AS REAÇÕES COMPORTAMENTAIS NOS JOGOS ESPORTIVOS BEHAVIORAL REACTIONS IN SPORTS GAMES
Por: Fagner Lopes Moreira • 12/8/2015 • Trabalho acadêmico • 2.770 Palavras (12 Páginas) • 409 Visualizações
AS REAÇÕES COMPORTAMENTAIS NOS JOGOS ESPORTIVOS
BEHAVIORAL REACTIONS IN SPORTS GAMES
BRUNO LOPES MOREIRA
E-mail: bl_moreira@hotmail.com
Jardim Ipiranga, 46
Porto Alegre, RGS,
CEP 9360-110
Porto Alegre, Turma 01945,
Entregue no dia 19/01/2015.
AS REAÇÕES COMPORTAMENTAIS NOS JOGOS ESPORTIVOS
BEHAVIORAL REACTIONS IN SPORTS GAMES
Bruno Lopes Moreira
Programa de Pós-Graduação Latu Sensu da Universidade Gama Filho em Pedagogia do Esporte e Treinamento dos Jogos Desportivos Coletivos
RESUMO
Observar as reações comportamentais de uma turma de basquete, com faixa etária entre 7 a 9 anos, de um clube de Porto Alegre, diante dos jogos esportivos propostos. A metodologia deste estudo baseou-se na observação, como observador participante, nas aulas de basquete, utilizando um diário de campo. A amostra foi composta por uma turma de 14 alunos, sendo 9 meninos e 5 meninas, matriculadas em uma escola de esporte de contra turno escolar, uma vez por semana. Desta forma, puder observar que o jogo esportivo proporciona um desenvolvimento cognitivo e motor complexo e ao mesmo tempo prazeroso. Percebe-se também que, por ser um jogo, as frustrações se tornam frequentes, devido a competitividade, e é neste momento em que a intervenção do professor torna-se primordial, é o principal responsável por fazer com que o ambiente da aula seja prazeroso.
Palavras-chave: Jogos esportivos, comportamento, basquete.
AS REAÇÕES COMPORTAMENTAIS NOS JOGOS ESPORTIVOS
BEHAVIORAL REACTIONS IN SPORTS GAMES
Bruno Lopes Moreira
Programa de Pós-Graduação Latu Sensu da Universidade Gama Filho em Pedagogia do Esporte e Treinamento dos Jogos Desportivos Coletivos
ABSTRACT
Observe the behavioral reactions of a basketball class, aged between 7-9 years from a club in Porto Alegre, on the proposed sports games. The methodology of this study was based on observation, as a participant observer in basketball lessons, using a diary. The sample consisted of a group of 14 students, 9 boys and 5 girls, enrolled in a sports school against school day once a week. Thus, it can be noted that the sports game provides a complex motor and cognitive development while enjoyable. We notice also that being a game frustrations become frequent and is at this time when teacher intervention becomes paramount, is primarily responsible for making the classroom environment is pleasant.
Keywords: sports games, behavior, basketball.
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem o objetivo de observar as reações comportamentais, dos alunos, através dos jogos esportivos nas aulas de basquete.
Para isso, é apresentada uma introdução sobre a conceituação do jogo esportivo, descrevendo sua forma de ensino, suas condições para a prática e suas formas de abordagem, bem como suas peculiaridades. Também são abordadas as reações comportamentais que ocorrem durante o jogo esportivo, as reações que o jogo proporciona.
Outro ponto apresentado neste trabalho é a importância da atuação do profissional de educação física em todos os momentos do jogo esportivo.
Em vista disso, observa-se a necessidade de averiguar e as reações comportamentais que exerçam maior constância durante os jogos esportivos propostos, deste modo, ampliando as estratégias de intervenção durante as aulas, compreendendo melhor o processo de desenvolvimento e aprendizagem infantil, facilitando o desenvolvimento das crianças e possibilitando as crianças há compartilhar suas experiências com todos, aproximando as diferentes realidades diante deste ambiente.
OBJETIVOS
Observar as reações comportamentais de uma turma de basquete, com faixa etária entre 7 a 9 anos, de um clube de Porto Alegre, diante dos jogos esportivos propostos.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
A metodologia deste estudo baseou-se na observação, como observador participante, nas aulas de basquete. Deste modo, através de uma análise descritiva, pude interpretar e descrever as reações que os jogo esportivos, nas aulas de basquete, propuseram as crianças.
População
A população do presente estudo caracterizou-se por crianças, na faixa etária de 7 a 9 de um clube de Porto Alegre que estavam iniciando atividades esportivas, especificamente o basquete.
A amostra foi composta por uma turma de 14 alunos, sendo 9 meninos e 5 meninas, matriculadas em uma escola de esporte de contra turno escolar, uma vez por semana.
Instrumento e materiais
Para solicitar a autorização para a realização de uma pesquisa entreguei a Carta de Apresentação a Coordenadora responsável pela turma.
Como eu trabalho no clube onde realizei o estudo, não tive dificuldades para obter as devidas autorizações.
Utilizei o diário de campo para que pudesse transpor o maior número de reações possíveis, durante os jogos, minhas percepções a respeito do que estava sendo observado. Segundo Cruz Neto (1994: 63):
“Como o próprio nome já diz, esse diário é um instrumento ao qual recorremos em qualquer momento da rotina do trabalho que estamos realizando. Ele, na verdade, é um ‘amigo silencioso’ que não pode ser subestimado quanto à sua importância. Nele diariamente podemos colocar nossas percepções, angústias, questionamentos e informações que não são obtidos através da utilização de outras técnicas”.
Os alunos realizaram durante 8 aulas, dois jogos esportivos: Basquete 4x4 e Jogo do rebote. No final de cada aula de basquete foram realizados os jogos, alternando-os a cada dia de aula. A professora responsável pela turma juntamente comigo, explicávamos o jogo a ser realizado e organizávamos os materiais para o inicio.
...