Jogos eletrônicos e o que é jogo e brincadeira
Por: Daniel Castro • 14/5/2015 • Trabalho acadêmico • 325 Palavras (2 Páginas) • 410 Visualizações
Jogos Eletrônicos
2- Conceito:
Faixa etária - 8 anos
Descrição
Quantidade de Alunos: 25 alunos
Material/Espaço: Projetor, notebook (jogo JustDance) e celular - Sala de aula.
Duração: 20 minutos.
Parte preparatória: Iniciaremos com breve aquecimento. No telão serão mostradas figuras de animais ao mesmo tempo em que será tocada uma música de fundo, a fim de que as crianças tenham liberdade para criar seus próprios movimentos, conforme o ritmo da música e de acordo com as figuras apresentadas.
Utilizaremos três músicas do jogo, sendo elas "In The Summertime, Prince Ali e Happy".
Posteriormente os alunos escolherão o personagem com o qual se identifiquem, dentre as opções mostradas no telão. Após, aqueles serão divididos em fileiras com espaço adequado para executarem os movimentos que o jogo proporciona.
Volta Calma: Finalizaremos a aula com os alunos fazendo um círculo, posteriormente deitando no chão, onde farão alongamento.
Objetivo Geral:
Aprimorar a agilidade, atenção, concentração, noção de espaço e criatividade.
Aprender diferentes ritmos musicais.
Objetivo Específico:
Desenvolver a expressão corporal.
Aperfeiçoar a coordenação motora.
Jogo e Brincadeira
A tarefa de conceituar jogo e brincadeira, amplamente estudado por autores como: Kishimoto, Huizinga, entre outros, nunca foi fácil.
Segundo Kishimoto, o mesmo jogo pode ter significados diferentes dependendo do contexto étnico e social. O arco, por exemplo, para a criança indígena é encarado como preparação para a caça quando se tornar adulto. Para outro grupo, pode ser treinamento para formar um esportista profissional ou um passatempo realizado pelo prazer que a atividade proporciona.
O jogo é baseado em regras implícitas ou explicitas, utilizando objeto ou não.
A brincadeira tem como característica a interpretação de papeis de seu contexto social: papai e mamãe, polícia e ladrão, médico, etc, podendo ou não ter o objeto para auxiliar, imitar personagens de sua imaginação ou desenhos animados e ainda seriados de tv.
Desta forma pode se dizer que o jogo tem como característica uma indefinição de aplicação do conceito, podendo ser passatempo, educativo, treinamento ou recreação.
No caso da brincadeira e do brinquedo, são ligados diretamente a criança, tornando mais fácil diferenciá-la do jogo.
...