DESAFIO PROFISSIONAL METODOLOGIAS DO ENSINO DE JOGOS COLETIVOS E ATLETISMO
Por: fabioveigaf • 29/5/2017 • Trabalho acadêmico • 1.520 Palavras (7 Páginas) • 970 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP EDUCACIONAL
UNIDADE DE BELA VISTA
CURSO DE LICENCIATURA DE EDUCAÇÃO FÍSICA
DISCIPLINAS NORTEADORAS: CINESIOLOGIA E BIOMECÂNICA, METODOLOGIA DO ENSINO DO BASQUETE, METODOLOGIA DO ENSINO DO VOLEIBOL, METODOLOGIA DO ENSINO DO ATLETISMO E SEMINÁRIO DA PRÁTICA: METODOLOGIAS DO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA – JOGOS COLETIVOS E ATLETISMO.
DESAFIO PROFISSIONAL
METODOLOGIAS DO ENSINO DE JOGOS COLETIVOS E ATLETISMO
BELA VISTA/MS
MAIO/2017
JANDERSON FABIO VEIGA FLEITAS RA: 2836281396
AMAURY DOS SANTOS CORONEL RA: 2814827953
DESAFIO PROFISSIONAL
METODOLOGIAS DO ENSINO DE JOGOS COLETIVOS E ATLETISMO
Trabalho apresentado ao Curso de Licenciatura de Educação Física - EAD 5ª Série - Universidade Anhanguera Educacional - Pólo de Bela Vista/MS, como requisito à obtenção de nota complementar de cada disciplina do semestre.
Tutor EAD: Rodrigo Presti
BELA VISTA/MS
MAIO/2017
INTRODUÇÃO
Neste trabalho, objetivamos abranger os assuntos pertinentes ao ensino de habilidades e competências tático-cognitivas e também considerações sobre os aspectos técnicos ou táticos e desenvolvimento das capacidades físicas específicas das modalidades voleibol, basquetebol e atletismo. Nos dias atuais, temos observado um aumento considerável nas discussões sobre as metodologias de ensino-aprendizagem dos desportos; no atletismo e nos jogos desportivos coletivos, inúmeros são os assuntos a serem debatidos.
O Voleibol na escola deve se pautar por uma série de detalhes. A primeira questão a considerar é se o voleibol irá entrar na Educação Física Escolar como um conteúdo e, a segunda, é se o voleibol irá ser desenvolvido nesse contexto como uma atividade esportiva voltada para competições escolares.
Com a evolução tecnológica, o basquetebol sofreu mudanças significativas no decorrer das últimas décadas. Nos dias atuais, o jogo de basquetebol está mais dinâmico, necessitando, com mais premência, de decisões rápidas diante das ações dos adversários, exigindo novas metodologias para o treinamento físico e inovações para o treinamento técnico-tático.
No processo de ensino-aprendizagem do basquetebol, é preciso desenvolver as capacidades físicas e a aprendizagem das técnicas e estratégias táticas, gerais e especiais, para os alunos/atletas das fases de iniciação e aperfeiçoamento. Deve-se considerar a organização pedagógica dos conteúdos de forma planejada para a aplicação prática, os quais podem ser embasados nos estudos sobre o treinamento desportivo e no ensino dos jogos desportivos coletivos, almejando a educação e a formação dos alunos nos aspectos individuais e coletivos que completam o jogador.
A disciplina de Atletismo, no contexto escolar, pode ser referenciada como fundamental, pois as capacidades e habilidades inerentes aos seus conteúdos servem de base para outras modalidades desportivas. A iniciação ao Atletismo na Escola pode ser de importância decisiva para a criança e o jovem, na medida em que lhe proporcione vivências e experiências básicas, fundamentais para o desenvolvimento das habilidades motoras.
DESENVOLVIMENTO
PASSO 1 – ENTREVISTA REALIZADA COM PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA QUE MINISTRA AULAS NA REDE ESTADUAL DE ENSINO – SED/MS
- Quais são os esportes coletivos e individuais, olímpicos e não olímpicos desenvolvidos na aula de Educação Física?
Resposta: São desenvolvidos esportes como voleibol, futebol, basquetebol, tênis de mesa, futsal e atletismo.
- Quais são as metodologias para o desenvolvimento dessas modalidades?
Resposta: Através da aula teórica com objetivo de que os(as) alunos(as) conheçam o conceito de cada modalidade esportiva e, aulas práticas para que possam por em prática os conhecimentos adquiridos.
- Como é a aceitação dos alunos na prática dessas modalidades nas aulas de Educação Física e, principalmente, o envolvimento de meninos e meninas?
Resposta: A aceitação pela prática das modalidades esportivas no ambiente escolar é de forma muito positiva. Porém a participação não é obrigatória, pois, segundo os PCNS de Educação Física, deve ser concedido ao aluno(a) o direito de escolha entre participar ou não de um referido esporte. Cabe ao professor incentivar e não obrigar.
- Qual é a estrutura e quais são os materiais disponíveis na escola para o desenvolvimento dessas modalidades?
Resposta: A escola possui estrutura ampla, contendo duas quadras, uma coberta. Possui materiais esportivos como bolas, redes, mesa de tênis em perfeito estado de conservação propiciando dessa forma aulas práticas bastante proveitosas.
- Quais são as principais dificuldades encontradas para a realização das modalidades esportivas nas aulas de Educação Física?
Resposta: Encontramos algumas dificuldades devido à falta de estrutura física da escola, a mesma não possui vestiários equipados para que os (as) alunos (as) façam a higiene adequada após a aula de Educação Física.
- Por meio de um questionamento ao professor procure saber qual ou quais capacidades motoras são mais relevantes e mais utilizadas na infância e adolescência para as esportivas que ele trabalha na escola – força, velocidade, resistência, flexibilidade ou coordenação.
Resposta: Com o avanço das pesquisas referentes à motricidade humana a Educação Física vem crescendo em importância no âmbito escolar. Em consequência disto, professores de educação física estão sendo requisitados para trabalhar no nível da Educação Infantil. Foi identificado que a Educação Física durante a Infância ocupa lugar de destaque no desenvolvimento das Capacidades Motoras e no Crescimento, estas são a base para a execução das tarefas do cotidiano das crianças. Fica claro também a importância gigantesca que o professor de educação física tem nesse processo, pois com o treinamento adequado e orientado para cada faixa etária os benefícios para as crianças tanto nas capacidades motoras quanto no crescimento é otimizado. A Educação Física Escolar, através dos recentes estudos, vem ganhando importância e destaque no cenário acadêmico, assim cabe a nós professores dar continuidade a esse trabalho para que nosso papel dentro da educação e do desporto seja cada vez mais uma referência.
...