TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Crescimento e Desenvolvimento Humano

Por:   •  28/9/2020  •  Relatório de pesquisa  •  1.343 Palavras (6 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 6

Desenvolvimento Motor: um processo dinâmico

Introdução:

O desenvolvimento motor se considera como um processo sequencial e continuo que está relacionado com um processo por médio do qual o ser humano adquire uma grande quantidade de habilidades motoras. Esse processo acontece mediante o progresso de movimentos simples e desorganizadas para atingir habilidades motoras organizadas e complexas.

Pelas pesquisas realizadas observamos que o desenvolvimento motor não se produz isoladamente, ele esta influenciado por vários fatores:

• Biológicos da criança (como maturidade e herança)

• Ambiente quem que de desenvolve

• As oportunidades para o movimento se desenvolva

• E seu próprio desenvolvimento rotor

Investigação sobre o desenvolvimento motor

Existiram grandes teóricos que estuaram o desenvolvimento motor do ser humano.

Podemos mencionar diversos períodos

• Período da maturação (1928-1945) Neste período a psicologia apareceu com força e se manifesta um aumento dos estudos sobre o desenvolvimento motor. Os Pioneiros destas investigações foram Gesell e McGraw.

Para os investigadores norte-americano a teses da maturação foi fundamental, já que considera como a causa principal responsável das mudanças nas competências motoras infantis.

Essa teoria, descrita por Arnold Gesell (Influenciado por Darwin) tem como ideia inicial que a maturação do sistema nervoso central é o fator determinante do desenvolvimento.

Gessel, incentiva os pais a deixarem as crianças desenvolverem se sozinhas, sem ajuda, pois acredita que sem ajuda dos adultos, comportamentos como falar, brincar, e raciocinar surgiriam com a naturalidade da idade.

McGraw via o desenvolvimento do comportamento ocorrendo de uma maneira ordenada, com base no desenvolvimento da estrutura. O cérebro cresce e o comportamento é desdobrado como uma consequência desse crescimento. Myrtle McGraw falava a respeito de desenvolvimento como um desdobramento de padrões comportamentais, envolvendo a liberação de processos de crescimento, tendo como força geradora central a maturação do cérebro. Para McGraw (1946) o treinamento motor não tinha efeito ate que certo nível de maturidade seja alcançado.

Foi quem primeiro se refirio a peridos criticos na arendizagem e no desenvolvimento. Ele defedia que se deve pedir sempre a uma criança para praticar novas atividades, sem que se empenhe, visto que consideravba que forçar uma criança a se empengar em atividades antes doi periodo criticos era inutil e prejudicial.

Os maturacionistas defendiam que o desenvolvimento é função de processos biológicos inatos, que resultam em uma sequência universal de aquisição das habilidades de movimento pelo bebê. Os teóricos também afirmavam que, embora o ambiente pudesse influenciar a taxa de desenvolvimento, os efeitos eram apenas temporários, devido à potente influência da herança genética de cada um.

• Periodo normativo e descriptivo (1940-1970)

Depós da segunda guerra mundial aumentou o interesse pelo estúdio pelo aprendizagem de habilidade motoras das pessoas adultas, diminuindo o interesse da criança. Foram as Faculdades e departamentos de Educaçao física das universidades americanas, alemã e soviéticas as que e preocuparam nessa habilidades involucradas nos jogos e esportes do estudo do desenvolvimento motor.

Surgiu uma nova geração de pesquisadores do desenvolvimento motor, liderados por Anna Espenschade, Ruth Glassow e G. Lawrence Rarick , que focaram a descrição das potencialidades da performance motora em crianças. Os três eram formados em educação física e, assim, estavam interessados na compreensão dos resultados do desenvolvimento motor para a sua própria atividade. Além disso, o seu trabalho focava mais a aquisição de habilidades motoras por jovens em idade escolar do que a performance motora em bebês.

• Período cognitivo ou de orientação processual (1970 -atualidade).

O Psicólogo suíço Jean Piaget, um contemporâneo de Gessel propõe uma visão alternativa e aposta. Piaget acreditava que uma criança é influenciado pelo ambiente mais do que sue disposição genética.

Piaget descreveu como os movimento infantis formavam parte do conhecimento cognitivo infantil

Para Piaget, o desenvolvimento humano, nomeadamente o desenvolvimento da inteligência e aquisição de conhecimento.

• . A motricidade e a inteligência vão unidas , mas na medida que a criança cresse umas es mais importante que a outra.

• Aparecem a s habilidades locomotrizes e manipulativas, estas atividades se conseguem, graças ao aprendizado sobre a organização sensorial. A criança aprende a organizar esta informação.

• Piaget expus o papel da motricidade na evolução da inteligência.

• Formulou a existência de estágios que abarcam diferentes idades cronológicas

Enquanto Piaget e Gessel e Mc Graw tiveram visões opostas sobre o desenvolvimento infantil, todos são considerados importantes contribuintes para o campo de estudo.

Durante as décadas de 1980 e 1990, a ênfase do estudo do desenvolvimento motor de novo mudou de forma drástica. Em vez de focar o produto do desenvolvimento, como nas abordagens normativas/descritivas das três décadas precedentes, os pesquisadores passaram a enfatizar outra vez a compreensão dos processos subjacentes envolvidos no desenvolvimento motor. Embora a importância fundamental da hereditariedade tivesse sido reconhecida, agora era dada uma importância complementar às condições do ambiente do aprendizado e às exigências específicas da tarefa ou ação motora.

Esta perspectiva é chamada de Sistemas Dinâmicos e apresenta uma visão mais ampla do desenvolvimento motor. A perspectiva dos Sistemas Dinâmicos aplicada ao estudo do desenvolvimento motor surge a partir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (50 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com