O Papel do Animador Cultural na atualidade brasileira
Por: manumoraes5 • 8/6/2021 • Dissertação • 255 Palavras (2 Páginas) • 194 Visualizações
Emanuelle Tineo de Moraes – RA: 771031
O animador cultural é um pedagogo que trabalha partindo das objetificações humano-genéricas para elevar o patrimônio cultural da humanidade e levar o indivíduo a um patamar superior. Apesar de ter seu foco na ideia de recreação pela sociedade, ele exerce um papel mais complicado no ponto de vista pedagógico, pois ao inserir as manifestações corporais e culturais, é importante historicizar os conteúdos, avaliar em que medida pode colaborar nos interesses e ter o conhecimento do pra quê/pra quem está ensinando, a fim de desafiar o que já se sabe e assim incorporar outras capacidades, provocar uma catarse estética.
Na sociedade brasileira atual, neoliberal, onde o único sentido é o capital, existe uma alienação grave. As fakes news tem grande espaço de “atividade”, devido ao avanço desenfreado da internet, e a ciência é desacreditada. O animador cultural tem o papel de orientar, através dos conteúdos, os indivíduos sobre a situação, humaniza-los. É necessário compreender a atuação com o lazer como algo a mais que apenas uma mera ocupação inconsequente do tempo disponível.
A busca pelo lazer na atualidade é mais um privilégio de alguns do que um direito de todos, então cabe ao animador cultural, embora lute com a imensa desvalorização profissional, uma tomada de iniciativa para buscar formas de leva-lo até todas as pessoas, sempre tendo em consideração que os conteúdos sejam ajustados de acordo com a capacidade do público-alvo de se adaptar. E também é necessário que o Estado cumpra, de fato, com o que garante por lei.
...