DISFUNÇÕES ORGÂNICAS, ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE
Por: gfd321 • 24/9/2018 • Trabalho acadêmico • 998 Palavras (4 Páginas) • 793 Visualizações
[pic 1]
DISFUNÇÕES ORGÂNICAS, ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE
Portfólio 1 – 6ª semana de estudos
Trabalho apresentado ao Centro Universitário Claretiano para a disciplina: Disfunções orgânicas, atividade física e saúde, ministrado pelo professor mestre Aldo Coelho Silva.
DENNIS ALCÂNTARA SILVA NEVES
8050929
POUSO ALEGRE - MG
2018
1-
- Qual o efeito da inatividade física na população infantil,adulta e idosa?
R: O sedentarismo e a ausência de adaptações induzidas pelo exercício regular reduzem as reservas fisiológicas do corpo, o que acarreta vários riscos para a saúde e a capacidade física. O sedentarismo é um fator de risco importante por si só, mas exerce uma influência negativa direta sobre outros fatores de risco, obesidade, hipertensão, metabolismo e do colesterol.
- Qual o papel do Educador Físico na inserção da atividade física na promoção de saúde? Quais são os desafios?
R: O profissional de Educação Física tem papel fundamental na promoção de saúde por ser um especialista em atividades físicas em sua totalidade, afim de prestar serviços que oportunizem o desenvolvimento da educação e da saúde visando bem-estar, qualidade de vida, prevenção e compensação de distúrbios funcionais, contribuir para capacitação e/ou restabelecimento fisio-corporal dos indivíduos, visar bem estar e a qualidade de vida tanto em nível individual quanto coletivo.
Muitos são os desafios a serem enfrentados pelos profissionais de educação física, para viabilizar de maneira digna e formal a sua atuação destes na saúde pública. É totalmente necessária a criação de políticas públicas voltadas para a inserção destes profissionais nas Unidades de Atenção Básica de saúde. Além disso, é necessário que os próprios profissionais se especializem para que possam ter as competências necessárias para exercerem atividades de qualidade no atendimento à população.
Sobre tudo o profissional de educação física deveria ter seu papel estratégico no atendimento à saúde, com emergente necessidade de atuação como parceiro de médicos, enfermeiros e fisioterapeutas, uma vez que sua atuação não deve ser vista como meramente assistencial, mas sim prioridade na promoção de saúde e qualidade de vida.
2 - Após a leitura desse artigo e das Unidades 1 e 2 do CRC Disfunções orgânicas, atividade física e saúde,comente as ações desenvolvidas pelo Ministério da Saúde para reduzir o fator de risco do sedentarismo.
3-
- O que você entendeu por estudo transversal?
R: Estudo transversal
Para a realização de um estudo transversal torna se necessário as seguintes etapas:
1. definição de uma população de interesse;
2. estudo da população por meio da realização de censo ou amostragem de parte dela; e
3. determinação da presença ou ausência do desfecho e da exposição para cada um dos
indivíduos estudados.
Sendo assim, o estudo transversal consistem em uma ferramenta de grande utilidade para a descrição de características da população, para a identificação de grupos de risco e para a ação e o planejamento em saúde. Quando utilizados de acordo com suas indicações, vantagens e limitações, podem oferecer valiosas informações para o avanço do conhecimento científico.
...