Ginástica de Academia, Laboral e Ergonomia
Por: vivianesacre • 10/9/2015 • Projeto de pesquisa • 1.070 Palavras (5 Páginas) • 944 Visualizações
[pic 1][pic 2]
Viviane Sacre – R.A 1176788
Ginástica de Academia, laboral e Ergonomia
Unidade I
Ginástica de Acad.,laboral e Ergonomia
Professora: Maria Cecília L. B. Soares
Batatais
2015
[pic 3][pic 4]
De uma escola cidaã
CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO
Curso: Bacharel em Educação Física | |
Disciplina: Ginástica Cecília Lieth B. Soares | |
Tutor: Marcel Frezza Pisa | R.A.: 1176788 |
Aluno: Viviane Sacre | Turma: BTTA1 |
Unidade 1: |
Questões:
- Como se deu o processo de evolução da ginástica como metodologia de treinamento? Qual foi a primeira modalidade de ginástica nas acadimas na década de 80?
R: As aulas de Ginástica Coletiva evoluíram a partir da ginástica de manutenção que era praticada nos Estados Unidos nos anos 70.
Está Ginástica era freqüentada principalmente por senhoras com idades superiores aos 30, que viam nesta atividade a oportunidade de adquirir uma boa condição física, recuperando a firmeza muscular e muitas vezes tinham uma forte componente social que contribui em grande medida proliferação desta atividade. Juntamente com estes fatores, houve um conjunto de pessoas tornasse conhecida e praticada em todo mundo.
Ginástica Aeróbica: foi à primeira modalidade colocada nas academias na década de 80.
Em sentido amplo, é a combinação de ginástica clássica com dança. É um treinamento dinâmico com movimentos rítmicos franqueado com musica motivador. Elementos principais da ginástica aeróbica é coordenação motora e fitness. Essa atividade requer elevado nível de força, agilidade, flexibilidade e coordenação.
- A música é um dos elementos constituintes da ginástica de Academia. Sabe-se que a musica formada pelo tempo seguindo do contratempo. Descreva o que vem a ser o tempo e o contratempo na musica e sua importância para as aulas de Ginástica de Academia.
R: A música é formada pelo tempo, seguindo pelo contratempo. O tempo é a batida mais forte da musica, e o contratempo, a batida mais suave da musica.
Para cada ritmo musical, vamos ter uma combinação diferente de ambos; no samba, por exemplo, temos o que se chama de compasso binário.
O compasso, também, pode ser ternário, como nas valsas, ou quartenário, como no Rock ou dance.
Dois tempos = compasso binário = um tempo forte e um fraco= um, dois/marcha.
Três tempos=compasso ternário=um tempo forte e dois fracos=um, dois, três/valsa.
Quatro tempos=compasso quartenário=um tempo forte e três fracos=um, dois, três, quatro/Rock/dance.
O professor que se movimenta junto com a música, ao invés de ir contra, vê que a música o ajuda como elemento de coesão e relacionamento do grupo.
A cada nova frase, os alunos esperam um movimento novo. Eles respiram co a música e confiam nela.
Acontece o que se chama de sinergia; um elemento (a música) ajuda o outro (o movimento) e vice-versa.
Tudo acontece intuitivamente, em nossos ouvidos sendo os melhores mestres. No entanto, cabe ao Professor conhecer a música e saber ouvir a sua música para que os movimentos e musica andem juntos sinergicamente conduzem o aluno.
O primeiro conceito a ser compreendido é as oitavas musicais. As musicas utilizadas nas aulas de ginástica devem ser todas, composta de oitavas dea junção de dois compassos quartenários.
...