Métodos de Avaliação de Impacto Ambiental
Por: welton ferreira • 24/8/2015 • Resenha • 729 Palavras (3 Páginas) • 211 Visualizações
Métodos de Avaliação de Impacto Ambiental
A avaliação de impacto ambiental pode ser definida como;
“Estudos realizados para identificar, prever, interpretar e prevenir os efeitos ambientais que determinadas ações, planos, programas ou projetos podem causar à saúde, ao bem estar humano e ao ambiente”.
Seu objetivo principal é obter informações sobre os impactos ambientais, através de exame sistemático, com o fim primordial de prevenir os impactos ambientais negativos decorrentes da ação proposta e suas alternativas, os métodos e as técnicas de AIA são mecanismos estruturados para;
- Coletar;
- Analisar;
- Comparar;
- Organizar;
Informações e dados sobre impactos ambientais de uma proposta, incluindo os meios de comunicação para a apresentação escrita e visual dessas informações.
- Métodos “ad hoc”;
São reuniões realizadas por especialistas da área a ser estudada, esse método é sobre discussões entre técnicos a fim de obter respostas em curto prazo de possíveis impactos ambientais no projeto proposto.
Vantagens:
- Rapidez;
- Baixo custo.
Desvantagens:
- Alto grau de subjetividade.
- Listagens de controle: (Check List);
As listagens apresentam uma relação dos impactos mais relevantes de um projeto, podendo associá-los às características ambientais afetadas e às ações que os provocam.
Essas listagens podem ter uma simples relação de impactos, como também atribuírem pontos aos mesmos de forma a indicar seu grau de impacto, ou, ainda, fazer uma comparação entre diversas alternativas para o projeto, podem ser apresentadas, também, na forma de questionários.
Vantagens:
- Memorização de todos os fatores.
Desvantagens:
- Não identificam impactos diretos e indiretos
- Características temporais
- Dinâmicas dos sistemas.
- Matrizes de interação;
Permite associar as ações de um projeto às características ambientais de sua área de influência, através de uma listagem bidimensional.
Em um dos eixos, são relacionadas às características do ambiente e, no outro, as ações do projeto, em suas diversas fases.
Na interseção dos dois eixos, são assinalados os impactos ambientais que devem ocorrer, avaliando os mesmos quanto ao:
- Tipo;
- Magnitude;
- Duração, etc.
Vantagens:
- Boa visualização;
- Simplicidade;
- Baixo custo.
Desvantagens:
- Não identifica impactos indiretos;
- Características temporais
- Dinâmica dos sistemas;
- Subjetividade na magnitude.
- Redes de interação (diagramas de sistema);
Com as redes de interação, é possível relacionar uma sequência de impactos, a partir de determinada ação. São utilizados diagramas, gráficos ou fluxogramas, mostrando a cadeia de modificações que ocorrem, os impactos diretos e indiretos que podem resultar de um Projeto.
Vantagens:
- Abordagem integrada de impactos e interações;
Desvantagens:
- Não detectam importância relativa dos impactos;
- Aspectos temporais e espaciais;
- Dinâmica dos sistemas.
- Superposição de cartas;
Consiste na elaboração de vários mapas de uma mesma área, cada um destacando um aspecto ambiental da mesma.
Através da superposição dos mapas, é possível identificar as áreas de maior valor ambiental, nas quais os impactos são mais significativos.
Este método tem sido utilizado no planejamento territorial, para realização de diagnósticos ambientais e na definição de locais adequados para implantação de determinados projetos.
...