FÍSICA DO MEIO AMBIENTE
Por: Rafael Souza • 3/4/2015 • Monografia • 1.142 Palavras (5 Páginas) • 304 Visualizações
FAP 351 - FÍSICA DO MEIO AMBIENTE
TRABALHO 2
Análise Crítica dos artigos:
- Ausências de manchas solares intriga cientistas
- Menor atividade solar desde 1913
- Afinal, o que vai acontecer com a Terra em 2012
Nome: Mariana Isidorio
Nº USP: 5385771
Professor(a): Maria Regina
- TEMA
O tema dos artigos propostos trata-se da observação da atividade de nossa estrela central. As discussões fazem referência ao ciclo solar, que se completa a cada período de 11 anos, e às variações do comportamento de seus movimentos, daí caracterizados pelas mudanças na configuração de seu campo magnético.
- PARÂMETROS E MÉTODOS DE MEDIDA
As grandezas relevantes referentes à abordagem do tema são:
- Período do ciclo solar. Medida feita por observação das mudanças na configuração de seu campo magnético utilizando o tempo anual como unidade de medida.
- Número e média de manchas solares. Medida realizada através de observação empírica.
- Energia emitida pelo Sol. Medida realizada através por satélites com radiômetro. Neste caso, utiliza-se W/m² como unidade de medida.
- Temperatura do planeta (clima da Terra) expressa em ºC.
- DADOS
Os seguintes dados são fornecidos nos textos:
- Período do ciclo solar: 11 anos
- Número de manchas solares: No artigo “Ausências de manchas solares intrigam cientistas” é falado em média diária de manchas solares em 2008: 2,8/dia, 1913: 1,4/dia, 1987: 1,57/dia. No artigo “Menor atividade solar desde 1913” é dito em 311 dias sem manchas solares no ano de 1913 e 266 dias sem manchas solares no ano de 2008.
- Aumento do número de manchas: Energia emitida é ligeiramente mais elevada, cerca de 1 W/m².
- Crescimento de quantidade de Energia solar recebida pela Terra no ponto de maior atividade do ciclo: 0,1%
4) RELAÇÕES
No artigo “Ausências de manchas solares intriga cientistas” há a relação entre o número de manchas solares e a energia emitida pelo Sol. No texto o autor diz que quando há maior número de manchas a energia emitida é ligeiramente mais elevada.
No artigo “Menor atividade solar desde 1913” há relação entre as grandezas período de duração do ciclo solar e temperatura quando afirma que um estudo publicado por Eigil Friis-Christensen em 1991, na revista Science provou que as durações dos ciclos solares têm direta relação com o clima da Terra. Ciclos curtos estariam associados a aquecimento e logos, a resfriamento planetário.
No artigo “Afinal, o que vai acontecer com a Terra em 2012?” há também a relação entre a Temperatura do planeta e as manchas solares, quando o autor afirma existe uma vinculação entre alguns fenômenos, sugerindo que o clima da Terra é governado por variações na atividade solar. Essa mesma relação também é verificada quando a pesquisadora do Centro de Radioastronomia e Astrofísica Mackenzie, Adriana Siva Valio, afirma que no século 18, o Sol não apresentou manchas por 7 décadas e o mundo ficou mais frio e os canais de Veneza congelaram.
- ARGUMENTO
No artigo “Ausências de manchas solares intriga cientistas” a mensagem que o autor passa é bem parecida com a mensagem sugerida pelo artigo “Menor atividade solar desde 1913”, a de que, desde 1913, os cientistas não haviam registrado atividade solar tão modesta. Nos dois artigos é demonstrada uma grande preocupação com tal relato. No terceiro artigo, “Afinal, o que vai acontecer com a Terra em 2012?”, o autor denota uma preocupação com a futura condição do comportamento solar no que diz respeito à possível bombardeio radioativo vindo de nossa estrela central.
...