Desafio Profissional – Refletir sobre as possibilidades do desenvolvimento de trabalho interdisciplinar nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Por: Raquel Suzuki • 4/9/2018 • Trabalho acadêmico • 2.245 Palavras (9 Páginas) • 592 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP EDUCACIONAL
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
Desafio Profissional – Refletir sobre as possibilidades do desenvolvimento de trabalho interdisciplinar nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Áreas envolvidas: História, Geografia e Artes.
Elaboração de uma situação de aprendizagem hipotética, indicada para uma turma de primeiro ano do Ensino Fundamental.
SOROCABA
2018
Desafio Profissional: Elaboração de situações de aprendizagem hipotéticas, indicada para turma de primeiro ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, contemplando de forma interdisciplinar conteúdo das áreas de: História, Geografia e Arte.
Desafio Profissional apresentado às disciplinas de Didática da História e Geografia, Organização e Metodologia do Ensino Fundamental, Avaliação e Currículo, Educação Aplicada aos cuidados da criança e Expressões Artísticas na Educação Infantil, como requisito para aprovação no curso de Pedagogia.
Tutor (a) EaD – Leila Cabral.
Tutor (a) presencial – Hellen Fernandes do Amaral Campos dos Santos.
SOROCABA
2018
Sumário
INTRODUÇÃO 4
DESENVOLVIMENTO 5
Mapa mental: 5
Linha do Tempo: 5
Maquete do bairro: 6
Planos de Aulas: 7
1. Situação de Aprendizagem: Mapa Mental 7
2. Situação de Aprendizagem: Linha do Tempo 8
3. Situação de aprendizagem: Maquete do bairro: 9
CONSIDERAÇÕES FINAIS 10
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 11
INTRODUÇÃO
Este trabalho é uma reflexão sobre os elementos que compõem a interdisciplinaridade e como ela transforma a forma de ensinar.
No decorrer de seu desenvolvimento iremos demonstrar como as disciplinas se integram e os benefícios que esta integração traz para o aprendizado e o desenvolvimento da criança.
Ao estimular a realização de um projeto interdisciplinar o aluno é colocado como o elemento mais importante do ensino-aprendizado, desta forma ele não é esquecido e nem ignorado, isto mobiliza o aluno, o introduz numa aprendizagem, ele aprende a assumir as dificuldades, desperta para o desejo do saber e a vontade de conhecer.
[...] qualquer forma de combinação entre duas ou mais disciplinas com vista à compreensão de um objecto a partir da confluência de pontos de vista diferentes e tendo como objectivo final a elaboração de uma síntese relativamente ao objecto comum. A interdisciplinaridade implica, portanto, alguma reorganização do processo de ensino/aprendizagem e supõe um trabalho continuado de cooperação dos professores envolvidos.
(Pombo, 1993ª, p.13)
Para o desenvolvimento deste planejamento interdisciplinar é necessário ter uma flexibilização do currículo, onde não haja programas rígidos e pré-estabelecidos, precisa haver uma estratégia pois dependendo do que for observado ou do resultado obtido o trabalho deve ser reestruturado ou até mesmo modificado, não deve haver espaço para planejamentos fechados, nesta concepção o professor não é o detentor do saber e o aluno não é mais um mero deposito de saber, passa a ter participação ativa.
O passo importante neste planejamento é basear seu assunto numa situação real, pois isso torna mais seguro a integração destas disciplinas já que situações reais rendem desdobramentos em várias áreas, e leva em consideração o conhecimento que o aluno já traz para a escola, neste caso o que ele conhece do bairro onde mora.
Baseado no que foi exposto, elaboramos este desafio para demonstrar como a interdisciplinaridade busca uma nova postura diante do conhecimento, conseguindo assim de forma eficaz formar cidadãos críticos e sociáveis.
DESENVOLVIMENTO
Explorando o tema bairro, será proposto aos alunos atividades que possibilitem a aquisição do conhecimento sobre o meio em que vivem, e se apropriando deste conhecimento eles também estão aprendendo sobre história, geografia e artes.
Para isso foram elaboradas três situações de aprendizagem:
Mapa mental:
Nesta atividade a proposta é pedir aos alunos que desenhem seu percurso desde sua casa até a escola, a única orientação dada é que coloquem no desenho tudo que eles consideram importante no trajeto até chegar a escola. Será utilizado as carteiras, papel, lápis, lápis de cor para esta atividade, a intenção é deixar as crianças a vontade para desenhar livremente seus mapas.
Avaliação: com base nesta atividade é possível observar o quanto o aluno compreende o espaço que ele está inserido, através dos desenhos é possível saber a noção que a criança tem do conceito de meio ambiente, por exemplo, se ela desenha lixo na rua, ou lixeiras, arvores, etc. É possível analisar também se os alunos possuem algum conhecimento na linguagem cartográfica, lateralidade, visão oblíqua, vertical e horizontal, e pode-se também identificar a presença dos sentimentos dos alunos nos desenhos, pois a criança tende a focar em detalhes que para um adulto passaria despercebido.
Linha do Tempo:
Nesta atividade será proposto aos alunos a construção da linha do tempo do bairro, para que eles conheçam o que mudou desde a criação do bairro até hoje.
Os alunos levarão para a casa um questionário para que seus responsáveis preencham com informações sobre as mudanças que ocorrem no bairro desde da época em que começaram a residir nele, para os alunos que residam a pouco tempo e os que não residem no mesmo bairro que a escola os responsáveis serão orientados a fazer uma breve pesquisa sobre a história do bairro.
...