PORTFÓLIO: A importância do pH para o bom funcionamento do corpo humano
Por: Karla Freitas • 18/9/2018 • Trabalho acadêmico • 537 Palavras (3 Páginas) • 715 Visualizações
[pic 1][pic 2]
Bioquímica e Farmacologia
PORTFÓLIO: A importância do pH para o bom funcionamento do corpo humano
Trabalho apresentado ao Centro Universitário Claretiano para a disciplina: Bioquímica e Farmacologia, ministrado pelo professor João Marcelo Alves de Oliveira.
KARLA DA COSTA FREITAS – R.A: 8010444
UBERLÂNDIA - MG
2017
O pH do sangue humano está totalmente relacionado à saúde. Qualquer variação do pH reduz o sistema imunológico, dando oportunidade para que seres vivos prejudiciais à saúde, como vírus, bactérias, fungos que vivem em meios ácidos, com pH abaixo de 7,0, proliferem e encontrem ambiente propício para viver.
Os pHs que podem ser encontrados em nosso organismo são:
- Básico ou alcalinos: Acima de 7
- Ácidos: Abaixo de 7
- Neutro: pH7 (ex: água pura)
O pH do sangue humano deve ser ligeiramente alcalino (7.35-7.45 e contém cerca de 90 a 95% de água). Qualquer referência abaixo ou acima dessa faixa surge consequências como: diminuição da capacidade de absorção de minerais e nutrientes; diminuição da produção de energia em nível celular, redução da capacidade de reparação das células danificadas; diminuição da capacidade de desintoxicação por metais pesados, suscetibilidade a cansaço e a doenças como: artrite reumatoide, diabetes, lúpus, tuberculose, osteoporose, hipertensão arterial, bem como favorecimento do aumento e propagação de células cancerígenas.
Para controlar o equilíbrio ácido-base do sangue, o organismo utiliza de três mecanismos. Um deles é por meio dos rins, que possuem uma capacidade de alterar a quantidade de ácido ou de base que é excretada, porém, esse processo pode demorar vários dias.
Um segundo mecanismo é quando o corpo utiliza soluções tampão1 do sangue para se defender contra alterações súbitas da acidez. O tampão mais importante do sangue utiliza o bicarbonato (um composto básico) que se encontra em equilíbrio com o dióxido de carbono (um composto ácido). Mais bicarbonato e menos dióxido de carbono são produzidos à medida que mais ácido ingressa na corrente sanguínea. À medida que mais base entra na corrente sanguínea, mais dióxido de carbono e menos bicarbonato são produzidos. Nos dois casos, o efeito sobre o pH é minimizado.
O terceiro mecanismo de controle do pH do sangue envolve a excreção do dióxido de carbono. O dióxido de carbono é um subproduto importante do metabolismo do oxigênio e, consequentemente, é produzido constantemente pelas células. O dióxido de carbono é transportado pelo sangue até os pulmões, onde é expirado. Através do ajuste da velocidade e da profundidade da respiração, os centros de controle respiratório e os pulmões são capazes de regular o pH sanguíneo minuto a minuto. Uma alteração em um ou mais desses mecanismos de controle do pH pode produzir uma das principais alterações do equilíbrio ácido-base.
...