Ergonomia e ginástica laboral
Por: mil.bjj • 1/5/2016 • Pesquisas Acadêmicas • 529 Palavras (3 Páginas) • 1.383 Visualizações
JUNIOR ALMEIDA VIEIRA
ERGONOMIA E GINÁSTICA LABORAL
BATATAIS
2016
1) Cite e defina as três categorias de riscos aos quais o trabalhador está exposto. Qual a sua visão/conceituação sobre esses riscos?
R: Risco físico ou biomecânico: quando os implementos ou máquinas oferecem risco ao trabalhador, no caso do Educador Físico é um risco a ser analisado, já que muitas academias não oferecem manutenção adequada de seus aparelhos ou implementos, ficando desgastados e podendo oferecer riscos ao trabalhador e também a clientes.
Risco Individual ou pessoal (antropometria): quando aparelhos ou implementos são mal fabricados. Infelizmente no Brasil, isso é frequente, pois em muitas fábricas de aparelhos de musculação, não há um engenheiro por trás da fabricação das máquinas, aumentando assim a chance de acidente. Exemplo: aparelho sem regulagem de altura, pode afetar o trabalhador e até mesmo os alunos, já que cada um possui um biótipo.
Fatores de Risco Organizacionais: uma triste realidade que acontece na maioria das academias de ginástica do Brasil, é que o professor muitas vezes não tem um horário de intervalo determinado e de fato usufruído. Muitas vezes ele para quando dá, para comer ou come bem rápido para voltar e atuar, já que muitas vezes está sozinho na sala de musculação. Nesse caso, ele também executa função de professor, secretário, atendente e em alguns casos até mesmo pequenas faxinas. Isso pode gerar distúrbios ou doenças.
2) Defina e cite os principais sintomas relacionados a DORT. Descreva os fatores biomecânicos com forte evidência de riscos para as regiões corporais submetidas aos esforços laborais.
R: Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho são doenças multifatoriais que acometem a população trabalhadora e, em parte,são causadas pelo trabalho, e/ou agravadas, aceleradas ou exacerbadas por exposições ocupacionais, sendo a principal causa de prejuízo na capacidade para o trabalho. Geralmente ocorre uma dor aguda e pode chegar a uma dor crônica na região do corpo exposta a determinada atividade, como: tendinites, lombalgias, síndromes diversas entre outras. Em uma sala de musculação, o professor durante várias vezes ao dia, abaixa o tronco de maneira irregular, para guardar anilhas, muitas vezes porque o porta anilhas, não foi fabricado de maneira ergonômica, sendo baixo. Isso pode acarretar em uma lombalgia, devido ao esforço repetitivo e pode se tornar crônico, se não for controlada a exposição.
3) Cite e descreva sobre os estágios durante o processo de avaliação e controle dos riscos ergonômicos nas tarefas envolvendo manuseios de materiais.
R: Primeiro estágio: visa a Identificação, análise das estatísticas de lesão, região do corpo. É uma identificação geral dos possíveis riscos e locais afetados no trabalhador. Nesta etapa, pode-se
...