Implante Coclear
Por: Nane_35 • 22/8/2017 • Resenha • 480 Palavras (2 Páginas) • 523 Visualizações
IMPLANTE COCLEAR
Apesar de ser uma tecnologia recente, podemos dizer que foi no século XVIII que os primeiros passos foram dados em direção a complexidade do Implante Coclear.
O Implante Coclear é um dispositivo eletrônico de alta tecnologia, conhecido também como ouvido biônico, com o objetivo de substituir as funções das células do ouvido interno de pessoas com surdez profunda ou quase, que não são beneficiadas pelo uso de aparelho auditivo. É um aparelho implantado cirurgicamente na orelha que tem a função de estimular o nervo auditivo e recriar as sensações sonoras, ou seja, são por meio de impulsos elétricos para estimulação das fibras neurais remanescentes em diferentes regiões da cóclea.
O Implante Coclear é composto por dois sistemas principais, um externo e outro interno. A parte Interna é formada por um receptor, ficam uma antena e um imã, que serve para fixar a unidade externa e captar os sinais elétricos. A unidade Interna é usada por radiofrequência, ou seja, o mesmo meio usado para transmitir informações para a unidade interna é responsável pelo funcionamento dela.
A parte Externa é formada por um processador de fala, uma antena transmissora e um microfone. Esta parte fica aparente.
Os modelos de implante de diferenciam pelo numero e pela configuração dos eletrodos, pela chamada telemetria de respostas neurais, localização do microfone externo. De maneira qual podem ser divididos em 2 tipos: retroauricular, que se encaixa atrás da orelha, e o outro tipo caixa, dispositivo quadrado.
Esse implante tem suas principais vantagens, como melhora os níveis de audição; contribui para o desenvolvimento de fala e linguagem compatíveis com a idade; Melhora a autoestima e confiança dos pacientes, e favorece o relacionamento e a comunicação com os familiares, amigos, colegas de trabalho e sociedade em geral.
Para ser beneficiado com o Implante Coclear, é preciso que o paciente passe por uma avaliação detalhada de um grupo especializado em diagnóstico e tratamento de surdez. Fazer alguns exames como avaliação audiológica, tomografia computadorizada e ressonância magnética e também por exames psicológicos.
Depois da cirurgia, a maneira como o paciente vai escutar depende de vários fatores como o tempo que ele ficou sem ouvir, as causas da surdez, a estratégia de estimulação usada, a quantidade de eletrodos implantados. O implante permite que a pessoa volte a ouvir sons, mas não uma audição normal. Mais isso depende do paciente.
O Implante Coclear pode ser feito na rede pública pelo SUS ou particular.
Referência Bibliográfica
www.implantecoclear.com.br (Acesso 29/03/2016 as 15h04).
www.implantecoclear.org.br (Acesso 29/03/2016 as 15h26).
www.direitodeouvir.com.br/implante-coclear/ (Acesso 30/03/2016 as 17h43).
http://www.adap.org.br/site/index.php/artigos/109-a-historia-do-implante-coclear
(Acesso 30/03/2016 as 17h42).
...