As Brincadeiras Tradicionais
Por: MateusProfEd • 22/10/2019 • Resenha • 1.717 Palavras (7 Páginas) • 306 Visualizações
Aula do dia 09 a 13 de Setembro
Atividade: Introdução do projeto brincadeiras tradicionais.
Objetivo: Mostrar aos alunos que as brincadeiras tradicionais podem ser tão interessantes quanto os jogos eletrônicos.
Compreender a importância dos jogos e das brincadeiras antigas
nas aulas de Educação Física.
Apresentar novas perspectivas de jogos e brincadeiras;
Destacar a contribuição dessas brincadeiras tradicionais para o
desenvolvimento social dos alunos.
Atividade: História da Amarelinha
Objetivo: Conhecer a brincadeira de forma geral e suas origens.
Procedimento: Pequeno texto contendo informações sobre a origem da brincadeira.
Atividade: Amarelinha Clássica em grupo
Objetivo: Colaborar para o desenvolvimento e a memorização da sequência numérica, desenvolver noções espaciais e auxiliar diretamente na organização do esquema corporal, da motricidade e força.
Procedimento: No primeiro momento da aula explicar aos alunos que serão divididos em 2 grupos, onde um de cada grupo iniciará o jogo. Lembrando que quando um colega errar na próxima rodada que for a vez do grupo do que erro a pessoa da vez continua de onde ele parou, pois se trata de uma amarelinha em grupo. O jogo se inicia com um aluno jogando a pedrinha na casa 1. A casa onde está a pedra não pode ser pisada, é preciso pular por cima dela. O jogador só pode colocar os dois pés no chão quando há uma casa ao lado da outra. Quando o jogador chegar no Céu, coloca os dois pés no chão. Em seguida, volta pulando todo o trajeto, até a casa número anterior à pedra.Chegando lá, tem de pegar de volta a pedra, sem perder o equilíbrio. O grupo que chegar na casa 10 primeiro vence.
Atividade: Amarelinha Par/Ímpar
Objetivo: Colaborar para o desenvolvimento e a memorização da sequência numérica, desenvolver noções espaciais e auxiliar diretamente na organização do esquema corporal, da motricidade e força.
Procedimento: Mesmos princípios da brincadeira anterior porém um grupo só pode pisar nos números ímpares o o outros nos números pares.
Atividade: Amarelinha com Bloqueio
Objetivo: Colaborar para o desenvolvimento e a memorização da sequência numérica, desenvolver noções espaciais e auxiliar diretamente na organização do esquema corporal, da motricidade e força.
Procedimento: Mesmos princípios da brincadeira anterior porém em algumas casa terá "bloqueios" onde os alunos terão que passar direta por essas casas.
Aula do dia 16 a 20 de Setembro
Continuação do projeto brincadeiras tradicionais.
Atividade: Confecção de brinquedos/jogos "Peteca".
Objetivo: Promover a socialização e interação afetiva entre as crianças,
Incentivar a vivência de valores como: cooperação, respeito, justiça, solidariedade, auto-estima.
Explorar movimentos com o corpo, promovendo o desenvolvimento da motricidade ampla, equilíbrio e lateralidade;Aprimorar a motricidade fina através de trabalhos manuais e manuseio de materiais; Reaproveitar materiais usados (Sacolas, folhas de jornais ou revistas, rolo de papel).
Procedimento: Para confecção da peteca precisaremos de 1 sacola plástica, 2 folhas de jornais,revista ou papel velhas apenas.
1° Passo: Cortar as abas da sacola, o fundo e as laterais.
2° Passo: Pegas duas folhas de papais descartáveis, amassar e formar uma bola.
3° Passo: Colocar a folha no meio da sacola e dar a forma da peteca. Amarrar com a alça da sacola.
4° Passo: Agora com a peteca pronta é só brincar.
Atividade: História e origem do jogo "Peteca"
Objetivo: Conhecer a brincadeira de forma geral e suas origens.
Procedimento: Pequeno texto contendo informações sobre a origem da jogo e brincadeira.
Atividade: Peteca em roda
Objetivo: Conhecer o que é um jogo de peteca, movimentos, regras e formas de jogar além de promover a socialização o conhecimento que já tem sobre o jogo de peteca e o adquirido nas aulas de Educação Física, com os demais colegas;
Procedimento: No começo do jogo, os jogadores ficam em um círculo. Um jogador inicia impulsionando a peteca para o alto, numa manobra semelhante ao saque usado no vôlei. Ele segura a peteca com uma das mãos e com a outra dá um tapa, de baixo para cima. Todos os jogadores precisam manter a peteca no ar dando-lhe tapas, para impedi-la de cair no chão. Quem apanhar a peteca ou deixá-la cair, sai do jogo. Vence quem ficar por último no jogo.
Atividade: Jogar peteca em dupla
Objetivo: Socializar o conhecimento que já tem sobre o jogo de peteca e o adquirido na aula de Educação Física, com os demais colegas; Reproduzir e modificar a forma de jogar peteca, criando novas possibilidades de jogos que possam ser praticados por todos
Procedimento: Mesmos princípios da brincadeira anterior porém nesse jogo os alunos formam duplas para se ajudarem na roda. A dupla que ficar até o final vence a disputa.
Atividade: Jogar peteca em grupo
Objetivo: Aprimorar os movimentos básicos que o jogo proporciona e desenvolver o equilíbrio, agilidade e coordenação motora ampla.
Procedimento: O princípio básico é o mesmo do vôlei: um jogador inicia o jogo posicionando-se atrás da linha do fundo e atirando a peteca com um saque, a fim de que ela passe por lado do campo adversário. Ao chegar do outro lado, ela precisa ser rebatida com um único toque. Se a peteca cair no chão ou atravessar as linhas que demarcam a quadra, a equipe adversária ganha um ponto e o direito ao lançamento. O jogo é dividido em três sets, que duram até 20 minutos, ou se uma das equipes conseguir 12 pontos. O time que vencer dois sets é o campeão.
...