O PLANO DE AULA
Por: dudasilva1 • 21/11/2022 • Trabalho acadêmico • 477 Palavras (2 Páginas) • 131 Visualizações
PLANO DE AULA
I. Dados de Identificação
Escola: Colégio de Aplicação
Disciplina: Educação Física
Professores: Juliano, Melanie, Maria Eduarda e Maria Luiza
Série: 6° Ano
Turma: 6° A
Período: Vespertino
Horário de início: 14:20h
Duração da aula: Duas aulas de 50 min
Local: UFSC
Data: 27/11/2022
II. Tema da aula
Ataque do tipo cortada no voleibol
III. Conteúdos programáticos
Locomoção: corrida para frente
Manipulação: cortada
Estabilização: alcance e queda
IV. Objetivos da aprendizagem
Geral: Fazer com que o aluno consiga da melhor forma apreender o ataque tipo cortada no Voleibol.
Específicos: Trabalhar o fundamento básico do movimento para sua execução com mais eficiência, como por exemplo, o impulso na hora de saltar. Nosso objetivo específico tem como ideia trabalhar partes da técnica incentivando o aluno a compreendê-la e visualizar sua importância.
V. Estratégias de Ensino
Usar exercícios de pliometria que é um tipo de exercício físico que tem como objetivo o uso máximo dos músculos em movimentos de explosão e bem rápidos.
VI. Material
Duas bolas de tênis , 3 bambolês e a rede de Voleibol.
VII. Desenvolvimento do tema
Parte inicial:
O primeiro exercício é de manipulação de queda: usando bambolês, vai posicionar 3, até próximo a rede, para os alunos trabalharem a passada do vôlei. Nisso cada aluno terá uma bola de tênis nas mãos, chegando no último bambolê, cada um vai ter que passar a bolinha de uma mão a outra, jogando os braços para trás, consequentemente para pegar mais impulsão (o objetivo de passar a bolinha de uma mão para outra, é para jogarem o braço pra trás, o que normalmente é o mais difícil).
Parte principal:
O segundo exercício, simulação de ataque:
Todos os alunos ficam posicionados no fundo da quadra, dois alunos ficam próximos à rede, esses dois serão os levantadores, para os demais efetuarem o ataque.
As bolas ficam reunidas no fundo da quadra junto com os alunos, cada um pega uma bola, joga com a mão, para o levantador, e o próprio levanta para o parceiro atacar, e para dar mais dinâmica, quem ataca já fica na rede, para ser o levantador.
Parte final:
Na parte final vamos fazer a volta calma, uma roda com os alunos para conversar e saber o que acharam da nossa atividade.
...