O SISTEMA MUSCULAR
Por: Alana Rodrigues • 24/11/2019 • Trabalho acadêmico • 401 Palavras (2 Páginas) • 227 Visualizações
[pic 1]
RELATÓRIO DA EQUIPE TECIDO CELULAR
ALUNOS (AS):
Alana Lays Farias Edinilson Souza Francisco Xavier Neto
Alexia Ohana Emerson Monteiro Mônica Carvalho
Davi Farias Duarte Francisco Ivan Junior Thayssa Neves
DOCENTE: Rômulo Magalhães
Castanhal-Pa
2019
Sob a perspectiva biológica, um tecido é o conjunto de células especializadasquerealizamdeterminada função, de maneiraintegrada, num organismo multicelular.Nos seres humanos, há quatro tipos de tecidos (tecido epitelial, tecido conjuntivo, tecido nervoso e tecido muscular), os quais se diferenciam pela estrutura de suas células e pelo material extracelular encontrado.
Sendo assim, o tecido epitelial tem como principal característica a presença de células bastante unidas (justapostas) e por isso a quantidade de substância intercelular é bastante reduzida. É dividido em tecido epitelial de revestimento e o tecido epitelial glandular. O primeiro reveste os órgãos e o corpo externamente, já o segundo, por sua vez, é associado com a formação de glândulas, estruturas que liberam secreções. As glândulas formadas por esse tecido podem ser classificadas em endócrinas e exócrinas.
Além disso, o tecido conjuntivo expõe uma vastadiversidade de tipos celularese possui abundância de substância intercelular. Diferente do tecido epitelial, suas células não são muito próximas umas das outras. São exemplos de tecido conjuntivo: o tecido ósseo, o tecido adiposo, o tecido cartilaginoso, o tecido sanguíneo, o tecido hematopoiético e o tecido conjuntivo propriamente dito.
Outrossim, o tecido muscular demonstra capacidade de contração com presença de células alongadas, em razão disso, essas células são frequentemente chamadas de fibras musculares. Pode ser classificado três tipos distintos: o estriado esquelético, estriado cardíaco e não estriado. O estriado esquelético está associado aos ossos e realiza contrações voluntárias. O estriado cardíaco compõe o coração e possui contrações involuntárias, assim como o músculo não estriado, que está presente em órgãos como esôfago e útero.
Por fim, o tecido nervoso exibe como sua principal célula os neurônios e, dessa forma, se destaca pela capacidade de captar os estímulos do meio externo e interno, bem como, processá-los e emitir respostas. Também é possível observar a existência de outros tipos celulares, os quais recebem a denominação de células da neuróglia ou células da glia, tendo como exemplos desse tecido os: astrócitos, oligodendrócitos, células da micróglia, células ependimárias e células de Schwann.
...