TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS CRITÉRIOS DE CLASSIFICAÇÃO DE PORTE DE EMPRESAS NO BRASIL

Por:   •  30/3/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.845 Palavras (8 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO – CEUCLAR

CURSOS DE GRADUAÇÃO À DISTÂNCIA

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA – BACHARELADO

BIOLOGIA - CONCEITOS E PROPRIEDADES DAS CÉLULAS

PORTIFÓLIO CICLO 1

ROSIVANIA LIMA DUARTE

R.A.: 8123744

POUSO ALEGRE -MG – 2020

[pic 2]

CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO – CEUCLAR

CURSOS DE GRADUAÇÃO À DISTÂNCIA

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA – BACHARELADO

PORTFÓLIO SOBRE

CONCEITO E PROPRIEDADES DAS CÉLULAS

Atividade apresentada à disciplina: Biologia, do Curso de Educação Física- Bacharelado do Centro Universitário Claretiano - EAD, como parte dos requisitos necessários para a obtenção de nota.

Aluno(a): ROSIVÂNIA LIMA DUARTE

R.A.: 8123744

Professor(a)/Tutor(a) à Distância/

Professor responsável:

Selma Bellusci

POUSO ALEGRE-MG 2020


CELULAS TRONCO

Tópico 1:

Célula-tronco é aquela “com capacidade de auto renovação ilimitada/prolongada, capaz de produzir pelo menos um tipo de célula altamente diferenciada”, ou seja, a que “tem a capacidade de se dividir em células idênticas  a  ela  ou  em  diferentes  tipos  de  células”  (Pereira,  2002:  65).Em  termos  esquemáticos:  enquanto  as  células  se  dividem  em  outras idênticas à original, as células-tronco conseguem se dividir em uma célula indiferenciada (a célula-mãe) e em uma célula diferenciada, ou em mais de um tipo diferenciado. As células-tronco são distintas, no tocante à origem e ao potencial de diferenciação. Podem ser obtidas de embriões nos primeiros dias de desenvolvimento (células-tronco embrionárias) e de outros tecidos (células-tronco adultas). O óvulo fertilizado até a fase de mórula (terceiro dia de desenvolvimento nos embriões humanos) é uma massa compacta de células toti potentes, isto é, cada uma pode gerar um novo embrião. Retiradas do nó embrionário de blastocistos (em humanos são embriões no quinto dia de desenvolvimento), as células--tronco são pluripotentes: não geram novo embrião, mas formam qualquer  tipo  de  tecido  (exceto  os  anexos  embrionários:  placenta,  bolsa amniótica e cordão umbilical) (Rehen; Paulsen, 2007; Carvalho, 2001).Quanto  à  origem,  existem  também  células-tronco  de  tecidos  adultos. As células-tronco adultas podem ser isoladas de tecidos da própria pessoa, eliminando os problemas de rejeição em caso de transplante e de destruição de embriões (Pereira, 2002). A possibilidade de transplante do próprio paciente foi fator decisivo para os primeiros ensaios clínicos terem recorrido a células da medula óssea.

Oque aborda neste tópico é a complexidade das células tronco pluripotentes, e sua capacidade de formar qualquer tipo de tecido. O fato de poder extrair -se células- tronco adultas de tecidos da própria pessoa, eliminando os problemas de rejeição em caso de transplante, gera uma expectativa positiva nos casos de rejeição de órgãos e tecidos, os pesquisadores acreditam que as células tronco adultas também são pluripotentes, desde que cultivadas em condições adequadas, desse modo seria possível extrair células da medula da própria pessoa , cultiva-las em laboratórios para formar tecidos e transplanta-los de volta para ele.

Essas células podem ser usadas para o tratamento de lesões traumáticas com perda de tecidos ou órgãos, já nas doenças degenerativas, seria apenas uma terapia paliativa.

Tópico 2: 

Pesquisadores tentaram comprovar que células-tronco adultas hematopoiéticas (da medula óssea) e neurais (do sistema nervoso) não seria apenas multipotentes (geram tipos celulares de seu tecido de origem), como outros tipos de células-tronco adultas, mas também pluripotentes (geram células de outros órgãos e tecidos). Para os que defendem essa hipótese da plasticidade, a origem embriológica não limita o potencial das células-tronco neurais e da medula óssea: estas poderiam se diferenciar em qualquer tipo de célula, desde que cultivadas em condições adequadas. A pluri potencialidade das células adultas abriria a possibilidade de transplantes de tecidos do próprio paciente (autólogos) sem rejeição (Carvalho, 2001). Isso significa que seria possível extrair células da pessoa, cultivá-las em laboratório para formar tecidos e transplantá-los de volta para ele. Pereira (2002) considera que dois fatores limitam o uso de tais células em transplante: a raridade de células-tronco adultas com uma capacidade de diferenciação tão ampla como as embrionárias, e a perda rápida da capacidade de divisão e diferenciação das células adultas, em contraste  com  as  derivadas  de  embriões.  O alcance da plasticidade tem sido contestado e é objeto de debate da comunidade científica, conforme verificado no discurso dos informantes. Em 2007, ano posterior ao trabalho de campo retratado, publicou-se pesquisa em quese reprogramaram células comuns a adquirir a pluri potencialidade das células-tronco embrionárias, a partir de manipulação genética (Rehen;Paulsen, 2007).

Esse tópico constatou que as pesquisas com células- tronco adultas e com células embrionárias ocorreram de modo independente, que a comunidade cientifica já fazia transplantes de medula óssea há 40 anos, e que a manipulação clínica dessas células começou nos anos 2000, onde já se utilizavam essas células, que eram retiradas da medula para o preparo de tecidos periféricos , mostrou também que a célula- tronco é muito conhecida desde a década de 60, porém a única conhecida  era hematopoiética , que é a do sangue.

Só na década de 80, se identificou a primeira célula tronco embrionária de camundongo. E depois apareceram as primeiras células-tronco embrionárias também nos Estados unidos na década de 90, então em 98 foram liberados para as pesquisas embriões de clinicas de fertilidade, que estavam congelados há muito tempo, que não iam mais servir para implante. E novas metodologias mais eficientes para o cultivo e manutenção sem que ela se diferenciasse ou tivesse uma mudança de cariótipo muito expressiva.

Tópico 3:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)   pdf (101.6 Kb)   docx (50.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com