Formação e atuação profissional no campo do lazer
Por: WELLARAXA • 18/10/2018 • Projeto de pesquisa • 595 Palavras (3 Páginas) • 365 Visualizações
Disciplina: ESTUDO DO LAZER | Tarefa: Portfólio 2º ciclo | |
Nome: Wellington Laender de Moura | RA: 8033711 | Turma:DGEFL1701GOIA0O |
Tutor: Ana Martha de Almeida Limongelli |
Atividade no Portfólio. Objetivos:
∙ Identificar as competências necessárias ao profissional do lazer para se exercer uma atuação crítica e contextualizada.
∙ Discutir as possibilidades de atuação profissional para além do "tarefismo" presente no campo do lazer.
Formação e atuação profissional no campo do lazer
Ultimamente, podemos notar no Brasil, uma crescente preocupação com relação a formação do profissional do lazer, para isso, basta vermos a quantidade de cursos e eventos destinados a área, o que corrobora o lazer como uma esfera essencial da vida do homem, permitindo o desenvolvimento do ser no nível educacional, social e cultural.
Marcellino (2008, p. 10) afirma que se faz necessário compreender o lazer não apenas como uma vivência voltada para a diversão e para o entretenimento consumista, mas sim, é indispensável remetê-lo ao processo de políticas públicas, o qual, portanto, configura-se como um direito social, assim como a educação, saúde, trabalho e a moradia.
Acontece evidente equívoco quando grande parte das pessoas julgam que qualquer profissional pode desempenhar a função do profissional do lazer. Atividades de lazer conduzidas por pessoas sem formação adequada decorrem no pouco aproveitamento das potencialidades que esse campo pode oferecer. É necessário que exista uma formação específica que direcione o profissional, pois só assim poderemos ter um lazer pleno e satisfatório. Isayama (2010) afirma que a formação no campo do lazer deve ser pautada na competência técnica, científica, política, filosófica, pedagógica e no conhecimento crítico da realidade.
Com base nessas apreciações, destaco duas características específicas que devem ser buscadas pelo profissional do lazer:
- Quanto à postura profissional - Comunicação - o profissional do lazer deve comunicar-se com o público alvo de maneira hábil, motivando-o através do entusiasmo comunicativo e um contagiante otimismo, sendo amável, simpático e com bom humor, ter capacidade de saber escutar e acolher, ser aberto e disponível para os outros, tolerante e compreensivo, e além de tudo um bom mediador.
Dando seguimento a característica da comunicação, ela também deve ser explorada não só com os profissionais da área da Educação Física, mas também com profissionais que atuam em outras áreas, objetivando a articulação de proposta multidisciplinar, assim quebrando barreiras e superando os protótipos históricos instaurados. Deve interagir com a “dança, artes plásticas, música, teatro, cinema, psicologia, sociologia, comunicação social, administração e turismo, entre outras” (MELO, ALVES JR., 2012, p. 75).
...