O Plano de Treinamento de Judô
Por: j.oliveirajudo • 18/6/2020 • Projeto de pesquisa • 2.132 Palavras (9 Páginas) • 474 Visualizações
FACULDADE MOGIANA DO
ESTADO DE SÃO PAULO - UNIMOGI
METODOLOGIA DO TREINAMENTO DESPORTIVO I:
Plano de Aula - Treinamento de Judô
Komi Kata.
Mogi Guaçu
2020
FACULDADE MOGIANA DO[pic 1]
ESTADO DE SÃO PAULO - UNIMOGI
METODOLOGIA DO TREINAMENTO DESPORTIVO I:
Plano de Aula - Treinamento de Judô
Komi Kata.
Trabalho aplicado a Disciplina Metodologia do Treinamento Desportivo I à Educação Física para o Professor Marcelo Studart Hunger da aluna Jaqueline Yasmin Oliveira de Jesus, R.A.: 201800141.
Mogi Guaçu
2020
SUMÁRIO[pic 2]
MODALIDADE 4
TREINO 1 – TÉCNICO/TÁTICO 4
1 DESCRIÇÃO DO TRABALHO 4
2 DESCRIÇÃO DOS PRINCÍPIOS 4
3 DESCRIÇÃO DE MEIOS E MÉTODOS 5
4 CLASSIFICAÇÕES 5
4.1 Tipo de Contração Muscular 5
4.2 Estrutura do Movimento 6
4.3 Volume Muscular 6
4.4 Método de Ensino 6
4.5 Carga de Trabalho 6
4.6 Caráter do Descanso 6
4.7 Efeitos do Treinamento a Longo Prazo 6
TREINO 2 – FÍSICO 7
5 DESCRIÇÃO DO TRABALHO 7
6 DESCRIÇÃO DOS PRINCÍPIOS 7
7 DESCRIÇÃO DE MEIOS E MÉTODOS 7
8 CLASSIFICAÇÕES 8
8.1 Tipo de Contração Muscular 8
8.2 Estrutura do Movimento 8
8.3 Volume Muscular 8
8.4 Método de Ensino 9
8.5 Carga de Trabalho 9
8.6 Caráter do Descanso 9
8.7 Efeitos do Treinamento a Longo Prazo 9
9 REFERÊNCIAS 9
METODOLOGIA DO TREINAMENTO DESPORTIVO I: PLANO DE AULA - TREINAMENTO DE JUDÔ KOMI KATA
MODALIDADE
A modalidade escolhida é o Judô, uma modalidade criada por Jigoro Kano em 1882 no Japão e tem como seu ponto forte a luta, em que estarei trazendo nesse trabalho um planejamento para desenvolver a disputa pegada no adversário durante a luta, sendo que quando pegar na manga ou na gola, não pode soltar mais.
No judô é bem enfatizado a importância do komi kata (pegada), quando não praticado e segurado corretamente não facilita a entrada e a execução do golpe, o golpe perfeito precisa de uma alavanca e uma arranco com potência dos membros superiores.
TREINO 1 – TÉCNICO/TÁTICO
1 DESCRIÇÃO DO TRABALHO
Treinamento técnico/tático para melhor adaptação e especificidade do movimento responsável por fazer a pegada e a puxada (komi kata e kuzushi) na roupa do judô (judogi). O treinamento consiste em dois grupos de exercícios, um com bastão e outro com um halter de peso leve a médio, onde o aluno deverá primeiramente segurar no meio no bastão e do halter e rodar os equipamentos o máximo de vezes que conseguir, em um determinado tempo e com poucos movimentos sem deixar cair no chão. Posteriormente com a mesma proposta, fazer uma troca das mãos, uma em supinação e a outra em pronação. Atividades com características anaeróbia lática e com aumento na capacidade glicolítica junto com ATP-CP.
2 DESCRIÇÃO DOS PRINCÍPIOS
Princípio da Adaptação
Este treinamento tem como foco a adaptação do komi kata, através do trabalho de repetição é possível uma memorização muscular, resposta ao estímulo mais rápido, velocidade da ação, e resistência para segurar por mais tempo.
Princípio da Especificidade
Proposta do treinamento voltada a especificidade do komi kata e consequentemente do judô, está atrelada ao gesto de fazer o komi kata (pegada) no judogi. Sendo utilizado para o aprendizado e o desenvolvimento destes respectivos gestos específicos.
3 DESCRIÇÃO DE MEIOS E MÉTODOS
Meio
O meio de utilização para os exercícios será o bastão e o halter, uma vez que a modalidade escolhida é o Judô, o mais indicado para o desenvolvimento e uma melhor adaptação o treinamento será realizado em um tatame.
Método
Treinamento Técnico/Tático Komi Kata – 1min descanso de um grupo de exercício para o outro:
Primeiramente com um bastão (ou cabo) e depois executar o mesmo exercício com um halter, peso leve a médio, segurar no meio e rodar 20 vezes tentando fazer o mínimo possível de movimentos. Intercalar mão direita e esquerda 3 vezes com 20 segundos de recuperação. Observação: pode fazer sentado ou em posição de cadeirinha encostado em uma parede para evitar que caia em cima dos pés.
Com um bastão (ou cabo), segurar com as duas mãos paralelas a linha dos ombros, uma mão em pronação e a outra em supinação. E assim que começar deve intercalar pronação com supinação e vice versa por 20 vezes tentando fazer o mínimo possível de movimentos. Repetir 3 vezes com 20 segundos de recuperação.
4 CLASSIFICAÇÕES
4.1 Tipo de Contração Muscular
Os exercícios do treinamento são executados através da contração muscular estático dinâmico, porque ao girar os equipamentos ocorre em uma determinada posição e não há deslocamento do corpo de um lugar para o outro.
...