Metodologia para atletismo
Por: evertoncoli • 5/11/2015 • Trabalho acadêmico • 3.100 Palavras (13 Páginas) • 1.442 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA[pic 2]
UNOESC CAMPUS XANXERÊ
CLAUDEMIR S. LIMA
EVERTON COLI
PROGRESSÃO DE ENSINO ATLETISMO - I
Xanxerê
2015
CLAUDEMIR S. LIMA
EVERTON COLI
PROGRESSÃO DE ENSINO ATLETISMO - I
Projeto de intervenção na integralização das aulas apresentado ao Curso de Educação Física da Universidade do Oeste de Santa Catarina como requisito parcial para a conclusão do componente curricular de Educação Física e Saúde Coletiva.
.
Prof. SAMARONI VOOS
Xanxerê
2015
ATIVIDADE DE CORDENAÇÃO GERAL
- Em forma de fileira, deslocamento de costas fazendo com que as pernas façam o movimento de círculo, flexionando e estendendo, por vinte metros.
- Em forma de fileiras, se deslocando em corrida para frente, com as mãos nas costas, flexionando rapidamente as pernas para trás, intercalando direita e esquerda, fazendo com que com que elas toquem as mãos, num espaço de vinte metros.
- Corrida com três skiping e um dribling na mesma corrida, e assim sucessivamente por vinte metros.
- Desenvolvendo corrida lateral para o lado esquerdo, usando a perna direita, uma vez na frente e outra atrás, volta para o lado direito usando a perna esquerda no mesmo movimento, para a execução dos dois lados.
- Dribling: progressão de passos bem curtos, onde se eleva nas pontas dos pés e a mesma a cada pequeno passo, permanece muito próximo do solo.
- Skiping: progressão em forma especial de corrida onde se salienta a elevação dos joelhos além do normal. Os passos ficam naturalmente mais curtos o tronco permanece ereto com um bom adiantamento no quadril.
- Anfersen: progressão em corrida com elevação dos calcanhares, até o ponto de tocar a região glútea.
- Hopserlauf: progressão em saltos sucessivos com duplo apoio da perna de impulso e elevação da perna pronunciada da perna de chute. Esses saltos são orientados mais para cima do que para frente.
- Em forma de fileira, correndo de frente elevando um dos joelhos até a altura do quadril, junto com a elevação do braço contrário alternando pernas e braços.
- Saltos anteroposteriores, com elevação acentuada do joelho da perna que está em suspenção, num espaço de vinte metros.
PROVAS DE REVEZAMENTO
- Revezamento em circuitos;
Material: bastão (madeira, PVC, cano de 30 centímetros de 32 milímetros), cronometro.
Formação: dividir em dois ou três grupos dependendo da quantia de alunos, formar círculos.
Desenvolvimento: ao sinal do professor o aluno deve passar o bastão da esquerda para a direita o mais rápido possível, assim sucessivamente até o final batendo o cronometro. A equipe que fizer ao menor tempo é a vencedora.
Objetivo: desenvolver o sentido tátil e visual.
- Revezamento em colunas;
Material: bastão (madeira, PVC, cano de 30 centímetros de 32 milímetros).
Formação: dividir a turma em colunas com número “x” de alunos iguais.
Desenvolvimento: primeiro aluno da coluna ao sinal do professor passa o bastão, para o de traz assim sucessivamente até chegar ao último da fila, o mesmo corre para frente e fica com o bastão erguido, quem fizer mais rápido será a coluna vencedora. Desenvolver este exercício passando o bastão em forma de x, pelo lado, por cima da cabeça, entre as pernas.
Objetivo: obter na disputa o trabalho em grupo de coordenação.
- Revezamento em coluna, com deslocamento pelo cone;
Material: bastão (madeira, PVC, cano de 30 centímetros de 32 milímetros), cone.
Formação: dividir a turma em colunas com número “x” de alunos iguais.
Desenvolvimento: o professor monta a coluna, marca a pista com o cone, ao primeiro sinal o primeiro aluno se desloca com velocidade passa por traz do cone volta e passa o bastão ao segundo aluno e assim sucessivamente até o final da coluna saindo o vencedor.
Objetivo: velocidade de aceleração, desaceleração, agilidade.
- Revezamento com equipes de quatro alunos;
Material: bastão (madeira, PVC, cano de 30 centímetros de 32 milímetros), quatro cones, cronometro.
Formação: distribuir os cones num quadrante de 30 metros, com um aluno cada cone.
Desenvolvimento: o quarteto de alunos será distribuído em cada um dos cones, ao sinal do professor um dos alunos de posse do bastão se desloca até o cone da direita entrega o bastão e assim sucessivamente até passar todo o quadrante, equipe que fizer em menos tempo será a vencedora.
Objetivo: velocidade de aceleração.
- Progressão de ensino do revezamento;
Material: bastão (madeira, PVC, cano de 30 centímetros de 32 milímetros).
Formação: colunas.
Desenvolvimento: parado com as pernas afastadas ante posteriormente, movimentar os braços em 90° ao sinal do professor, elevar um dos braços para traz e para fora com a mão aberta e a palma virada para cima, assim sucessivamente com a mão contraria também.
Objetivo: aprender o movimento de recuperação do bastão.
- Progressão de ensino passagem do bastão;
Material: bastão (madeira, PVC, cano de 30 centímetros de 32 milímetros).
Formação: coluna com dois alunos.
Desenvolvimento: dois a dois em coluna, o colega executa o movimento de braço para a corrida, ao sinal o colega da frente executara o movimento de recepção, sendo que o bastão não será entregue e assim sucessivamente cinco vezes, após isto troca-se de dupla.
Objetivo: percepção tátil do bastão.
- Progressão de ensino passagem do bastão com quatro pessoas;
Material: bastão (madeira, PVC, cano de 30 centímetros de 32 milímetros).
...