Estágio Educação Física Escolar
Por: felipe.fbs • 29/5/2023 • Trabalho acadêmico • 2.463 Palavras (10 Páginas) • 106 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
SUMÁRIO
1 LEITURAS OBRIGATÓRIAS 5
2 REGIMENTO ESCOLAR 7
3 ATUAÇÃO DA EQUIPE DIRETIVA 9
4 PLANO DE AÇÃO 10
CONSIDERAÇÕES FINAIS 13
REFERÊNCIAS 14
INTRODUÇÃO
O presente relatório apresentado a disciplina de Estágio Supervisionado Em Gestão Escolar, busca apresentar reflexões sobre questões que norteiam o trabalho da atuação da gestão em instituições de educação básica. Com esse estudo foi possível compreender a organização da gestão e o papel do diretor frente as atuações presentes no cotidiano escolar.
Partindo disso, a gestão escolar deve ser pautada em uma gestão democrática que busca estabelecer um relacionamento interpessoal na instituição de ensino. Assim, gestão democrática é uma medida que busca a descentralização do poder e através do diálogo coletivo entre os membros do concelho escolar avaliam as ações da escola e assim apresentam sugestões de medicas para a resolutiva dos problemas e dificuldades.
Para tanto, foi apresentado uma reflexão sobre o texto “Gestão escolar e democratização da escola: desafios e possibilidades de uma construção coletiva” de Bernado, Borde e Cerqueira (2018) que apresenta reflexões da trajetória histórica da função do diretor escolar, as leis e os desafios que norteiam essa prática. Além disso, foi apresentado reflexões sobre o regimento escolar, o papel do gestor frente ao corpo discente e docente e por último um plano de ação que parte de um situação problema e com base na teoria é apresentado um planejamento para a solução dos problemas detectados.
Partindo disso, o relatório foi de fundamental importância para a compreensão das funções que norteiam o trabalho da equipe gestora de instituições de educação básica, possibilitando partir da teoria e refletir sobre a prática. Compreendendo as atribuições do gestor escolar de fundamental importância no diagnóstico dos problemas e resultados da escola e o seu papel na garantia do direito a democracia.
- LEITURAS OBRIGATÓRIAS
A gestão escolar em uma perspectiva democrática busca organizar a instituição de ensino através do envolvimento de todos sujeitos que fazem parte do cotidiano escolar. Desta forma, o texto de Bernado, Borde e Cerqueira (2018) titulado “Gestão escolar e democratização da escola: desafios e possibilidades de uma construção coletiva” apresenta reflexões sobre a gestão escolar em uma perspectiva democrática, apontando o caminho histórico, a legislação que rege esse sistema de organização e os desafios enfrentados pela equipe gestora.
O texto aponta a gestão escolar democrática como uma medida que descentraliza o poder, ou seja, se por muito tempo as decisões tomadas para a organização da escola ficou restrita a função do direito. A gestão democrática garante que os demais membros da comunidade escolar possam, através do diálogo, apresentar os seus interesses estabelecendo assim o respeito aos indivíduos na tomada decisões que serão construídas coletivamente.
Além disso, com as decisões da escola sendo tomadas por meio de uma discussão coletiva pelos membros da comunidade escolar traz para dentro do processo integrantes como pais e alunos. Segundo os autores:
Diante dessa realidade, cada vez mais é urgente a necessidade de fomentar discussões entre a sociedade, principalmente pais, educandos, professores, gestores, acerca de questões relacionadas às políticas públicas na área educacional, pois é cada vez mais presente a exigência de uma qualidade, via indicadores educacionais, que está além do que a maioria das escolas públicas brasileiras podem oferecer. Portanto, a educação precisa de uma nova realidade que não suporta a ditadura dentro das escolas, sendo necessário o momento de escuta, no qual os envolvidos no processo educacional são convocados a participar da gestão nas unidades de ensino. (BERNADO, BORDO E CERQUEIRA, 2018)
Neste sentido, na gestão democrática professores, gestores, representante de pais e alunos e demais funcionários da escola se reúnem para decidir e colocar em prática questões importantes como a elaboração o Projeto Político Pedagógico- PPP. Ações essas conquistadas através de um longo percurso de luta e reivindicação do direito.
A luta dos professores, funcionários e alunos pela qualidade educacional que engloba melhores salários, espaços adequados com ambientes propícios para aprendizagem e eleição de diretores, são considerados pontos fundamentais para a democracia e melhoria da qualidade nas escolas públicas. (BERNADO, BORDO E CERQUEIRA, 2018)
Segundo os autores uma gestão escolar participativa compartilha todas as suas temáticas com os indivíduos que representam cada grupo. Assim os interesses da escola não se restringe a equipe gestora da instituição, mas sim de toda a comunidade a que a escola pertence.
No processo de produção do PPP, quando se dar voz aos grupos que compõe a comunidade escola, é possível ter um diagnóstico mais preciso sobre o atual cenário da escola e com isso, projetar os novos caminhos que devem ser seguidos. “O projeto político-pedagógico é um documento no qual podemos observar o trabalho integrado entre o Coordenador Pedagógico, o Orientador Educacional e o Gestor Escolar, em uma atuação conjunta com professores, alunos, funcionários, pais e comunidade escolar”. (BERNADO, BORDO E CERQUEIRA, 2018)
Diante do exposto, a gestão escolar é uma organização de fundamental importância em todos as ações que compõem a escola. Estabelece o funcionamento de ações singelas como: se é permitido a entrada com boné ou até mesmo a metodologia que será adotada pelos professores, sendo assim, com a gestão em uma perspectiva democrática, além de atender as determinações previstas na legislação, como a democracia, envolve também toda a comunidade em um só objetivo garantir um ensino de qualidade.
Logo, o texto permitiu um embasamento teórico sobre questões que norteiam a gestão democrática e sua importância no processo de construção do PPP, com isso, o estagiário em gestão escolar pode olhar para a organização da escola com um percepção crítica e também reflexiva sobre como é conduzido as decisão bem como a produção dos documentos que regem a escola.
...