O Alongamento Estático
Por: Denise Santos • 28/6/2016 • Trabalho acadêmico • 1.573 Palavras (7 Páginas) • 499 Visualizações
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ – UNIVALI
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE – CCS
PROFESSOR:
ACADÊMICOS:
FLEXIBILIDADE: MÉTODO ESTÁTICO
Itajaí
2016
INTRODUÇÃO
Para Catellan (2002 apud Badaro et al, 2007), a flexibilidade é a mobilidade articular que envolve o movimento sobre as articulações de forma ampla e em todas as direções.
A flexibilidade é considerada de suma importância para evitar lesões na realização das atividades físicas e cotidianas. (ARAÚJO, 1983; DANTAS, 1999 apud BADARO et al, 2007).
A flexibilidade pode ser classificada em geral ou específica, em ativa e passiva ou ainda, estática e dinâmica. A geral envolve a amplitude de movimento de todas as articulações, enquanto a específica, utiliza de um ou mais movimentos em determinada articulação. (DANTAS, 1999 apud BADARO et al, 2007)
Barbanti (1996, apud Badaro et al, 2007) cita que a flexibilidade ativa é obtida sem auxílio, ou seja, os músculos agonistas que contraem para a maior Amplitude de Movimento (ADM). Já na passiva, essa amplitude é gerada através de forças externas, tais como: companheiro e peso corporal.
Por fim, a flexibilidade pode ser estática ou dinâmica. A primeira é executada de maneira lenta e gradual, em que busca o limite máximo através de agentes externos. Na dinâmica, os músculos motores promovem a ADM máxima de maneira volitiva e rápida. (SANTAS, 1999 apud BADARO et al, 2007).
2. Alongamento
Uma das tarefas do Professor de Educação Física, é “ensinar, orientar e conscientizar seus alunos dos benefícios da prática de esportes incluindo os exercícios de alongamento, os quais irão auxiliar esse jovem, ou adulto, na manutenção da saúde.” (SCHWINDEN & MARCZ, 2009, p. 81) Para a manutenção dos níveis de flexibilidade que são benéficos para a manutenção de saúde, força, potência e qualidade de vida é utilizado os alongamentos. O alongamento são movimentos feitos através de “exercícios físicos com objetivos de manter e/ou desenvolver a flexibilidade” (ABDALAH, JR 1999,p, )
Os alongamentos podem ser estáticos (passivo) ou dinâmico (ativo ou balístico). Existem tipos de alongamento como o alongamentos estático, o alongamento balístico, alongamento passivo, o alongamento FNP ( Facilitação Neuromuscular proprioceptiva)
Nos aprofundaremos no alongamento estático como não há uma única versão do que é alongamento Estático, trouxemos as citações de alguns autores que debatem o assunto, segundo Contursi (1986, apud Badaro et al, 2007), “consiste em realizar o alongamento de uma determinada musculatura até a sua extensão máxima de movimento, e ao chegar neste ponto, permanecer por um período que varia de 3 a 60 segundos”.
De acordo com McAtee (1998, p.05) O alongamento estático ficou conhecido e “popularizado pelo livro Stretching(1984) de Bob Anderson. O autor descreve que o musculo é alongado lentamente e contido numa amplitude confortável durante 15 a 30 segundos, conforme se sucede os 15 a 30 segundo a sensação de alongamento diminui e a pessoa que está realizando o movimento de alongamento “avança suavemente até um alongamento mais profundo, mantendo então a nova posição” mantendo a posição
Para Alter (1999, apud Schwinden & Marcz, 2009) “O Alongamento Estático envolve uma posição por um determinado período, podendo ou não, ser repetida, consiste em movimentos lentos, forçando suavemente, além do limite articular.”
Para Schwinden & Marcz (2009, p. 85) O alongamento estático consiste em chegar ao limite normal do arco articular do atleta, forçando suavemente além deste limite, por um determinado período, procurando alcançar o maior arco do movimento possível (DANTAS, 2005). Segundo Achour Júnior (2004, p. 242) “No alongamento estático, o próprio indivíduo conduz o grupo musculoarticular lentamente até uma determinada amplitude de movimento, a qual ofereça tensão e a mantém algum tempo”.
O alongamento estático segundo Morcelli et al, (2013) “ é um método pelo qual os tecidos moles são alongados até o ponto de resistência ou tolerância do tecido mantido nesta posição”. Sobre o conceito de Alongamento estático podemos identificar que na sua maioria os autores convergem que é um método, que permite alcançar um aumento da extensibilidade, realizando um movimento na sua amplitude máxima.
Em consenso os autores apontam como sendo um dos métodos utilizado na área da educação Física e saúde na busca por flexibilidade, sendo utilizado na preparação física de atividades esportivas e o mais difundido nas escolas, em atividades recreativas e academias pela facilidade de aplicação, assim alguns autores também dizem que este método apresenta menor risco de lesões. Assim, (Milazzotto, Corazzina, Liebano, 2009) apontam que:
“O alongamento estático passivo é o método de mais fácil realização e o mais frequentemente utilizado(1,2,7-9). Decoster et al.(10) afirmam, em sua revisão de literatura, que os indivíduos que realizam o alongamento estático alcançam ganhos maiores de amplitude de movimento quando comparados com os que empregam as técnicas de facilitação neuromuscular proprioceptiva.”
Através do alongamento estático que é mais lento, a excitabilidade do motoneurônio alfa pode ser diminuída, favorecendo as propriedades mecânicas ao criar melhor adaptação ao tecido muscular e conjuntivo. Este método gera menos consumo de energia e diminuição do sofrimento muscular, favorecendo o relaxamento e alívio da dor. (MOORE, 1980; OSTERNING, 1990; VUJNOVICH, 1994; DEVRINES, 1981 apud CASTRO E SIMÃO).
2.1 BENEFÍCIOS
2.2 Os exercícios de alongamento possuem um papel importante
Eles preparam a musculatura, favorecem a recuperação e permitem evitar:
- Os problemas tendinosos.
- Os problemas musculares:
distensões, lacerações, curvaturas, contraturas.
- Os problemas articulares.
- Eles permitem uma melhor mobilidade, uma melhor flexibilidade
- Eles desenvolvem uma determinada amplitude de movimento.
- Eles se opõem à rigidez
Eles mantem e melhora a extensibilidade muscular e a mobilidade articular
Eles intervêm no reequilíbrio dos problemas morfológicos, na correção da postura
O exercício de alongamento tem um papel anti-stress e permite a obtenção do bem estar.
- Os exercícios de alongamento, ao regularem o tônus postural, podem diminuir as tensões e liberar o esportista da "rigidez psíquica".
- Além disso quando os exercícios são intensos e sustentados, eles provocam uma liberação importante de endorfinas.
Eles melhoram a tomada de consciência corporal, o gesto técnico, o desempenho
8 a 10 anos iniciar
Quando a atividade a atividade física aumenta, desde que os exercícios realizados produzam aumento de volume muscular (determinados esportes o fazem mais do que outros), é chegado o momento de iniciar de modo muito simples o jovem esportista aos exercícios de alongamento muscular.
...