Jogos e Brincadeiras Tradicionais: Um Passeio Pela História
Por: Ana Siqueira • 4/9/2018 • Trabalho acadêmico • 274 Palavras (2 Páginas) • 530 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE
Acadêmica:Ana Paula Siqueira 1ºano Pedagogia noite[pic 1]
Jogos e Brincadeiras tradicionais: um passeio pela história
Os jogos tradicionais e as brincadeiras estão perdendo seu lugar para elementos da mídia, como a tv, internet, videogames e etc. Mesmo ambos terem uma grande importância tanto na educação quanto na socialização, pois é brincando que a criança cria vínculos com as outras crianças, aprendem a obedecer às regras das brincadeiras, aprende a ganhar e perder. Algumas brincadeiras mudam as nomenclaturas conforme a região, um ex:a pipa, que também e conhecida como pandorga, entre outros nomes. Os jogos e brincadeiras surgiram de vários povos, brancos, dos índios, do negro e de vários outros povos.
Na cultura indígena desde pequenos os meninos já brincavam com arco e flecha, esse divertimento era imitar as atividades exercidas pelos pais, as brincadeiras além de divertimento serviam de aprendizado e já os preparava para vida adulta, já as meninas auxiliavam as mães nas atividades domesticas, cuidavam dos irmãos e não tinham muito tempo para brincar.
A maioria dos jogos e brincadeiras mais tradicionais estão desaparecendo atualmente pois a influência da televisão e dos eletrônicos, hoje as crianças não saem mais brincar ao ar livre, as brincadeiras de roda, “casinha” deram lugar aos videogames, tablets, notebooks, as crianças passam muito tempo no you tube e dentro de casa, e são bastante influenciadas pela mídia. Nesse mundo de tecnologias seria importante resgatar essas brincadeiras tradicionais, através das brincadeiras que as crianças desenvolvem vários conhecimentos.
Enfim não podemos deixar as brincadeiras tradicionais, entrarem em “extinção”, temos que não deixar a massa e as tecnologias tomarem ainda mais o lugar dos jogos e brincadeiras tradicionais.
...