Dança – Escola dialogando com o corpo, a arte e a educação
Por: Paulageise22 • 9/6/2015 • Projeto de pesquisa • 857 Palavras (4 Páginas) • 441 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
PAULA GEISE CARDOSO GUERRA
RA: B302135
PRÁTICA DE ENSINO: OBSERVAÇÃO E PROJETO
Dança – Escola dialogando com o corpo, a arte e a educação
SANTA CRUZ DAS PALMEIRAS
NOVEMBRO 2012
PAULA GEISE CARDOSO GUERRA
PRÁTICA DE ENSINO: OBSERVAÇÃO E PROJETO
Dança – Escola dialogando com o corpo, a arte e a educação
Projeto de (Dança na Escola dialogando com o corpo, a arte e a educação) apresentado a Universidade Paulista como requisito parcial para aprovação na disciplina de Prática de Ensino Observação e Projeto, sob a supervisão do Prof. Luís Antônio de Souza Júnior.
SANTA CRUZ DAS PALMEIRAS
NOVEMBRO 2012
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO E JUSTIFICATIVA...........................................................04
- OBJETIVOS.....................................................................................................05
- Geral.............................................................................................................05
- Específicos....................................................................................................05
- MÉTODO..........................................................................................................06
- Participantes................................................................................................06
- Instrumento.................................................................................................06
- Procedimento...............................................................................................06
- RESULTADOS ESPERADOS E CONSIDERAÇÕES FINAIS................07
- CRONOGRAMA..............................................................................................08
- REFERÊNCIA..................................................................................................09
Introdução e Justificativa
Há anos discute-se a necessidade de ampliar o conhecimento em Arte na escola hoje não é mais sinônimo somente de fazer, mas também de apreciar e contextualizar (Barbosa, 1981). Na Arte da dança, isto significa que não basta dançar o carnaval, o pagode, o axé, a dança de rua, mas sim conhecer seus processos históricos, coreográficos, estéticos e sociais. Na verdade, é este o grande papel da escola: integrar o conhecimento do fazer dança ao pensá-la criticamente na vida em sociedade.
Agora com tantas possibilidades características da época em que estamos vivendo, talvez seja este o momento mais propício para também refletirmos sobre a função e o papel da dança na escola. Mas deve-se ficar atentos ao fato de que a escola deve dialogar com a sociedade em transformação, ela é um lugar privilegiado para que o ensino de dança se processe com qualidade, compromisso e responsabilidade. Acima de tudo, a escola pode garantir continuidade, aprofundamento e relações com as outras áreas do currículo.
A educação através da dança escolar não se resume em buscar sua execução em festinhas comemorativas. Mas, no sentido de se buscar uma forma de dança que se liberte do academicismo mostrando que esta não se restringe apenas ao aprendizado de técnicas e estilos, vai muito mais além do que simples classificação, pois conforme Ferrari (2003, p.1),a Dança na escola não é a arte do espetáculo, é educação através da arte.
4
Objetivos
- Objetivos Gerais
Oferecer ao estudante o contato com a arte e que permita a abordagem da dança como uma forma de comunicação e conhecimento. Trabalhar na teoria e na prática propostas para o ensino de dança que integrem o fazer, a apreciação e a contextualização artística.
Trabalhar propostas que relacionem também com outras disciplinas
- Objetivos Específicos
Propiciar a integração e a ampliação da consciência do aluno como individuo atuante no grupo, despertar através da dança e da arte o que existe da melhor dentro de cada um, possibilitar uma ampliação no repertório de movimentos de cada participante e mostrar as possibilidades de trabalhar na Arte e em outras disciplinas de forma natural e frequente.
A educação física nas séries iniciais é fundamental para o aluno, pois possibilita a estes a oportunidade de desenvolver habilidades corporais e participar de atividades culturais fazendo uso dos jogos, lutas, ginástica e principalmente da dança, de modo que expressem os sentimentos, afetos e emoções. A Dança uma manifestação sócio/ cultural e educacional direcionada à todos por meio de linguagens diversificadas, independente da etnia, crença ou religião, podendo ainda ser praticada por homens, mulheres e crianças.
5
Método
- Participantes
Professores de ensino Infantil, Fundamental e Médio, das áreas de Artes e Educação Física e Alfabetização e alunos em geral.
- Instrumento
Indicação de testes, diálogos, questionários, entrevista, observações a serem utilizadas. Procedimento da coleta de dados, como, quando, e por quem foram aplicados os instrumentos
- Procedimento
Fazer a apreciação da dança ao vivo e em vídeos, vivenciar os exercícios de dança contemporânea, e outras, discutir sobre o apreciado de leituras e discussões de texto; Também elaborar registros diários para elaboração e aplicação de projetos de ensino.
...