O Projeto De Pesquisa Musculação Para Crianças E Adolescentes
Por: Igor Santos • 19/6/2023 • Projeto de pesquisa • 5.110 Palavras (21 Páginas) • 122 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
CURSO DE BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA
IGOR JOSÉ SANTOS MIGUEL DA SILVA – MATRÍCULA 201901140881
JOÃO CARLOS MACHADO BARBOSA CARDOSO – MATRÍCULA 201802277188
LAIANA SILVA CABRAL – MATRÍCULA 202007422236
LUMA CRISTINA COSTA DE SOUZA – MATRÍCULA 201907272951
Benefícios da musculação pra crianças e adolescentes
-
IGOR JOSÉ SANTOS MIGUEL DA SILVA
JOÃO CARLOS MACHADO BARBOSA CARDOSO
LAIANA SILVA CABRAL
LUMA CRISTINA COSTA DE SOUZA
Benefícios da musculação pra crianças e adolescentes
[pic 1]
IGOR JOSÉ SANTOS MIGUEL DA SILVA
JOÃO CARLOS MACHADO BARBOSA CARDOSO
LAIANA SILVA CABRAL
LUMA CRISTINA COSTA DE SOUZA
Benefícios da musculação pra crianças e adolescentes
[pic 2]
Orientador: Prof.
Rio de Janeiro, ____ de __________ de 2022.
BANCA EXAMINADORA
______________________________________
Professor:
Universidade Estácio de Sá
______________________________________
Professor:
Universidade Estácio de Sá
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 5
2 OBEJETIVOS 9
2.1 GERAL 9
2.2 ESPECÍFICOS 9
3 MATERIAIS E MÉTODOS 9
3.1 CARACTERIZAÇÃO DA PESQUISA 9
3.2 BUSCA DA PESQUISA 10
3.3 CRITÉRIO DE INCLUSÃO 10
3.4 CRITÉRIO DE EXCLUSÃO 11
3.5 SELEÇÃO DOS ARTIGOS 11
3.6 MATERIAIS 12
4 CRONOGRAMA 12
5 ORÇAMENTO 13
5.1 MATERIAL DE CONSUMO 13
5.2 MATERIAL PERMANENTE 13
6 RESULTADOS ESPERADOS 14
7 REFERÊNCIAS 15
1 INTRODUÇÃO
O referido projeto discorre acerca dos benefícios da musculação pra crianças e adolescentes. Muitas vezes, há um estigma negativo em torno da musculação e daqueles que dedicam suas vidas a melhorar sua forma física por meio de exercícios. Contudo, Fernando (2021) comenta que a musculação é uma ótima maneira de se manter equilibrado, dando proporção ao corpo, moldando e ajudando no condicionamento físico geral.
Piercy et al. (2018) comenta que as atividades físicas devem ser integradas na vida das crianças para criar uma base de movimento e atividade que será levada com elas pelo resto de suas vidas. As crianças que têm níveis mais altos de atividade física durante a infância tendem a ser mais ativas mesmo depois de maduras. Isso é importante para uma melhor saúde e bem-estar.
Para tanto, Fernando (2021) destaca que a prática de atividades físicas desde a infância traz diversos benefícios que vão muito além do desenvolvimento físico. Uma criança pode desenvolver-se física, mental, social e emocionalmente participando de atividades físicas. O uso crescente de tecnologia e salas de aula e creches com foco em atividades mentais em vez de atividades físicas levaram à redução do movimento e da atividade física das crianças.
De acordo com Oliveira et al. (2017), a musculação não apenas melhora a condição física, mas também pode levar a benefícios para a saúde mental, visto que ter um corpo bem equilibrado pode contribuir para uma saúde melhorada, diminuindo o risco de doenças cardíacas, pressão alta e níveis elevados de colesterol. Nessa direção, destaca-se que exercícios e esportes são uma parte importante da infância e adolescência, visto que as lições aprendidas com os esportes coletivos e individuais são aplicáveis ao longo da vida.
Tal como destacam Piercy et al. (2018), as crianças que estabelecem hábitos regulares de exercício irão, idealmente, continuá-los na idade adulta. Com isso, salienta-se que se encontra bem documentado que a atividade física confere inúmeros benefícios à saúde física e mental de crianças e adolescentes. Entre eles, destacam-se o desenvolvimento motor, aptidão cardiorrespiratória e muscular, manutenção de um peso e nível de adiposidade saudáveis, saúde óssea, melhora da cognição, saúde cerebral, regulação emocional, humor e qualidade de vida. Além disso, sabe-se que níveis estáveis de atividade física durante a infância e adolescência predizem o engajamento ao longo da vida.
Dale et al. (2019), concordam que nas últimas décadas, tem crescido os avanços ligados a ciência e a tecnologia, com isso as novas teorias da aprendizagem e desenvolvimento emergem para natureza sociocultural do desenvolvimento humano. A cultura brasileira contemporânea, tem se mostrado mais hábil no que diz respeito à inserção do ensino de atividades físicas, pois o mundo moderno tem exigido que cada vez mais que as pessoas busquem uma relação com as atividades físicas, as quais ultrapassem a mera memorização de informações.
Desse modo, Veldman et al. (2021) mencionam que a prática de atividade física promove psicomotricidade e desenvolvimento social da criança. Infelizmente a tecnologia (internet, redes sociais, vídeo game, computador etc.) é o principal centro de atividade recreativa para crianças em qualquer lugar. É necessário que haja o desenvolvimento de habilidades potenciais do corpo da criança em termos de estímulo ao desenvolvimento, adaptação para condições ambientais adversas, deficiências motoras e correção do equilíbrio postural devem ocorrer com prospecção, ou seja, a formação de um sistema de atitudes, motivação de habilidades que assegurariam o trabalho de prevenção e melhoria da saúde, ou seja, bem-estar físico e psicológico.
...