O Esporte como conteúdo pedagógico no ensino infantil
Por: karenllourenzo • 21/5/2015 • Projeto de pesquisa • 1.162 Palavras (5 Páginas) • 338 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
Karen Cristina Lourenço
RELATÓRIO DE ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
O esporte como conteúdo pedagógico no ensino infantil
O esporte para crianças
SÃO PAULO
2014
Karen Cristina Lourenco
RELATÓRIO DE ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
O esporte como conteúdo pedagógico no ensino infantil
O esporte para crianças
Relatório de Atividade Prática Supervisionada (APS) para avaliação no 3° semestre letivo do curso de Educação Física apresentado à Universidade Paulista - UNIP
ORIENTADOR: Professor Onofre
SÃO PAULO
2014
Exemplo de estrutura
3cm
1 INTRODUÇÃO:
Os benefícios das atividades físicas são extremamente visíveis, o que faz com que a busca pela pratica, tanto esportiva quanto para o lazer ocorrram com mais frequência, já que estão relacionadas aos inúmeros benefícios que estão entrelaçados a sua pratica, sejam na vida adulta ou já na primeira infância.
Nas escolas o esporte apresenta duas intervenções:
- Primeira, se caracteriza como conteúdo de educação física.
- Segunda, intervenção se caracteriza como esporte escolar.
A segunda sendo apresentada em escolinhas esportivas (iniciação), ou como treinamento com equipes que representam a escola em competições oficiais.
A escola sendo um ambiente de socializacao educa a criança e o jovem para a sociedade em que está inserida. Compete à escola,assumir um papel fundamental no processo de formação esportiva das crianças e jovens, já que é na escola que as crianças passam a maior parte do seu dia, proporcionando oportunidades para a conquista da autonomia do aluno.
Educação infantil considera a criança como sujeito social que possui múltiplas dimensões e que estas, precisam ser evidenciadas nos espaços educativos voltados para a infância, as atividades ou os objetos de trabalho não deveriam ser compartimentados em funções e/ou profissionais.
Nesse sentido, a educação física constitui-se como uma prática pedagógica que, no âmbito escolar tem o papel de tematizar - entre outros conteúdos da denominada cultura corporal – essa forma particular de atividade física.
Sendo assim o tema escolhido para este trabalho foi educação física escolar, o esporte como conteúdo pedagógico.
2. DESENVOLVIMENTO:
A Educação Física Escolar precisa ser refletida, e como prática social que institucionaliza temas lúdicos da cultura corporal, deve ser analisado nos seus variados aspectos para determinar a forma que deve ser abordado pedagogicamente no sentido de caracterizá-lo como “da escola”, onde está a serviço da instituição educacional ou de valores educativos, e não “na escola”, que está a serviço da instituição esportiva.
O esporte da escola deve priorizar o coletivo, a criatividade, a brincadeira e a compreensão pelos alunos de suas próprias possibilidades e limitações, onde as regras são flexíveis de acordo com os interesses e necessidades dos alunos. Logo, acontece a busca pela participação coletiva, sem se importar com gesto técnico, havendo uma inclusão já que não prioriza o melhor nem o mais capaz.
Na Educação Física Escolar pode-se trabalhar expressões corporais como:
- dança,
- jogos,
- lutas,
- exercícios ginásticos
- esporte,
- malabarismo,
- contorcionismo,
- mímicas, e outros.
Porém, os conteúdos estão se resumindo à prática desportiva, principalmente aos esportes coletivos como voleibol, basquetebol, handebol e futebol, deixando de levar em consideração o conhecimento prévio do aluno (conhecimentos motores e culturais). A concepção de Esporte deve ser modificada na escola passando a considerar o aluno como sujeito da prática pedagógica, ou seja, o aluno pode dizer por que ele quer jogar de um jeito e não de outro, transformando a prática esportiva em termos afetivos, culturais, sociais e motores.
O fator mais importante que o Esporte pode oferecer é o lúdico, o prazer de jogar livremente, aproximando-se do outro, preparando o indivíduo para a vida, defrontando-se com vitórias e derrotas. Ele também cultiva a sociabilidade, pois ao decidir fazer parte de uma equipe, o aluno deverá aceitar seus companheiros, que são dotados de limitações e talentos.
Nas aulas de educação física não se deve tratar o esporte de alto rendimento, porém, se algum aluno possuir habilidades específicas para alguma modalidade esportiva, sobressaindo-se perante os outros, o professor poderá indicá-lo a praticar fora da das aulas, caso o aluno esteja interessado. A iniciação esportiva, segundo
Moreno e Machado (2006), deve ser promovida nos lugares específicos de treinamento, e o esporte nas aulas de educação física deve tratado com ênfase no lúdico e na vivência, onde, para aqueles que se destacam no interior de escolas, podemos indicar caminhos e não criar obrigações.
... Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com
|