Jogos, Brinquedos e Brincadeiras
Por: Adriane Lorenzato • 6/3/2016 • Trabalho acadêmico • 741 Palavras (3 Páginas) • 991 Visualizações
1. INTRODUÇÃO
A atividade escolhida para realização deste trabalho é o Jogo de Peteca. Um jogo de herença e contribuição indígena, tipicamente brasileiro. O nome vem de Pe Teka e significa bater.
Este jogo, pode ser aplicado com crianças acima de 6 anos, e estimula a agilidade, coordenação motora, condicionamento físico, mira, força, noção de espaço, ritmo dentre outros.
1.1 Descrição da atividade
O objeto usado na prática desse esporte é a Peteca, uma base com peso de borracha, em que são fixadas, em geral quatro penas de tamanho médio.
O objetivo principal do jogo é a marcação de pontos que, assim como no vôlei, consiste em fazer com que a peteca caia no chão do campo adversário.
O local para realização deste jogo poderá ser um pátio, praça, quintal ou a quadra de vôlei. Porém a altura da rede pode variar de acordo com a altura dos jogadores.
O jogo pode ser realizado individualmente, em duplas ou mais pessoas. Quanto mais pessoas mais divertido.
1.2 Regras do jogo
A duração de um jogo de peteca é variável, se está sendo realizado como brincadeira, pode durar o tempo que os integrantes tiverem interesse. Se for considerado jogo, o set pode durar no máximo 20 minutos, ou caso uma equipe consiga conquistar 12 pontos antes desse tempo, é declarado fim do set. As partidas em geral são disputadas em melhor de três set’s.
A forma de início do jogo é semelhante a do vôlei. Um jogador se posiciona atrás da linha de fundo e saca a peteca, fazendo com que ela atravesse a rede e chegue ao campo do adversário. Ao receber a peteca em seu campo a equipe ou dupla adversária tem que fazer um único movimento para devolvê-la ao campo adversário, caso não consiga fazê-la é declarado ponto da equipe adversária. Caso a peteca atravesse a linha de fundo ou as linhas laterais ao ser mandado para o campo adversário, é declarado ponto para equipe adversária.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1 Movimento utilizado
Os músculos são estruturas anatômicas que apresentam a capacidade de se contrair quando estimulado. Estão conectados com os ossos, cartilagens, ligamentos, pele, olhos, seja direta ou indiretamente através de estruturas fibrosas e tendões.
O movimento descrito na realização desta atividade será o: Saque da Peteca.
Envolvendo os membros superiores para golpear a peteca com maior potência. Flexibilidade da região abdonimal para as rotações que propiciam maior amplitude dos movimentos. E a musculatura dos membros inferiores, para obter um bom impulso e com isso executá-lo com maior performance.
Os músculos utilizado são:
Trapézio e Peitoral Maior (Membros superiores): O músculo trapézio, de configuração triangular, é o mais superficial dos músculos da região posterior do tronco e pescoço. Ações: eleva a escápula, aproxima-se da coluna vertebral, inclina a cabeça lateralmente, rotação para o lado oposto. Já o peitoral maior faz rotação medial, flexão e adução do braço.
Grande Dorsal
...