Ergonomia e Ginastica Laboral
Por: robertapapoti84 • 15/4/2017 • Trabalho acadêmico • 954 Palavras (4 Páginas) • 2.962 Visualizações
Claretiano Centro Universitário
Educação Física Bacharelado EAD
Roberta Mendes Papoti – RA 8030963
Ergonomia e Ginástica Laboral
Prof. Marília de Carvalho Almeida
Batatais/SP
03/2017
- De acordo com a Internacional Ergonomics Association (IEA), existem três domínios da Ergonomia. Cite quais são eles e defina-os.
Resp. Os três domínios são: Ergonomia Física, Ergonomia Cognitiva e Ergonomia Organizacional.
- Ergonomia Física: domínio que contempla as características da anatomia humana, antropometria, fisiologia e biomecânica e sua relação com o aspecto físico da atividade. Enquadram-se nessa categoria o estudo das posturas no trabalho, o manuseio de materiais, os movimentos repetitivos, os distúrbios musculoesqueléticos relacionado ao trabalho, o projeto de postos de trabalho e os aspectos relacionados à segurança e à saúde do trabalhador.
- Ergonomia Cognitiva: domínio que inclui a abordagem dos processos mentais, como a percepção, memória, raciocínio, resposta motora e seus efeitos nas interações entre as pessoas e outros elementos de um sistema. O foco dessa abordagem está no estudo da carga mental de trabalho, na tomada de decisão, na interação homem-computador, no estresse ocupacional e nos efeitos do treinamento.
- Ergonomia Organizacional: domínio que aborda a otimização dos sistemas sócio-técnico, abrangendo as estruturas organizacionais, regras e processos. Entre o focos de atenção dessa abordagem estão incluídos o processo de trabalho, a programação do trabalho em grupo, a organização temporal do trabalho, o projeto participativo, o trabalho cooperativo, a cultura organizacional, as organização em rede e a gestão de qualidade.
A atuação em Ergonomia pode ser orientada com base em uma ou mais dos domínios anteriormente apresentados, de acordo com o contexto da situação de trabalho em que ele esteja inserido.
- O que você entende sobre o Taylorismo, e quais são os seus princípios? Discorra sobre cada um deles.
Resp. Taylorismo foi uma abordagem na indústria criada por um engenheiro-mecânico norte-americano chamado Frederick Winslow Taylor (1879), tenha como objetivo fazer uma Administração Científica visando como característica organizacional uma divisão de tarefas dentro das empresas tendo com objetivos o máximo de rendimento e eficiência com o mínimo de tempo e de atividade.
Quanto aos seus princípios, podemos encontrar:
(a) Encontrar uma Melhor Maneira;
(b) Pessoas Certas para as Tarefas;
(c) Supervisão, Recompensa e Punição;
(d) Sistema de Incentivos Salariais.
- Encontra uma Melhora Maneira: Para Taylor as Leis científicas, seria para realizar o trabalho da maneira, é o primeiro passo para a obtenção de uma produção eficiente, com divisão das tarefas de trabalhos dentro da empresa.
- Pessoas Certas para as Tarefas: Para Taylor, as pessoas são diferentes. Seriam selecionadas cientificamente, para executar determinadas tarefas, com isso teria uma especialização do trabalhador.
- Supervisão, Recompensa e Punição: Para Taylor, a supervisão era essencial para assegurar que a melhor maneira de executar a tarefa fosse de fato empregada. Dando, ao trabalhador um treinamento e preparação de acordo com aptidão.
- Sistema de Incentivos Salariais: Para Taylor, os trabalhadores isso seria um incentivo para um processo produtivo dentro da empresa, com o objetivo de otimização do trabalho. Esse método, por ele padronizado reduziria o custo e aumentava sua produtividade. Juntamente com a implantação de melhoria nas condições e ambientes de trabalhos, esses incentivos salariais por peças, eles utilizariam em benefícios próprios. Para os trabalhadores que produzissem acima do nível esperado de produção, determinava cientificamente, pela gerência e penalizaria os trabalhadores que não conseguissem atingir esse nível.
- Descreva os principais pressupostos da Ergonomia utilizados como princípios básicos na sua prática.
Resp. Os principais pressupostos da Ergonomia desenvolveram-se como ciência ao longo dos anos e sua prática também têm como princípios básicos necessários para o entendimento de um determinado conceito ou fenômeno. Dentro deste conceito para compreendermos de como se dá esta ação ergonômica e suas escolhas metodológicas, ela é guiada por três princípios básicos. Os seus três pressupostos dos quais se norteiam a ação em ergonomia são: Interdisciplinaridade, Análise de Situações Reais e o Envolvimento dos Sujeitos.
...