O Portfólio Ciclo Ginastica Claretiano
Por: didistozetto • 24/9/2022 • Trabalho acadêmico • 709 Palavras (3 Páginas) • 196 Visualizações
[pic 1]
ANDRÉ JORGE TOZETTO DOS SANTOS FILHO - 8163361
PORTIFÓLIO CICLO 03
Atividade de Portfólio da Disciplina de Ginásticas, Atividades Rítmicas e Expressivas professora MS. Marciana Roberta de Oliveira.
BATATAIS
2022
A Educação Física tem uma área de atuação ampla, dentre ela se destacam as atividades rítmicas e expressivas e as ginásticas em geral.
As atividades rítmicas e expressivas o que fazem parte da cultura corporal de movimento e tem como objetivo desenvolver a criatividade, o ritmo, expressividade corporal, a coordenação motora e socialização. Além de manter viva as manifestações do folclore brasileiro de cada região.
Este conteúdo pode ser trabalhado na Educação Física Escolar incluindo toda a Educação Básica, focando nas danças, cirandas, manifestações rítmicas e expressivas da cultura popular. O professor trabalhará os conceitos básicos como fatores do movimento, ritmo, criatividade e os elementos estéticos. E propiciar aos seus alunos o conhecimento das manifestações culturais em vários contextos e épocas, o folclore brasileiro, os diferentes estilos de danças.
Nas aulas, o professor deve primeiro conhecer seus alunos e analisar as experiências de cada um na esfera da dança. Em seguida, ele deve utilizar os fatores de movimento – espaço, tempo, peso e fluência com auxílio de dinâmicas que façam os alunos explorarem seus movimentos do corpo expressando seus sentimentos e emoções.
O ritmo pode ser trabalhado com dinâmicas de métricas e brincadeiras cantadas. O professor pode explorar os gestos e técnicas com mímicas, teatros em grupo ou individuais e desenvolver trabalhos que levem os alunos a improvisar e usar a criatividade. Atividades em grupo são trabalhadas para que os alunos desenvolvam o espírito de trabalho em equipe e consigam perceber as emoções do outro assim como as suas.
E por fim, o desenvolvimento da coreografia momento que o aluno colocará em prática tudo que aprendeu. É importante que o professor deixe que o aluno tenha autonomia nessa parte para que ele aprenda na tomada de decisões e nos caminhos a serem seguidos. O objetivo do professor aqui será de mediador das ideias dos alunos.
Outra área de atuação da Educação Física que foi citada é a ginástica. O profissional pode trabalhar em academias na parte da musculação, ou seja, desenvolvendo treinos específicos de acordo com o objetivo do indivíduo trabalhando com o condicionamento físico. Ou em aulas coletivas que tais como fitdance, zumba, funcional.
Na área da reabilitação o profissional de Educação Física trabalhará com exercícios que tem como objetivo recuperar a amplitude de movimento, fortalecer os músculos e diminuir a dor. Ele pode trabalhar em hospitais e clínicas especializadas.
Quando se fala em Lazer e recreação, muitos hotéis, clubes e cruzeiros contratam os professores de Educação Física para desenvolver atividades físicas lúdicas a partir de coreografias, dinâmicas e gincanas.
Os educadores físicos podem ser contratados por empresas para desenvolver a ginástica laboral visando o bem-estar de seus funcionários. O profissional deve estudar o tipo de trabalho desenvolvido na empresa e criar uma série de exercícios e alongamentos que serão aplicados a fim de evitar lesões nos funcionários devido ao tipo de atividade que desempenham na empresa.
...