Coordenação Ligada ao Tênis
Por: Daniel85 • 16/9/2016 • Trabalho acadêmico • 690 Palavras (3 Páginas) • 774 Visualizações
Coordenação ligada ao tênis:
Para que o tenista realiza a técnica perfeita , é necessária uma coordenação motora muito bem trabalhada, para isso o trabalho da coordenação é realizado antes de começar a trabalhar o próprio esporte
No tênis a coordenação deve ser trabalhada em 4 momentos que serão descritos a seguir:
O Corpo:
O inicio da coordenação motora para o tênis , deve ser feito usando somente o corpo, através de brincadeiras e competição que exijam uma coordenação ao iniciante. Algumas brincadeiras que podem ser utilizadas são: Pega-pega e suas variantes, o gato e rato, policia e ladrão etc.
O Corpo e a bola:
Para a coordenação com a bola é necessário que o professor crie exercícios que envolvam: direção, altura, distancia(profundidade) efeito e velocidade. Que são as características do jogo de tênis.
Ex
Direção:
Direita, esquerda, frente
Altura:
Por cima da rede, rolando, tentar acertar a faixa da rede etc.
Distancia:
Longas, curtas, meio termo
Efeitos:
Top spin, slice, etc
Velocidade:
Lenta, rápida, meio termo
Corpo e raquete:
Para que o aluno tenha firmeza e segurança na hora de realizar o movimento, ele deve ter uma preparação com a raquete, através de giros, piruetas manipulações e trocas com amigos.
Corpo raquete e bola:
Após todo o treinamento com o corpo a bola e a raquete o aluno passa para o estagio de manejo da bola com a raquete, fazendo exercícios que possibilitem o desenvolvimento das capacidades motoras necessárias para uma boa realização de técnicas avançadas no futuro.
Introdução a técnica do saque no tênis de campo
Para que a técnica do saque seja realizada com sucesso ela deve ser feita utilizando gestos simples e contínuos, com um bom equilíbrio, uma empunhadura correta, controlando o punho.Entretanto, é importante entender a biomecânica pra desenvolver as coordenações motoras do saque.A seguir mostraremos os princípios da biomecânica aplicados ao tênis.
Obtenção da força inicial do saque
É importante entender que a fonte primaria de força provem do solo na forma de força de reação.Essa idéia é comprovada através da segunda lei de Newton que fala: Toda força aplicada produz uma força na mesma direção, de igual modulo e em sentido contrario.
Se para obtermos força (e com isso potencia) devemos empurrar o solo, então a flexão e extensão dos joelhos é uma técnica que deve ser dominada.Os dois problemas relacionados ao uso da flexão do joelho são: o uso excessivo ou insuficiente e o sincronismo com as outras partes do corpo.
Algumas observações:
Quando a mão que segura a bola começa a elevação para lançar a bola o joelho começa a flexionar.
Manter o braço que lança a bola erguida para que a fexão seja realizada corretamente
Convem perceber que o jogador salta após o movimento devido o impulso gerado pelo solo, esse impulso deve ser em direção a bola.
Rotação do tronco
Apos a transferência de energia da perna para a parte superior do corpo , ocorre a rotação do tronco que terá a função de aumentar a velocidade do movimento.
...