DANÇA – BERTYZA FALCÃO
Por: rrf22 • 23/10/2016 • Resenha • 448 Palavras (2 Páginas) • 331 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
LICENCITATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
DANÇA – BERTYZA FALCÃO
RAQUEL RAMALHO FERNANDES
RESENHA
JOÃO PESSOA - PB
2016
Rudolf Laban (1879-1958) é considerado um dos grandes pensadores da dança e, mais particularmente, do movimento humano e seu vasto campo de expressão. Seus estudos e propostas de atuação social e terapêutica continuam sendo uma fonte de estudos e reflexões. Artistas, bailarinos e coreógrafos ainda se inspiram em temas lançados nos anos de 1920 por Laban e seus inúmeros grupos de dança e pesquisa.
Laban nos deixa claro que não podemos colocar o conteúdo da dança em palavras, mas que podemos de alguma forma descrevê-lo, usando termos na metodologia como: peso, ritmo, postura, direção.
Ele fundou sua teoria através da observação dos movimentos corporais, qualquer um dos movimentos era visto por ele como formas de fundamentar a dança.
Para estudar a dança é como estudar a musica, pois não é possível estuda-la sem tocar algum instrumento, da mesma forma que não se pode entender os textos de Laban só lendo. É preciso usar nosso corpo.
Os textos de Laban são muito utilizados hoje em dia em cursos para professores de ensino fundamental. Ele nos mostra múltiplas possibilidades de como usar o movimento no processo de educação, oferecendo uma movimentação mais criativa, que pode ser utilizada para qualquer tipo de aluno.
Ele usa teorias como Esforço e Fator de Movimento que tem subdivisões.
O Esforço não é descrito por Laban como no sentido de força física, e sim como a vontade de realizar os movimentos e assim faze-los.
O Fator de Movimento é quando estamos fazendo um movimento e mudamos para outro, é essa mudança de movimentação.
Quando se fala na Arte do Movimento, é preciso entender, pensar e sentir o movimento como intelectual, físico e emocional.
O texto de Laban se torna muito atual, pois com ele aprendemos que o não se pode separar o movimento corporal, experimentação, da parte teórica. Devemos ensinar a dança através da movimentação, da consciência corporal. Assim, podemos aplicar esse conhecimento a qualquer individuo.
É uma leitura fácil, pois da para entender a ideia central após ler todo o texto, mas pode causar confusão pela quantidade de termos que são usados por ele.
...