Resenha Ergonomia e Ginástica Laboral
Por: telma130702 • 12/4/2016 • Resenha • 589 Palavras (3 Páginas) • 871 Visualizações
[pic 1] [pic 2]
TELMA MARIA DE BARROS MARUCHI
RA 1157745
ERGONOMIA E GINÁSTICA LABORAL
Centro Universitário Claretiano
Educação Física-Bacharelado
Disciplina: Ergonomia e Ginástica Laboral
Professora: Denis Cristiano Briani
Campo Grande
12 de abril de 2015
Profº. Denis Cristiano Briani
ERGONOMIA E GINÁSTICA LABORAL
Campo Grande – MS
2015
- Cite e defina as três categorias de riscos aos quais o trabalhador está exposto. Qual a sua visão/conceituação sobre esses riscos? Apresente uma justificativa.
Os três riscos aos quais os trabalhadores estão expostos são:
Fatores de risco individuais ou pessoais que estão relacionados a idade, sexo, antropometria, repertório genético, doenças crônicas prévias/condição de saúde, tabagismo, nível de escolaridade, hobbies e práticas de esporte, trabalho doméstico ou seja dupla jornada, treinamento e satisfação no trabalho, Perfil psicológico (competitivo, perfeccionista).
Fatores de risco psicossociais ou organizacionais que estão ligados os tipo de tipo da organização do trabalho (linha), longas jornadas/hora extra, trabalho em turnos, trabalho monótono, trabalho repetitivo, trabalho estereotipado, ausência de pausas, Ritmo, Automatização parcial, rotação de atividades (requisitos físicos dos trabalhos incompatíveis), grande demanda de trabalho, trabalho sazonal, grandes alterações organizacionais, perspectiva de demissão, grande responsabilidade em decisões, falta de autonomia, flexibilidade de ação, clareza sobre o processo do trabalho, demanda cognitiva, relacionamento com chefia, relacionamento com colegas.
Fatores de risco físicos ou biomecânicos que estão relacionados a postura, força e repetição dos movimentos que são exigidos do trabalhador para desenvolver determinados tarefas, esses elementos são os que mais afetam o corpo, ou seja, a afeta a parte física dos trabalhadores com isso destruindo a saúde do trabalhador.
Em virtude dos fatores mencionados acima, percebe-se que são muitos os elementos que fazem com que pesam e tragam efeitos ruins a vida de um trabalhador, que muitas vezes acarreta no desempenho profissional desse trabalhador e no ambiente de trabalho do mesmo, ou seja, esses fatores de risco prejudicam e muito na capacidade de produção do trabalhador, mas isso não é tão marcante quanto a saúde desses trabalhadores, onde são prejudicados fisicamente, psicologicamente e mentalmente.
- Para que servem os EPIs e como devem ser escolhidos esses equipamentos? Quando e como devem ser usados?
Os Equipamento de Proteção Individual servem para proteger o trabalhador contra riscos capazes de ameaçar sua segurança e sua
Saúde. Esses equipamentos devem ser usados quando não é possível adotar medidas que afaste perigo do ambiente onde o trabalhador executa sua atividade, isto é, quando medidas de proteção coletiva não são possíveis, eficaz e bastante para a redução dos riscos de acidentes.
3)Quais são os principais sintomas relacionados à DORT? Quais os fatores biomecânicos com forte evidência de riscos para as regiões corporais?
...