CONDICIONAMENTO AQUÁTICO – PLANO DE AULA PARA GESTANTES
Por: brunabrunasse • 18/10/2021 • Trabalho acadêmico • 1.278 Palavras (6 Páginas) • 400 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS
EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO
BRUNA BUTTNER BRUNASSE, 8607224
TURMA 207B
CONDICIONAMENTO AQUÁTICO – PLANO DE AULA PARA GESTANTES
PROF. ESP. WILLIAM URIZZI DE LIMA
SÃO PAULO
18/10/2021
PLANO DE AULA PARA GESTANTES
1.TEMA: NATAÇÃO PARA GESTANTES
Os exercícios aquáticos e a natação podem auxiliar a gestante adaptando seu corpo para carregar o bebê, aliviando dores comuns ao estado gestacional enquanto prepara os músculos que serão responsáveis pelo parto.
Há exercícios aquáticos que fortificam especialmente a cintura pélvica e os músculos do assoalho pélvico.
Na água é possível nadar ou se exercitar para fortificar o abdômen, as costas e os ombros, ajudando a carregar o próprio peso mais facilmente e manter uma boa postura, importante para uma gestação confortável.
Músculos do peito : sustentam as mamas
Músculos das pernas: ajudam na hora do parto.
A demanda da circulação de sangue aumenta de 25% e 50% na gestação, condicionamento aquático prepara o coração e o sistema circulatório, para responder essas demandas.
É importante obter um sistema saudável porque o sangue que será transportado irá direto para a placenta, e oferecerá com mais eficiência, oxigênio e nutrição para o feto. O sistema cardiovascular condicionado reduz inchaços nas mãos e nos pés, previne varizes e hemorroidas, (facilitando o retorno venoso), que são muito comuns na gravidez, além de ajudar na fadga, que muitas mulheres sentem, durante a gestação.
- reduz pressão sanguínea
- reduz retenção de liquidos ( prevenindo edemas)
- redução de retenção hídrica ( aliviando a rigidez nos joelhos e punhos)
- controle do peso corporal
- alívio das dores lombares
- aumento da oxidação sanguínea
- atividades sem impactos e sem prejudicar as articulações etc...
2. DATA : 18 de outubro de 2021
3. DURAÇÃO: 45 min
4. LOCAL: piscina fmu
5. RAIA : -
6. IDADE:
Gestantes com idade entre 20 e 30 anos, 8⁰ e 9⁰ mês gestacional.
7. NÍVEL MATURACIONAL:
Segundo citação em Urizzi (2007) "maturação é o estado de prontidão neurofisiologica do organismo em realizar determinadas tarefas, independente ou não dos fatores ambientais" ( Musse , 1972). A partir dos 13 anos o ser humano alcança a fase adulta segundo Piaget, o que possibilita na natação o desenvolvimento de habilidades próprias aos nados, dependentes de grande coordenação e movimentos refinados. No entanto, durante a gestação, algumas adaptações devem ser observadas e é interessante que haja a possibilidade de contato médico obstetra da aluna.
Com o intuito de preservar a saúde da futura mãe e de seu bebê deve-se evitar o nado borboleta, saltos da borda da piscina para água, atividades anaeróbicas e de alta intensidade e longos períodos respiratórios que possam dificultar a oxigenação do feto.
A intensidade dos exercícios deve manter uma média estável da frequência cardíaca numa faixa de 130 a 150 batimentos por mininuto.
O nado peito deve ser adaptado, afundando mais a cabeça, deixando o corpo mais na horizontal para preservar a cervical e a dorsal.
Deve-se também observar sinais que indicam a interrupção da atividade como: dor pélvica intensa, palpitações e taquicardia, dificuldades respiratórias, dificuldades de caminhar.
NÍVEL PEDAGÓGICO: NÍVEL 3
1. Aperfeiçoamento do nado crawl;
2. Aperfeiçoamento do nado costas;
3. Aprendizagem do nado peito.
4. Mergulho elementar ( não adequado às gestantes )
5. Sobrevivência e auto salvamento.
OBJETIVOS:
Aperfeiçoamento dos nados crawl e costas.
Aprendizagem do nado peito.
Proporcionar um trabalho aquático variado, visando condicionamento conforto gestacional, com melhoria cardio respiratória e fortalecimento muscular através de exercícios de natação específica e adaptada e de resistência muscular localizada, além do trabalho respiratório e de relaxamento.
...