Escola Estadual Alfredo Treuherz
Por: Douglas Lemes • 15/9/2021 • Relatório de pesquisa • 1.780 Palavras (8 Páginas) • 131 Visualizações
Escola Estadual Alfredo Treuherz
EDUCAÇÃO FÍSICA
1° ANO
CÓGIGO | HABILIDADE | OBJETIVO DO CONHECIMENTO |
(EM13LGG501) | Selecionar e utilizar movimentos corporais de forma consciente e intencional para interagir socialmente em práticas da cultura corporal, de modo a estabelecer relações construtivas, éticas e de respeito às diferenças | Reconhecimento do próprio corpo. Capacidade funcional e o mundo do trabalho. Corpo, movimento e saúde. |
Professor: Douglas Lemes dos Santos
Aluno:______________________________________1° Ano A/B/C_____________
EDUCAÇÃO FÍSICA E A CULTURA CORPORAL DE MOVIMENTO
Para Daolio (1995, p. 38) “o estudo das expressões corporais características de cada cultura não pode se reduzir a simples levantamento e classificação de movimentos e de técnicas corporais” [...]. Assim, para o autor, o corpo é fruto da interação natureza/cultura, ficando evidente que o conjunto de posturas e movimentos corporais representa valores e princípios culturais, pois atuar no corpo acarreta atuar sobre a sociedade na qual esse corpo está inserido, para que não se conceba sua realização de forma reducionista, mas se considere o homem como sujeito da vida social.
Assim, o indivíduo neste contexto da cultura corporal deve conhecer o próprio corpo e dele cuidar, valorizando e adotando hábitos saudáveis como um dos aspectos básicos da qualidade de vida e agindo com responsabilidade em relação à sua saúde e à saúde coletiva (BRASIL, 1998), e para isso podemos vivenciar diversas formas dentro da cultura corporal de movimento, entre elas as atividades esportivas, de lazer, ginásticas, capoeira, lutas, danças, esportes radicais, esportes de aventura, no meio da natureza etc.
Entende-se a Educação Física inserida num contexto social que fala da cultura corporal de movimento, formando o cidadão que vai produzir, reproduzir e transformar, instrumentalizando-o para usufruir das manifestações culturais, como: jogos, esportes, danças, lutas e ginásticas em benefício do exercício crítico da cidadania e da melhoria da qualidade de vida. (PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS, 1998).
Importante levarmos em consideração o princípio da diversidade, no sentido de propiciar a inclusão de todos os indivíduos, ou seja, propor diversas e distintas representações da Cultura Corporal de Movimento.
Na contemporaneidade devemos nos voltar para práticas de atividades físicas e esportivas praticadas ao ar livre, ao qual vimos ocorrer com a pandemia Covid-19 e o “isolamento social”. Portanto, a busca frenética por atividades ao ar livre como: ciclismo, caminhadas, yoga, meditação e o autocuidado e a educação ambiental surgem de forma espontânea no processo de aprendizagem. De acordo com Dias (2004), “a dimensão de contemplação que existe nas atividades na natureza em geral, viabiliza a possível e necessária relação com a ética e a dimensão de pertencimento e respeito ao meio ambiente”.
ATIVIDADES FÍSICAS E ESPORTIVAS NA NATUREZA: UM MOVIMENTO NECESSÁRIO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Com o convite de exercermos mais a empatia, após pandemia, uma vez que trouxenos diversas reflexões em relação ao meio ambiente, clima, catástrofes ambientais e como nos relacionamos com esse processo de “uma nova pegada sustentável” e relacional em busca de um equilíbrio com a natureza.
Faz-se necessária essa reflexão uma vez que presenciamos muita competição no meio esportivo, reproduzido pela mídia e telejornais do esporte e faz com que cada vez mais, jovens se integrem à iniciação esportiva precoce, e inclusive na escola. Esse processo ocorre quando um jovem e ou ainda (criança) é submetido à prática esportiva regular visando à produção de resultados.
Percebe-se que o esporte de rendimento está vinculado ao mercado e à formação de atletas, enquanto a educação física na escola tem como função trazer o esporte como acervo da cultura, formando sujeitos críticos. Neste sentido, as atividades na natureza surgem, no contexto social, na perspectiva de se expressar, de se relacionar com a natureza, por meio da atividade física, da contemplação, da superação dos próprios limites, do lazer e da experiência de sensações de prazer e liberdade, que o indivíduo possui (PAIXÃO; SOARES, 2010).
Não é à toa que novas modalidades entrarão para as olimpíadas de Tóquio no Japão em 2021. Tradição e interesse dos jovens definiram novos esportes como skate, caratê, beisebol, escalada e surfe. Oficialmente não serão considerados esportes olímpicos ainda, mas serão “convidados de luxo” que valerão medalhas.
Atividade:
- Descreve o que você compreende com o tema: EDUCAÇÃO FÍSICA E A CULTURA CORPORAL DE MOVIMENTO?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
- Descrever o que você compreende sobre texto: ATIVIDADES FÍSICAS E ESPORTIVAS NA NATUREZA?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
ESPORTES RADICAIS
Os esportes que são praticados na natureza permitem a construção de valores entre os praticantes, bem como o respeito ao meio ambiente, com o intuito de um olhar sustentável. Através do esporte praticado na natureza há possibilidade de construir valores como: cooperação, amizade, compreensão, motivação, educação ambiental, respeito. E para tanto se faz necessário desenvolver regras na vivência das atividades desenvolvidas em meio à natureza.
...