Agressividade no Esporte na Educação Física
Por: julylimasouza • 3/9/2015 • Resenha • 564 Palavras (3 Páginas) • 329 Visualizações
Fundamentos Psicológicos da Educação Física no Ensino
Tema: Agressividade no esporte
A agressividade no esporte deve ser estuda, não só por sim mas por um conjunto de fatores, entre eles;
- O valor do esporte para o individuo
- A Personalidade Atlética do esportista
- Influencias dos fatores externos sobre o jogo
O pessoa na adolescência esta passando por diversas mudanças, físicas e psíquicas , e com isso desperta acarreta alguns problemas dentre ele a agressividade , esta vinda muitas vezes da educação recebida , ou até mesmo pelo ser ter sido uma criança repreendida. , por isso os pais devem ter uma atenção especial para os filhos nesta faze não apenas vendo-os como problemas mas sim saber ter um bom diálogo, para que o adolescente não chegue aos pontos extremos. Na educação física podemos perceber esse comportamentos dos adolescentes , no não cumprimento de regras, na vontade de derrubar um adversário mais forte , entre outras. Essa faze é marcada por uma grande revolução do ser de muitas mudanças e decisões, e isto pode acarretar na agressividade.
A agressividade do adolescente é encontrada nas escolinhas de esportes, onde muitos não conseguindo se segurar , sempre arrumam brigas, discussões e agressões verbais, muita vezes este comportamento prejudica o atleta não apenas na sua vida social, mas também na sua futura carreira esportiva.
No esporte o que também pode acarretar a agressividade do jovem atleta é a maneira que seu técnicos e seus pais o tratam, o esporte como iniciação não deve ser tratado como de alto rendimento e nem sempre isso acontece, o jovem passar por um stress alto e muitas cobranças podendo assim gerar a agressividade do mesmo.
A agressividade na adolescência não é apenas um problema a ser discutido, mas também para ser estudado a fundo, para que consiga se mapear todos os problemas que geram a agressividade no jovem, no esporte, podemos ver que os pais e técnicos estão como grandes influencias , mas também não podemos esquecer de influências vindas do meio social, a violência esta ai cada vez mais chamando nossa atenção, a televisão já não tem uma programação educativa, os brinquedos muitas vezes impulsiona a agressividade, os ídolos também entram nessa, pois um garoto ao ver seu grande ídolo brigando no campo , ele achara que poderá agir da mesma forma.
Cabe aos técnicos /educadores físicos , juntamente com os pais , saberem conversar com os jovens e mostrar que a agressividade não os levará a nada, pelo ao contrario a agressividade no esporte pode acabar com uma futura carreira.
Outra preocupação eminente é o aperfeiçoamento e a especialização precoce, o educa dor físico deve saber tratar com esses fatores para não gerar um stress no jovem atleta e assim levando- o a se tornar agressivo.
Dentre todos os aspectos apresentados no texto, concluo que a questão da agressividade no esporte deve ser muito bem estudada e também deve gerar muito cuidado aos educadores e aos pais, pois conforme a pesquisa eles foram os maiores incentivadores da agressividade .
...