O ATLETISMO – CORRIDA SOBRE BARREIRAS
Por: coimbrapereira • 16/3/2018 • Dissertação • 1.149 Palavras (5 Páginas) • 1.970 Visualizações
ATLETISMO – CORRIDA SOBRE BARREIRAS
OBJETIVOS
Promover atividades pedagógicas educacionais de formação geral para desenvolvimento multilateral do educando;
Conhecer o processo pedagógico para o aprendizado da corrida sobre barreiras;
Compreender a importância do processo pedagógico para o desenvolvimento das capacidades motoras básicas (velocidade, coordenação motoras, equilíbrio, ritmo, força, etc);
Vivenciar as atividades pedagógicas para o aprendizado da corrida sobre barreiras;
Analisar a biomecânica da corrida sobre barreiras (perna de ataque, perna de impulsão e passagem, passadas entre as barreiras, etc.)
ATIVIDADES
Corrida de aquecimento – trote 5min.
Alongamentos – membros inferiores
Atividades lúdicas – dupla - corrida de três apoios
Atividades pedagógicas
- Duas colunas de frente para duas fitas. A primeira colocada a 40cm de altura, e a segunda 80cm, distantes uma da outra a 6m. Os primeiros de cada coluna deverão correr saltando a primeira fita e passar por baixo da segunda. Voltar passando por cima da segunda e primeira. Tocar a mão do colega, e assim sucessivamente. Vence a coluna que terminar primeiro.
Objetivo – promover o desenvolvimento do controle corporal, fortalecimento de pernas e velocidade.
- Duas colunas de frente para cinco fitas. A primeira colocada a 40cm de altura, e as outras em alturas progressivas maiores em 15cm, a última com 100cm de altura. Os primeiros de cada coluna deverão correr saltando ou passando por baixo das fitas. Voltar efetuando a mesma tarefa e tocar a mão do colega, e assim sucessivamente. Vence a coluna que terminar primeiro.
Objetivo – promover o desenvolvimento do controle corporal, fortalecimento de pernas e velocidade e atitude.
- Mesmo exercício anterior. A maneira que o primeiro passar as fitas, todos deverão executar (por baixo ou por cima). Vence a coluna que terminar primeiro.
Objetivo – estimular a determinação e superação de desafios.
- Alunos em coluna, de frente para seis fitas colocadas a altura de 40cm, distantes uma da outra 120cm. Os alunos deverão passar sobre elas com apenas uma passada.
Variação: com apenas uma perna (direita/esquerda).
Objetivo – desenvolver o ritmo, controle corporal e força de pernas.
- Alunos em coluna, de frente para seis fitas colocadas a altura de 40cm, distantes uma da outra 240cm. Os alunos deverão passar sobre elas com duas passadas.
Variação: com apenas uma perna (direita/esquerda).
Objetivo – desenvolver o ritmo, controle corporal e força de pernas.
- Alunos em coluna, de frente para seis fitas colocadas a altura de 40cm, intercalas com distância de 120 e 240cm. Os alunos deverão passar sobre elas com uma ou duas passadas, de acordo com a distância entre as fitas.
Variação: com apenas uma perna (direita/esquerda).
Objetivo – desenvolver o ritmo, controle corporal e força de pernas.
Atividades Técnicas
- Duas colunas de alunos, de frente para duas colunas com 5 barreiras cada, distantes uma da outra 2m. Os alunos deverão posicionar-se de frente para a lateral das barreiras fazendo skiping baixo, quando passarem pela haste superior da barreira deverão lançar a perna direita estendida (perna de ataque) até a altura das mesmas, fazendo um movimento circular de dentro para fora (músculos abdutores), logo a seguir com a perna esquerda, de fora para dentro (músculos adutores). Em seguida passa-se para a próxima barreira.
Variação – inversão de lado. Pode-se fazer o movimento circular em uma direção e depois voltar com a mesma perna.
Objetivo - desenvolver o movimento técnico da perna de ataque.
- Mesma organização anterior. Os alunos deverão posicionar-se lateralmente às barreiras fazendo skiping baixo, quando passarem pela haste superior da barreira deverão lançar a perna, do mesmo lado da barreira, estendida/fletida (perna de ataque) até a altura das mesmas. Enfatizar a elevação do joelho.
Variação – alternar o lado da barreira e a perna. Caminhando/trotando.
Objetivo – Estimular a elevação do joelho ou extensão do joelho acima da barreira.
- Mesma organização anterior. Os alunos deverão posicionar-se lateralmente às barreiras fazendo skiping baixo, quando passarem pela haste superior da barreira deverão abduzir lateralmente o quadril, do mesmo lado da barreira, com flexão do joelho (perna de passagem), passando sobre a barreira.
Variação – alternar o lado da barreira e a perna. Caminhando/trotando.
Objetivo - desenvolver o movimento técnico da perna de passagem.
- Mesma organização anterior. Os alunos deverão posicionar-se de lado (direito) passando sobre as barreiras, e entre elas, com elevação da perna flexionada, uma de cada vez. Enfatizar o movimento de elevação do joelho, puxando rápido para cima.
Variação – inverter o lado, para iniciar do outro lado. Caminhando/trotando.
Objetivo – fortalecimento dos músculos flexores do quadril, para elevação da perna de ataque.
- Mesma organização anterior. Os alunos deverão posicionar-se de frente para as barreiras, executando a ultrapassagem das barreiras com as pernas estendidas lateralmente, com movimento de pêndulo.
Objetivo – promover o controle corporal e percepção da altura da barreira e ritmo de movimento.
- Mesma organização anterior. Os alunos deverão posicionar-se de frente para as barreiras, executando a ultrapassagem das barreiras com a perna de ataque (estendida à frente), após o apoio desta, fazer a passagem com a perna de impulsão (fletida lateralmente). Apoia-se a perna de impulso para nova ultrapassagem de barreira, de tal forma que farão apenas dois apoios entre as barreiras.
Variação – alternar a perna de ataque e passagem.
...