino do handebol. Estudar os fundamentos, sistemas táticos, técnica e o jogo, são conteúdos e conhecimentos indispensáveis para seu ensino. A modalidade ainda tem como o prestígio, as suas regras, que são de fácil compreensão, na qual tem a possibilidade de um maior número de pessoas iniciantes envolvidas nesta prática esportiva.
Disponível em: Coleção Pesquisa em Educação Física - Vol.11, n.5, 2012 - ISSN: 1981-4313.
No handebol as regras permitem e proíbem determinados procedimentos.
Podemos afirmar sobre a prática do handebol.
(A) Joga-se com sete jogadores cada equipe, podendo uma partida ser iniciada com um mínimo de cinco atletas em uma equipe.
(B) O goleiro não pode sair da área do gol durante o jogo e não pode participar das ações de ataque da sua equipe.
(C) Não existe tiro de lateral num jogo de handebol.
(D) Existe a cobrança do escanteio no handebol.
(E) Cada gol feito durante uma partida vale dois pontos no placar para o time que consignou.
2) Dribles no Handebol
O drible é um fundamento técnico utilizado como recurso que visa primariamente progredir em direção ao gol adversário. No Handebol existem dois tipos de dribles: o drible alto e drible baixo. Os principais objetivos do drible, além de melhorar a proteção e o deslocamento com a bola, são: fintar a defesa, sair da marcação e conquistar uma posição de arremesso favorável.
Disponível em:< http:// handebolnaarea.blogspot.com.br/2013.>
Em uma aula de handebol o aluno José, quicou a bola com as duas mãos ao mesmo tempo, seu colega Valdo chamou a atenção e o corrigiu:
(A) Você só pode quicar a bola com a mão esquerda;
(B) Deverá quicar a bola com a mão que achar melhor, só não pode usar as duas ao mesmo tempo;
(C) Deverá quicar a bola com as duas mãos quando for dar quatro passos seguidos;
(D) Você jamais poderá quicar a bola com a mão direita, na ala direita; (E) Deverá quicar a bola com as duas mãos quando segurar por mais de cinco segundos.
3) (CBHb 2010- Catálago de Questões- Adaptado)
Bolas de Handebol
Existem três tamanhos de bolas de Handebol, cada uma possui um certo peso pré-determinado e representa uma categoria específica. São denominados por H3, H2 e H1. Elas têm que ser de couro e não escorregadias. (Para uma melhor aderência e maior liberdade nas jogadas usa-se uma cola especial para Handebol, aplicando-a nas pontas dos dedos).
Disponível em:
Qual destas cinco bolas deverá ser escolhida pelos árbitros para um jogo adulto masculino?
(A) Circunferência 58- 60 cm (tamanho 3 da I.H.F);
(B) Circunferência 55-70 cm (tamanho 2 da I.H.F);
(C) Circunferência 54-56 cm (tamanho 2 da I.H.F);
(D) Circunferência 48-49 cm (tamanho 0 da I.H.F);
(E) Circunferência 50- 52 cm (tamanho 1 da I.H.F).
4) (CBHb 2010 Catálogo de Questões- Adaptado)
Tiro Lateral
No centro da quadra, o árbitro apitou, dando início à partida, e a bola foi passada para um companheiro. O jogador recebeu a bola, conduziu até a quadra adversária e arremessou. A bola foi interceptada por um adversário e saiu pela linha lateral ou linha de fundo. Um tiro lateral será assinalado pelo árbitro. A bola será reposta em jogo por um jogador que, colocando com um ou os dois pés sobre a linha de lateral, a passa a outro companheiro. Desde que o jogador se mantenha com um pé sobre a linha lateral, poderá fazer a reposição de qualquer maneira, mas de preferência com uma das mãos. No handebol, para cobrar qualquer penalidade o jogador não pode tirar o pé de apoio do chão.
...