Educação como prática corporal
Por: 33333333333 • 26/9/2016 • Resenha • 252 Palavras (2 Páginas) • 2.534 Visualizações
Resumo: Educação como prática corporal
O livro trás a importância da pratica corporal no desempenho global do aluno, o seu objetivo á apresenta a educação física como uma disciplina integrada ao currículo escolar, transformando- a numa aliada para a educação para a autonomia. Busca contribuir para que os alunos desenvolvam a consciência do próprio corpo e aprenda a lidar com suas emoções, ser mais cooperativo e corporalmente mais expressivo.
Quem educa para a autonomia, confia que seus educandos saberão seguir pela vida orientada por sua própria consciência autônoma.
A seguir descrevemos características dos alunos nos deferentes níveis de escolaridade.
Educação Infantil: 18 a 24 meses
Habilidades de representação mental é muito importante, a escola deve investir por meio de atividades simbólicas ( imaginário, faz-de-conta),mas buscando coerência com a realidade.
Ensino Fundamental
Nesta fase as crianças transitam entre o jogo egocêntrico e jogo social, podendo jogar com os outros e usufruir das vantagens disso e assim começar a aprender que para ter êxito no jogo o caminho mais eficaz é a cooperação.
TERCEIRO ANO:
Poucas distinções entre o segundo e terceiro ano .Na primeira série há descobertas, na segunda série, afirmações, de modo bastante geral.
QUARTO ANO:
O pensamento voltado mais ao coletivo que ao individual. O jogo é mais organizado, devido as noções de posicionamento. Porém é provável que, um grupo de crianças de terceiro ano passe mais tempo discutindo o jogo que praticando-o corporalmente. Os jogos cooperativos devem ter presença privilegiada no currículo de Educação Física do terceiro ano.
QUINTO ANO: Não há características marcantes.
AUTOR:JOÃO BATISTA FREIRE E ALCIDES JOSÉ SCAGLIA
...