Disciplina: Educação Física para grupos especiais e adaptada
Por: Gaspar Ribeiro • 12/9/2016 • Trabalho acadêmico • 592 Palavras (3 Páginas) • 1.127 Visualizações
[pic 1][pic 2]
JOÃO GASPAR DA SILVA RIBEIRO – 8001826
ATIVIDADE 6ª SEMANA
Centro Universitário Claretiano
Bacharelado em Educação Física
Educação Física para grupos especiais e adaptada
Tutora Raquel Daffre de Arroxellas
CURITIBA
2016
[pic 3][pic 4]
CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO
Curso: Bacharelado em Educação Física | |
Disciplina: Educação Física para grupos especiais e adaptada | |
Tutor: Raquel Daffre de Arroxellas | R.A.: 8001826 |
Aluno: João Gaspar da Silva Ribeiro | Turma: DGEFB1601CRTA4S (Calendário: B1) |
ATIVIDADE
QUESTÃO 1: O tratamento destinado às pessoas com deficiência se modificam conforme as diferentes culturas, e se transformou de uma época para outra. Nas culturas antigas, como eram tratadas as pessoas com deficiência e quais fatores eram determinantes para estas questões?
RESPOSTA: Ao longo do Tempo conforme cita Munster (2013) dá pra se observar dois tipos de atitudes em relação ás pessoas com deficiência: Uma postura de aceitação, apoio e assimilação e a outra de eliminação, menosprezo e destruição. Nas culturas antigas vê-se que o fator utilizar a força física para sobrevivência era o fator determinante, pois tinham que caçar, pescar para assim se manter vivo, e uma pessoa com deficiência iria colocar a tribo em risco de segurança, por isso essas pessoas eram abandonadas para morrer. Em Esparta as crianças com deficiência eram eliminadas ou abandonadas, porque os ideais em Esparta eram pessoas com corpos atléticos e clássicos (PESSOTI, 1984 apud MUNSTER, 2013).
QUESTÃO 2: Em relação à Educação Física Adaptada, o que deve ser mantido para que ocorra a integridade das atividades e a maximização do potencial individual?
RESPOSTA: Segundo Pedrinelli, Verenguer in Gorgatti e Costa (2008 apud Munster, 2013) Em um programa de atividade deve mudá-lo somente quando houver necessidade realmente, sempre deve respeitar e seguir as metas que foram prévias, ás atividades terão que ser um desafio para todos que estão participando, sempre valorizando as diferenças.
QUESTÃO 3: Quando e como surgiram as primeiras instituições que acolhiam pessoas com deficiência no Brasil?
RESPOSTA:
De Acordo com Munster (2013, p.30)
No Brasil, as primeiras instituições que acolhiam pessoas com deficiência surgiram durante o governo do Imperador D. Pedro II, e, em 1854, foi criado o Imperial Instituto dos Meninos Cegos (atualmente conhecido como Instituto Benjamin Constant) e, em 1957, o Imperial Instituto de Surdos Mudos (hoje Instituto Nacional de Educação para Surdos), ambos no Rio de Janeiro. Já as pessoas com deficiências intelectuais, até então confundidas com pessoas com distúrbios mentais, permaneciam internadas em sanatórios e hospitais psiquiátricos; apenas em 1945 foi fundada a Sociedade Pestalozzi do Brasil, e, em 1954, teve origem a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), voltada ao atendimento de pessoas com essas características.
...