Estresse no esporte
Por: Francine Madurro • 22/9/2015 • Ensaio • 718 Palavras (3 Páginas) • 335 Visualizações
Grupo A
Ana Claudia Yamane
Andressa Chrystine
Cynthia Giovana
Francine Madurro
Isabella Angeloni
Leonardo Pereira
Thaina Souza
- Com base no relato do cenário, pode se dizer que uma ou outra das jogadoras esteja estressada? Porque?
Estresse, é um desequilíbrio entre demanda física/ psicológica e capacidade de resposta em momentos decisivos. No qual, a ansiedade pode vir a tornar-se fator determinante desse estado.
Com base no relato do cenário, as jogadoras não estão estressadas, já que não podemos observar esse desequilíbrio e possível queda do rendimento, pois durante o jogo elas estão atendendo as expectativas de boas atuações, que o público esperava delas. No entanto cada uma lida com a situação de maneira diferente. Porque, a Claudinha demonstra o seu nervosismo com mãos suadas, frequência cardíaca elevada e a Nina, relata a necessidade de manter o controle e não se preocupar com o resultado, pois sabe que o deixa mais nervosa.
Sendo assim, através desses sinais fisiológicos é possível identificar as características do estado de ansiedade e nervosismo, não de estresse.
- Quais diferenças entre as jogadoras podem ser apreendidas quanto à ansiedade–traço e à ansiedade–estado?
Ansiedade- estado, refere-se a variação constante do humor. É definido como um estado emocional, composto por sentimentos subjetivos acompanhados de tensão e apreensão percebidos conscientemente, associados a ativação do sistema autônomo. Em ansiedade-estado cognitiva, diz respeito ao grau em que as pessoas se preocupam com pensamentos negativos, enquanto ansiedade-estado somática refere-se às mudanças ocorridas a cada momento, refletidas na ativação fisiológica percebida. E ansiedade-traço, faz parte da personalidade, adotando uma tendência ou disposição comportamental, que influenciam o comportamento.
Entre as jogadoras podemos observar que ambas estão em ansiedade-estado, pelo fato de estarem em um momento decisivo. Já a Nina tem ansiedade-traço, mas possui consciência do seu nervosismo e tenta não pensar nos resultados para manter o controle e evitar que prejudique o seu desempenho. Ao mesmo tempo, para ela a Claudinha deveria se comportar como ela acha que é o correto, quando diz que a euforia é traiçoeira e vice versa, no momento em que a Claudinha está eufórica, esperando também contagiar a parceira. No entanto, elas não conseguem compreender que cada uma possui sua forma particular de lidar com a situação.
- Como as explicações para as relações entre a ativação e desempenho ajudam a compreender a diferença de conduta entre as jogadoras?
A teoria da ativação, é quando a ativação ou a ansiedade-estado aumenta e o desempenho também aumenta.
A conduta das jogadoras nos leva a observar que ambas estão em estado de ativação elevada, já que estão alcançando a performance exigida. Mesmo com condutas diferentes, quando Nina se mantem preocupada com o foco e a concentração no jogo, contribui na sua atuação na manutenção e equilíbrio do mesmo. E a Claudinha, que usa sua euforia para se manter no jogo e assim aumentar sua atenção e rendimento.
...