Natação e os Atletas Brasileiros
Por: Felipe Losito Fe Losito • 11/10/2016 • Resenha • 631 Palavras (3 Páginas) • 291 Visualizações
1
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
ICS – CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Aluno (a):
Felipe Augusto Suzini Losito
Matrícula: C23ADB-0
- APRESENTAÇÃO DA ATIVIDADE
TÍTULO: Gustavo Borges e a Natação
DATA: 08/09/2016
LOCAL: Araraquara/SP
OBJETIVOS:
Considerado o primeiro atleta brasileiro a conquistar três medalhas em Olimpíadas, Gustavo Borges é um conhecido ex-nadador das competições da Natação, atleta muito importante para fomentação do esporte no país, a resenha a seguir visa observar e refletir sobre os resultados das conquistas do atleta, bem como o início de sua carreira.
- ANALISE
A oportunidade de alunos vivenciarem a Natação depende exclusivamente dos profissionais de Educação Física, que devem criar oportunidades para as crianças através de brincadeiras de forma lúdica, com o objetivo de propiciar para elas um maior volume possível de gestos motores através do método global, analítico e construtivista, método esse (construtivista) que busca que as crianças sejam estimuladas a se movimentarem com o próprio repertório inserido em si e dessa forma desenvolver suas capacidades físicas, motoras, sócioafetivas e cognitivas.
Falando esportivamente sobre a natação, um atleta muito importante foi Gustavo Borges, nadador natural de Ribeirão Preto/SP.
Gustavo começou a nadar por volta dos 10 anos, no entanto profissionalmente a sua primeira conquista foi os jogos pan-americanos de 1991 em Havana, Cuba.
È Considerado um dos principais atletas da historia da natação brasileira, foi porta-bandeira dos Jogos Olímpicos de 2004 em Atenas, além de também ser o segundo homenageado no Hall da Fama pela federação internacional, estando ao lado de outra gigante da natação, a brasileira Maria Lenk.
O principal mentor de sua carreira foi o treinador de natação Jon Urbanchek, técnico considerado extremamente preponderante para que o atleta vivesse uma rotina de atleta profissional, que é treinar, comer, estudar, dormir e treinar novamente.
Participante de quatro jogos olímpicos, "Pirulito", apelido que ganhou em Ribeirao Preto quando era alto e magro, Gustavo foi o ganhador de duas medalhas de Prata (100m nado livre em Barcelona 1992 e 200m nado livre em Atlanta 1996), duas medalhas de bronze ( 100m livre em Atlanta 1996 e fez parte da equipe do revezamento 4x100 em 2000 em Sydney), além de títulos Pan-Americanos.
È visível que Gustavo Borges sempre esteve a frente do seu tempo, tanto na questão esportiva quanto na pessoal, visto que o atleta estudou na Universidade de Michigan e buscou conhecimento prático e teórico nos EUA, pais de forte tradição em competições de natação.
- CONSIDERAÇÕES FINAIS
Gustavo Borges, quem não se lembra do Galvão gritando por esse nome na década de 90, ou mesmo no início dos anos 2000?
Certamente o ex-nadador conseguiu influenciar diversos atletas que atualmente tentam o seu lugar ao sol na modalidade, ou mesmo em questões empresariais, pois Gustavo oferece palestras motivacionais para o crescimento profissional/pessoal de empresas, fazendo sempre analogias com a sua carreira de sucesso, inclusive criando uma metodologia de ensino nas escolas de natação, denominada de "Metodologia Gustavo Borges".
...