ESPORTES COMO CONTEÚDO PEDAGÓGICO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Por: tamborin • 13/4/2015 • Projeto de pesquisa • 3.671 Palavras (15 Páginas) • 246 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP
LUIZ CARLOS TAMBORIN
O ESPORTE COMO CONTEÚDO PEDAGÓGICO DO ENSINO INFANTIL.
SÃO PAULO
2015
UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP
INSTITUTO DE CIENCIAS DA SAUDE – ICS
CURSO EDUCAÇÃO FÍSICA
R.A: C26IJA-3 TURMA: 03/ EF3A68 LICENCIATURA TURNO: DIURNO
O ESPORTE COMO CONTEÚDO PEDAGÓGICO DO ENSINO INFANTIL.
Pesquisa realizada como requisito da disciplina: Atividades Práticas Supervisionadas – APS, Aprendizagem e desenvolvimento motor para o curso de Educação Física Escolar.
Orientador: Professor
São Paulo
2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
O esporte tem importância significativa nas aulas de Educação Física, pois os alunos aprendem, por meio da prática esportiva, muitos valores fundamentais que levam para vida, como: respeito, união, socialização, amizade, entre outros. Aprendem, também, a conviver com as vitórias e as derrotas que o esporte e a vida proporcionam e aprendem a vencer através do esforço pessoal, desenvolvendo, com isto, uma maior responsabilidade e autoconfiança. Portanto, dentro de um processo educativo, o esporte pode se tornar um caminho que contribua para a formação integral e critica do ser humano. Sendo assim, o tema escolhido para esta pesquisa foi a Educação Física Escolar, o Esporte como Conteúdo Pedagógico do Ensino Infantil e o problema é: Como deve ser compreendido o esporte como conteúdo pedagógico em uma perspectiva crítica na Educação Física da Escola? O esporte pode ajudar na socialização dos alunos no ensino infantil? Na sociedade atual, principalmente sob a influência de como ela é organizada, existem questões que ainda ocultam a realidade das manifestações desta, seja ela no âmbito cultural, político ou econômico. Partindo da ideia que existem novas possibilidades de se tratar o esporte na escola, levam-se em consideração as seguintes questões: Qual seria a ideal metodologia de se trabalhar com o esporte educativo na escola que busca uma formação integral de seus alunos? O esporte é lecionado de forma lúdica ou buscando o rendimento? Como a Educação Física pode ajudar na formação do cidadão? Quais os objetivos do esporte na escola? Para isso, a metodologia aplicada para a construção desse trabalho trata-se de uma pesquisa bibliográfica onde se discute qual é a função e como deve ser abordado o esporte nas aulas de Educação Física, apresentando os benefícios, os prejuízos e os cuidados que devemos olhar para essa prática inserida como instrumento de trabalho nas aulas de Educação Física. O objetivo geral será de verificar se o esporte ajuda na socialização dos alunos no ensino fundamental e os objetivos específicos são verificar se o esporte é lecionado de forma lúdica ou buscando o rendimento, identificar a importância do esporte como instrumento pedagógico, analisar como a Educação Física pode ajudar na formação do cidadão e verificar quais são os objetivos do esporte na escola. Deste modo, o propósito desta pesquisa compreender como deve ser a prática do esporte nas aulas de Educação Física e verificar se o esporte em sua prática auxilia na socialização e integração dos alunos. Esse estudo poderá ser de grande valor para o entendimento das dimensões sociais do esporte por parte dos profissionais de Educação Física que estiverem cientes dessa realidade. Este material pode ser explorado por docentes e discentes de nível universitário para trazer a tona discussões sobre o tema proposto para poder ser modelado um profissional crítico da área.
2 - A gênese do esporte
O esporte é um fenômeno sociocultural que exerce uma grande atração nas pessoas, independentemente da etnia, do sexo ou da ideologia. Na antiguidade a prática esportiva destinava-se àquelas com melhores condições de vida, os mais ricos, enquanto que a classe trabalhadora era excluída, ocorrendo, com isto, a distinção da classe social. (OLIVEIRA, 2001). O esporte moderno, que surgiu no âmbito da cultura europeia por volta do século XVIII, expandindo-se para o resto do mundo, refere-se às atividades corporais do movimento com caráter competitivo. Naquela época, as classes populares da Inglaterra provocaram uma esportivização de inúmeros jogos populares, tais como os diversos jogos com bola. Estas mudanças começaram no século XVIII, e se intensificaram no final do século XIX, e inicio do século XX, (OLIVEIRA, apud BRACHT, 1989). Sendo assim, os jogos populares ligados a festas foram desaparecendo, pois ocorreram novas e melhores condições de vida. Com o desenvolvimento desta cultura, o esporte assumiu algumas características, as quais são a competição, o rendimento físico-técnico, recorde, racionalização e cientificidade do treinamento (GUTTMANN, apud BRACHT, 2003).
A influência do esporte sobre a educação física tem um grande crescimento após a segunda guerra mundial, afirmando-se como elemento hegemônico da cultura corporal. No Brasil, é o período do fim do Estado Novo, do avanço do processo de urbanização, com o desenvolvimento industrial e dos meios de comunicação de massa. (OLIVEIRA, 2005, p. 15)
Com o término da segunda guerra mundial e o fim do governo ditatorial no país, intitulado como Estado Novo no Brasil, conforme Coletivo de Autores (1992) originaram-se novas tendências para o desenvolvimento do sistema educativo; com isso, o esporte passou a ser forte integrante da Educação Física Escolar.
Para que o esporte eduque significativamente, torna-se de extrema necessidade uma intervenção pedagógica inclusiva que seja consciente e critica por parte do professor de Educação Física, que através do esporte, deve permitir o aprendizado de normas, regras e valores.
Deve-se destacar também que o esporte possibilita que as pessoas desenvolvam a experiências de grupo, valoriza a estruturação das relações interpessoais e intensifica os mecanismos individuais de autocontrole. Contemplar a diversidade de habilidades é uma necessidade, mas não se deve apostar na repetição de jogadas, pois esta atitude acaba premiando apenas alguns alunos e exclui os menos aptos. (BREGOLATO, 2007).
...